Fale conoscoFacebookFlickr

Área de Farmacologia

Docentes

Prof. Dr. Carlos Ferreira dos Santos

Prof. Dr. Flávio Augusto Cardoso de Faria

Servidores Técnico-Administrativo

Daniela Ariane Alves
Secretária

Elza Araujo Torres
Bióloga

Marina Morettin Zupelari
Especialista em Laboratório

Thiago José Dionísio
Especialista em Laboratório

Viviane Aparecida Parisi
Técnica em Laboratório

Informações gerais

     A Disciplina de Farmacologia tem como missão oferecer aos alunos dos cursos de graduação em Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina da FOB/USP conhecimentos básicos e específicos sobre o mecanismo de ação dos medicamentos.

     Como complementação da formação profissional, a Disciplina oferece aos alunos de graduação a oportunidade de participar de pesquisas desenvolvidas na área, concedendo bolsas de iniciação científica, promovendo o desenvolvimento das suas habilidades científicas, profissionais e pessoais. Esta atividade contempla os alunos de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina da FOB/USP, e alunos de outras Universidades das mais diversas áreas, como Biologia, Biomedicina e Farmácia.

     Também desenvolve atividades de pós-graduação (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado), pesquisa e extensão universitária. Tem como proposta formar docentes qualificados e pesquisadores capacitados para aplicar os conhecimentos no desenvolvimento de pesquisas de excelência em farmacologia.

     Até 2018, 16 alunos foram titulados como mestres e 23 doutores e 06 pós-doutores foram supervisionados, com alunos provenientes da própria instituição ou de outras Instituições do Brasil ou do exterior. Atualmente, a Disciplina de Farmacologia conta com 06 alunos de mestrado e doutorado e 1 pós-doutorando em supervisão, com projetos de pesquisa vinculados às seguintes linhas de pesquisa em andamento:

  1. Biologia de Tecidos Orais: Compreensão sobre a participação de mediadores inflamatórios na doença periodontal e nas inflamações de origem pulpar. Detecção de vias enzimáticas geradoras de peptídeos vasoconstritores e vasodilatadores no tecido periodontal. Tentativa de produção de tecidos dentários a partir de células progenitoras. Compreensão sobre a participação de genes na etiologia das fissuras de lábio e/ou palato.
  2. Dor pós-cirúrgica: Avaliação das condutas terapêuticas para o controle da dor pós-cirúrgica em Odontologia e avaliação clínica de fármacos para o controle da dor pós-cirúrgica em Odontologia.
  3. Anestésicos locais e vasoconstritores: Avaliação detalhada da farmacologia dos anestésicos locais utilizados em Odontologia, sua associação com vasoconstrictores e os seus efeitos sistêmicos.
  4. Tradução e adaptação transcultural de instrumentos na área de saúde: Tradução e adaptação transcultural de instrumentos na área de saúde com validações em grupos-alvo específicos.

     Destaca-se a quantidade e qualidade da produção intelectual dos professores da Disciplina, que reúne trabalhos publicados em periódicos de alto fator de impacto, dos intercâmbios interinstitucionais nacionais e internacionais e projetos de pesquisas com captação de recursos de agências de fomento, como o importante PROJETO TEMÁTICO atualmente desenvolvido “Papel do sistema renina-angiotensina em diferentes modelos inflamatórios orais: uma abordagem interdisciplinar experimental e clínica” (Processo 2015/03965-2), que recebeu financiamento da FAPESP para o período de 01/02/2016 a 31/01/2021.

     Para o desenvolvimento dos estudos práticos e pesquisas, a Disciplina de Farmacologia conta em sua estrutura física com dois laboratórios:

  • Laboratório de Farmacologia: conta com equipamentos de última geração para análises cardiovasculares e moleculares, tais como testes com DNA humano e de microorganismos, expressão gênica e de proteínas, além de culturas celulares.
  • Laboratório de Farmacologia e Fisiologia Clínica (LAFFIC): clínica utilizada para realização de cirurgias odontológicas e equipada com cilindro de oxigênio, kits de primeiros socorros e cirurgião treinado para a manipulação destes itens importantes caso haja necessidade de uso.

Disciplinas oferecidas

Odontologia

  1. Farmacologia I: fornece as bases fundamentais do conhecimento farmacológico ao aluno de Graduação em Odontologia, capacitando-o para a compreensão dos aspectos clínicos relevantes de Farmacocinética e, especialmente do mecanismo de ação das diversas drogas que serão utilizadas na clínica Odontológica.
  2. Farmacologia II: propicia aos alunos conhecimento sobre drogas que interferem com o sistema nervoso autônomo, mais especificamente sobre o simpático e parassimpático, enfatizando suas implicações na clínica odontológica. São estudadas especialmente as drogas que interferem com secreção de saliva e os agentes vasoconstritores associados aos anestésicos locais. Também é oferecida aos acadêmicos as bases farmacológicas para compreensão das drogas anestésicas locais.
  3. Farmacologia III: fornece os princípios gerais de uso de medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos, com ênfase na sua utilização na clínica odontológica, capacitando-os também para realizar as prescrições dos medicamentos estudados.
  4. Farmacologia IV: fornece base sobre o uso de medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos na clínica odontológica, capacitando-os também para realizar as prescrições dos medicamentos estudados.
  5. Farmacologia V: Propicia aos alunos melhor compreensão das possibilidades de tratamento de dores agudas, bem como das abordagens farmacológicas para tratamento das principais reações adversas que podem decorrer do uso de medicamentos pelo Cirurgião-Dentista, enfatizando sempre seu treinamento na prescrição de tais fármacos.


Fonoaudiologia

  1.  Farmacologia: Oferece ao aluno de graduação conhecimentos básicos de Farmacologia Geral e da Farmacologia de medicamentos que provocam distúrbios fonoaudiológicos, fornecendo subsídios para que o aluno possa identificar nestes distúrbios a participação de drogas como agentes etiológicos e compreender o mecanismo pelo qual tais distúrbios são produzidos.

Medicina

  1. Farmacologia I: Estudo de farmacologia abordando os princípios de farmacologia e da prescrição médica/Legislação sobre medicamentos genéricos e similares, a psicofarmacologia, a neurofarmacologia, os antiinflamatórios, analgésicos, antihipertensivos diuréticos, antidiabéticos orais e insulina.
  2. Farmacologia II: Princípios gerais da prescrição de antimicrobianos abordando os aspectos clínicos relevantes de farmacocinética, farmacodinâmica, dos mecanismos de ação e do uso racional e adequado. Conceitos e epidemiologia em infecção comunitária e hospitalar.
  3. Farmacologia III: Estudo dos mecanismos de ação e farmacocinética de drogas que atuam no sistema cardiovascular e respiratório (Antianginosos, Anti-arrítmicos, Broncodilatadores, anti-hipertensivos do tipo inibidores de ECA e betabloqueadores, Hipolipemiantes) abordando as principais indicações clínica e interações farmacológicas destes grupos de fármacos, as bases farmacológicas para o emprego de medicamentos na terapêutica de doenças cardiovasculares e respiratórias.
Entrar em contato e responsável

Professor Responsável
Prof. Dr. Carlos Ferreira dos Santos

Secretaria
Daniela Ariane Alves

Para entrar em contato
E-mail: daniela.alves@fob.usp.br
Telefone: +55 14 3235-8282
Laboratório de Farmacologia: +55 14 3226-6105

ou use o formulário abaixo

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Assunto

Mensagem