Fale conoscoFacebookFlickr
\ Univ… > Univ… == > Notí… > Ex-a…

Ex-aluna da FOB-USP é aprovada pelo The National Dental Examining Board of Canada (NDEB)

A ex-aluna de graduação, mestrado e doutorado da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), cirurgiã-dentista Marta da Cunha Lima Somaschini (foto), acaba de ser aprovada para exercer a profissão no Canadá. Atuará em Toronto, Ontário, como clínica geral. A avaliação foi realizada em duas etapas: o processo de equivalência e os exames para a licença em si. A aprovação final ocorreu no dia 07 de março.

As provas foram aplicadas pelo The National Dental Examining Board of Canada (NDEB), órgão responsável pelo processo de reconhecimento dos dentistas naquele país, tanto os formados no exterior, por faculdades não automaticamente acreditadas, quanto os formados por universidades acreditadas. O processo de equivalência exige o conhecimento de todas as matérias ensinadas em um curso de Odontologia, desde as básicas –anatomia, embriologia, etc.– até as clínicas de todas as especialidades.

Para a profissional, em todos os momentos de sua preparação para as provas, tanto teóricas como práticas, o aprendizado de qualidade obtido na FOB-USP foi de fundamental importância: “Tive a certeza de ter estudado em uma faculdade de Odontologia de ponta. Além de todo o suporte técnico e científico dado pelos docentes e funcionários da faculdade, também tive na FOB o suporte emocional que precisei quando minha mãe faleceu no meu terceiro ano de faculdade”, revela.

“A sensação que tive ao estudar de 2000 a 2011, em Bauru, foi a de que todos amam a faculdade e dão sempre o seu melhor, todos os dias. E isso eu levo como filosofia de vida, fazer o meu melhor sempre, em todos os aspectos da minha vida, tanto pessoal como profissional, a cada treinamento, a cada paciente, todos os dias”, conta Somaschini.

Conhecedora da realidade odontológica dos dois países, a profissional brasileira não observa diferença de qualidade entre eles. “Cientificamente estão no mesmo nível. O Brasil é muito avançado na Odontologia”. No entanto, na prática diária em consultório odontológico, existe uma maior divisão de trabalho no lado canadense. “Existem vários profissionais que atuam dentro de um consultório aqui, assistentes, higienistas e até profissionais responsáveis por explicar o plano de tratamento para os pacientes”.

Continue sabendo mais sobre este assunto nesta continuidade da entrevista concedida pela cirurgiã-dentista Marta da Cunha Lima Somaschini à Assessoria de Comunicação do Campus USP de Bauru:

– Fale um pouco da sua trajetória de vida

Nasci no Rio de Janeiro, mudei para Bragança Paulista com meus pais e irmãos aos 15 anos de idade, onde morei até ingressar na FOB, quando mudei para Bauru junto com meu irmão que iria então cursar Unesp. Permaneci em Bauru de 2000 a 2009 quando me mudei para Milwaukee (EUA) para o meu doutorado sanduíche. Regressei a Bauru para a finalização de minha tese. Depois, mudei para Nova Iorque, onde meu marido estava finalizando seu MBA e logo após nos mudamos para Toronto, Canadá, onde resido até hoje.

– Como surgiu seu interesse pela Odontologia?

Sempre soube que queria “doutora” desde criança. A princípio prestei Medicina e não consegui ingressar nas estaduais e federais de São Paulo. Durante uma longa conversa com uma grande amiga de Bragança, que então estudava design na Unesp em Bauru, ela mencionou a excelência em pesquisa e atendimentos do HRAC. Pesquisei mais sobre a USP de Bauru e me interessei pela primeira vez pela Odontologia, pois percebi a interdisciplinaridade oferecida neste campus ao tratar os pacientes com anomalias craniofaciais. Basicamente meu interesse pela Odontologia nasceu junto com meu interesse pela FOB-USP,  especificamente.

– Por que escolheu o Canadá para morar e trabalhar?
Sempre quisemos, meu marido e eu, ter uma experiência de residir no exterior. Após o MBA de meu marido, ele aplicou para diversos empregos no exterior e conseguiu uma vaga de emprego no Canadá.

– Qual a maior dificuldade que encontrou durante esse processo de validação?
A maior dificuldade encontrada foi a possibilidade de fazer cada prova somente três vezes. Isso é por si um fator de estresse muito grande, pois a qualquer momento você pode exaurir o seu número máximo de tentativas e ser automaticamente excluído do processo.

– Agora, profissionalmente licenciada no Canadá, quais os seus próximos passos?
Pretendo atuar como clínica geral, pois obtive a minha licença para clínica geral. Idealmente em um hospital para ter acesso a pacientes medicamente comprometidos e mais complexos onde possa usar os meus conhecimentos da minha especialidade que é a Estomatologia. Por hora, ainda não tenho o reconhecimento de minha especialidade por aqui. Pretendo, assim que me estabelecer como clínica geral, conseguir este reconhecimento também.

– Breve Currículo:
Graduação em Odontologia, FOB-USP, Bauru, Brasil – Fevereiro / 2000 – Dezembro / 2003. Pesquisa no departamento de Histologia, sob orientação do Dr Rumio Taga e Dra Tânia Mary Cestari. Bolsista CNPq, Agosto/2001 to Julho/2002. Bolsista FAPESP, Agosto/2002 to Julho/2003.
Curso de atualização em Periodontia Prof Dr Paulo Martins Ferreira, IEO, Instituto de Ensino Odontológico, Bauru, Brasil – Abril / 2003 – Novembro/ 2003.
Residência em Radiologia, HRAC, USP, Bauru, Brasil – Mar / 2004 – Fev / 2006. Orientadoras: Profa Dr Ana Lúcia Alvares Capelozza e Profa Dra Izabel Maria Marchi de Carvalho.
Mestrado em Estomatologia, FOB-USP, Fev / 2005 – Maio / 2007. Orientadora: Profa Dr Ana Lúcia Alvares Capelozza. Especialização em Administração de empresas, FIA Sao Paulo, Brasil, Feb / 2008 – Jul / 2009.
Doutorado em Estomatologia, FOB-USP, Agosto / 2007 – Agosto/ 2011. Faculty of Dentistry, University of São Paulo, Bauru, Brazil / Medical College of Wisconsin, Milwaukee, USA. Orientador: Prof Dr Carlos Ferreira dos Santos. Doutorado sanduíche sob supervisão do Dr. Andrew S. Greene (Medical College of Wisconsin) – Wisconsin, USA, 2009-2010.
Postdoctoral Fellow, Nov / 2011 – Dec/2013. University of Toronto, Faculty of Dentistry, Matrix Dynamics Group, Toronto, Canada – Área de pesquisa: Periodontia e Imunologia.

Luís Victorelli (MTb 21.656)