Sistema para Microradiografia Transversal (TMR)

fapesp-fob2
Sistema para Microradiografia Transversal (TMR)

Agência de Fomento: Equipamento multi-usuário (EMU)- FAPESP (Processo 2009/53849-8)

Coordenadora: Profa. Dra. Ana Carolina Magalhães
Email: acm@usp.br   Fone: (14) 32358247

Professores associados: Profa. Dra. Regina Guenka Palma-Dibb (Professora da Disciplina de Dentística, FORP-USP) / Prof. Dr. Marcelo Jose Strazzeri Bönecker (Professor da Disciplina de Odontopediatria, FO-USP)

Professores colaboradores: Profa. Dra. Marília Afonso Rabelo Buzalaf (Professora da Disciplina de Bioquímica, FOB-USP) / Prof. Dr. Alberto Carlos Botazzo Delbem (Professor da Disciplina de Odontopediatria, FOA-UNESP)

Contato: Larissa T Grizzo (USP 634687)

Email: larissagrizzo@fob.usp.br  Fone: (14) 32358246

Localização: Laboratório de Bioquímica
Departamento de Ciências Biológicas
Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo
Al. Dr. Octavio Pinheiro Brisolla 9-75 – Bauru – SP

O que é o TMR?

O EMU é um sistema de microradiografia transversal (TMR), incluindo o software, câmera com conexão ao gerador de raio-x, gerador de raio-x, microscópio com câmera CCD e acessórios, cortadeira e politriz especificas para preparo de amostras de tecido duro com 80-120µm de espessura e porta-amostra com 10 fatias de alumínio.

A TMR é muito utilizada para análise de tecidos mineralizados, especialmente do tecido dentário, sendo uma técnica padrão-ouro para avaliação da desmineralização e remineralização de esmalte e dentina em Cariologia. Microradiografias transversais são realizadas em fragmentos de tecido mineralizados (incluindo esmalte, dentina e osso, Figura 1) em combinação com fatias de alumínio para calibração (com diferentes gradações de cinza), utilizando filmes radiográficos monocromáticos de alta velocidade expostos a raio x Cu Kα por tempos específicos de acordo com o grau de mineralização do tecido e da espessura da amostra (Figura 2). O raio X deve ser direcionado perpendicularmente à amostra. Após cada exposição, o filme deve ser revelado, fixado e lavado. A análise do filme é realizada através de um microscópio estéreo com câmera CCD preta e branca acoplado a um computador com um software para os cálculos (TMR 2006 para Windows XP.). As microradiografias devem ser salvas como imagens e analisadas no software.

Figura 1. Espécime de esmalte dentário posicionado no porta-amostra para ser acoplado na câmera.

Figura 2. Câmera com o espécime de esmalte dentário, o filme e as fatias de alumínio.

Os parâmetros relacionados à perda ou ao ganho mineral podem ser calculados através do software (Figura 3), o que é de extrema importância dentro da Odontologia, pois lesões dentárias como cárie e erosão, ou lesões ósseas como as presentes nas doenças periodontais ou em perioimplantites, podem ser melhor compreendidas. A partir de valores conhecidos de conteúdo mineral para os tecidos mineralizados, a perda ou ganho mineral, espessura, distribuição mineral, características da camada superficial e profundidade da lesão podem ser calculadas em amostras de tecidos mineralizados que foram submetidos a desafios ácidos ou à destruição por contaminação microbiana ou resposta imune. Além disso, a eficácia de tratamentos para aumentar o conteúdo mineral dos tecidos pode ser analisada por esta técnica (Por ex., o efeito do flúor na remineralização de lesões iniciais em esmalte).

Figura 3. Software utilizado para a análise do conteúdo mineral.

Portanto, TMR poderá ser utilizada para estudos sobre tecidos mineralizados, possibilitando parcerias não somente com a Odontologia, mas com diferentes áreas de conhecimento em Saúde Humana e animal (Medicina, Fisioterapia, Biologia) e Universidades do Estado de São Paulo e país.

Como agendar o uso da TMR?

Após a importação, instalação e treinamento da técnica responsável (previsão: 2º semestre de 2011), as análises por TMR serão realizadas no Laboratório de Bioquímica da FOB-USP, durante horário comercial (segunda a sexta-feira, das 8 às 18 h), sob supervisão da Larissa T Grizzo (USP 634687).

Para tal, os usuários deverão preencher o cadastro de usuário e o cadastro de projeto. Estas informações serão coletadas pela Comissão de Usuários para o planejamento de uso do equipamento. O usuário também deverá encaminhar um termo de compromisso à responsável pelo Auxílio-EMU FAPESP pelo e-mail: larissagrizzo@fob.usp.br. A técnica responsável entrará em contato com o pesquisador para agendamento da TMR.

Materiais de consumo como os filmes fotográficos e o serviço de revelação e fixação dos filmes serão de responsabilidade de cada pesquisador que utilizará o equipamento, com exceção dos pesquisadores da FOB-USP e dos projetos associados e complementares. Será cobrada uma taxa simbólica de R$ 100,00 por período de 4 horas para a realização das análises de cada projeto. Esta taxa deverá ser recolhida junto à tesouraria da FOB-USP. O recolhimento da taxa deverá ser efetuada na ocasião do término das análises e a mesma será destinada à criação de um Fundo de reserva para eventuais manutenções que tenham que ser realizadas no equipamento