Fale conoscoFacebookFlickr

Histórico

Em 1945, a comunidade bauruense almejava a criação de uma Faculdade de Farmácia e Odontologia na cidade. O apoio de seus representantes junto à Assembléia Legislativa do Estado culminou com a promulgação da Lei no 161, de 24/09/1948, criando unidades de ensino superior vinculadas à USP, em cidades do interior paulista.

A aula inaugural para a primeira turma da Faculdade de Odontologia de Bauru-FOB, composta por 10 alunos, ocorreu em 17 de maio de 1962.

O ensino da Graduação foi ampliado, com a criação do curso de Fonoaudiologia, em 1983 e sua aula inaugural realizada em 05 de março de 1990.

A FOB oferece, anualmente, 50 vagas para o curso de Odontologia e 40 vagas no curso de Fonoaudiologia.

A década de 70 marcou o início das atividades de Pós-Graduação na FOB, com os primeiros programas em nível de Mestrado e Doutorado na área de Odontologia. A Pós-Graduação da FOB recebe alunos do Brasil e de diferentes países da América Latina, África e Europa.

Em 1973, foi inaugurado o primeiro prédio destinado a atender às atividades multidisciplinares do “Centrinho”. Na década de 80, o Centrinho foi transformado em Unidade Hospitalar Autônoma da USP. Hoje, o Hospital de Reabilitação e Anomalias Craniofaciais (HRAC) é formado por uma equipe altamente qualificada e presta atendimento a pessoas de todas as regiões do Brasil.

As pesquisas desenvolvidas na FOB é a disseminação do conhecimento gerado por meio da publicação dos resultados em revistas nacionais e internacionais e prêmios de excelência recebidos de entidades nacionais e internacionais. As parcerias com instituições estrangeiras têm contribuído para a internacionalização da FOB. As pesquisas em conjunto com pesquisadores do Brasil e do exterior permitem a criação de um ambiente de cooperação e aumento da sua eficácia e eficiência. Destacamos o investimento continuo em novas infraestruturas com recursos financeiros oriundos da USP e agências de fomento.

A prática do ensino em Odontologia e Fonoaudiologia tem permitido à FOB prestar serviços à comunidade de Bauru e região e em outros estados do Brasil. Destacamos o Programa USP-Rondônia, onde professores, alunos e funcionários, promovem assistência à saúde bucal e fonoaudiológica às populações daquela região. Em Bauru, a FOB colabora com o Programa de Saúde da Família (PSF) proporcionando atendimentos odontológicos e fonoaudiológicos em postos de saúde e creches mantidos pelo Munícipio.

A história e o trabalho da FOB têm atuações importantes na prevenção, no diagnóstico e no tratamento no campo da Odontologia e Fonoaudiologia da coletividade.