Fale conoscoFacebookFlickr

Área de Periodontia

Informações gerais

Professor Responsável
Prof. Dr. Sebastião Luiz Aguiar Greghi

Secretaria
Marcela Maria Pereira Pacheco

Contato
E-mail: periodontia@fob.usp.br
Telefone:  (14) 3235 8366 e (14) 3235 8278

Descrição

PERIODONTIA PRÉ-CLÍNICA: Introduz o aluno no reconhecimento dos instrumentais utilizados para raspagem em periodontia e das técnicas de afiação, bem como a técnica e finalidade da raspagem e alisamento radicular. Instrui sobre as alterações patológicas mais comuns que ocorrem no periodonto, abordando o diagnóstico, evolução e meios preventivos dessas alterações.

PERIODONTIA I: Apresenta ao aluno os vários aspectos anátomo-fisiológicos das estruturas periodontais, assim como as alterações patológicas de origem bacteriana que podem comprometer o periodonto, sob vários aspectos como etiologia, epidemiologia, diagnóstico, evolução da doença, meios preventivos, etc. Ainda, oferece treinamento técnico laboratorial e clínico quanto aos procedimentos preventivos em Periodontia, incluindo remoção mecânica de cálculo e placa, instruções de higiene oral e manutenção da saúde periodontal.

PERIODONTIA II: Oferece aos alunos conhecimentos sobre infecções agudas da cavidade oral de interesse periodontal para a realização de diagnóstico e tratamento, interpretação dos aspectos radiográficos de interesse periodontal. Capacita o aluno no reconhecimento e abordagem de casos emergenciais em Periodontia e de casos que envolvam a rotina do atendimento de pacientes em consultório odontológico. Oferece capacitação teórica e prática quanto ao tratamento cirúrgico das sequelas decorrentes da doença periodontal, incluindo abordagens cirúrgicas estéticas. Valorizar a importância do acompanhamento do paciente em longo prazo para preservação dos resultados terapêuticos propostos e alcançados.

PERIODONTIA III: Focaliza a Medicina Periodontal e a Oclusão. Enseja aos alunos condições para avaliar o relacionamento da doença periodontal marginal infecciosa com entidades nosológicas gerais, fornecendo os cuidados com a saúde geral dos pacientes. Capacita o aluno para o diagnóstico, planejamento e tratamento das várias lesões passíveis de incidir sobre o periodonto de proteção e sustentação e de seus correspondentes perimplantares, relacionando-as com as influências exercidas pelas alterações gerais orgânicas ou sistêmicas sobre as estruturas periodontais e peri-implantares. Permite ao aluno o conhecimento de como obter relações intermaxilares e oclusais harmônicas, favorecendo a homeostasia do periodonto de sustentação e peri-implantar e fornecendo, assim, subsídios para os tratamentos periodontais e implantológicos que interfiram com ou que requeiram intervenção na oclusão dental.

IMPLANTE OSSEOINTEGRADO: Capacita o aluno através de aulas expositivas e práticas a reconhecer as condições clínicas para a indicação de próteses sobre implantes. Coloca o aluno em contato com as técnicas cirúrgicas e protéticas utilizadas em implantodontia. Introduz o aluno aos conceitos básicos que regem a osseointegração, planejamento e execução de prótese sobre implantes.

CLÍNICA INTEGRADA I – ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Fornecer ao aluno conhecimento teórico e prático do atendimento de paciente em procedimentos preventivos e restauradores de baixa complexidade. O aluno deverá ser capaz de fazer o exame físico e radiográfico do paciente, determinar o risco à cárie e à doença periodontal, realizar profilaxia e orientar o paciente com relação a hábitos de dieta e higiene bucal, obter e interpretar radiografias intrabucais, realizar restaurações de baixa complexidade com amálgama, resina composta e cimento de ionômero de vidro.

CLÍNICA INTEGRADA II – ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Capacitar o aluno a realizar exames clínicos e radiográficos para diagnosticar doenças da cavidade bucal e realizar um plano integrado de tratamento nas diversas especialidades odontológicas. O aluno deverá examinar o paciente, identificar, através de exames clínicos e radiográficos, as necessidades de tratamento integrado nas especialidades de Dentística, Cirurgia, Endodontia, Periodontia e Prótese. Elaborar um plano de tratamento integrado e realizar as intervenções de média complexidade, incluindo adequação do meio, raspagem e alisamento radicular, cirurgias de extração de raízes residuais, frenulectomia, aumento de coroa clínica, gengivoplastia e tratamentos endodônticos associados aos procedimentos restauradores diretos e indiretos e protéticos.

CLÍNICA INTEGRADA III – ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Capacitar o aluno a realizar exames clínicos e radiográficos para diagnosticar doenças da cavidade bucal e realizar um plano integrado de tratamento nas diversas especialidades odontológicas. O aluno deverá examinar o paciente, identificar, através de exames clínicos e radiográficos, as necessidades de tratamento integrado nas especialidades de Dentística, Cirurgia, Endodontia, Periodontia e Prótese. Elaborar um plano de tratamento integrado e realizar as intervenções de média e alta complexidade, incluindo adequação do meio, raspagem e alisamento radicular, cirurgias de extração de raízes residuais, frenulectomia, aumento de coroa clínica, gengivoplastia e tratamentos endodônticos associados aos procedimentos restauradores diretos e indiretos e protéticos.

LASER EM ODONTOLOGIA (optativa livre): Oferecer aos alunos conhecimentos básicos sobre física, tipos e funcionamento dos lasers em alta e baixa intensidade. Mostrar a aplicação dos vários tipos de laser nas áreas da odontologia. Oferecer noções básicas de anatomia para aplicação pontual dos lasers em baixa intensidade.

Servidores