Fale conoscoFacebookFlickr

Viia 7 – Applied Biosystems – reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real

fapesp-fob2

Viia 7 – Applied Biosystems
[equipamento para realização de reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real] 


 Agência de Fomento: Equipamento Multi-usuário (EMU)- FAPESP (Processo 2009/53848-1)

 

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Ferreira dos Santos
Email: cebola@usp.br
Fone: (14) 32358276

Professores associados: 1) Carlos Ferreira dos Santos (FOB/USP), 2) Vanessa Soares Lara (FOB/USP), 3) Ana Paula Campanelli (FOB/USP), 4) Denise Tostes Oliveira (FOB/USP) e 5) Ana Paula Favaro Trombone (Instituto Lauro de Souza Lima).

Professores colaboradores: 1) Gustavo Pompermaier Garlet (FOB/USP), 2) Marília Afonso Rabelo Buzalaf (FOB/USP), 3) Izabel Regina Fischer Rubira Bullen (FOB/USP), 4) Jesus Carlos Andreo (FOB/USP), 5) Osny Ferreira Júnior (FOB/USP), 6) Sandra Lia do Amaral (UNESP / Bauru) e 7) Sandra Helena Penha de Oliveira (UNESP / Araçatuba).

Contato: Thiago José Dionísio (USP 4305995)
Email: thiagoj@usp.br
Fone: (14) 32358282
Localização: Laboratório de Farmacologia
Departamento de Ciências Biológicas
Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo
Al. Dr. Octavio Pinheiro Brisolla 9-75
Bauru-SP

 

O que é o sistema de PCR em tempo real?

            O PCR em tempo real é um sistema que permite a amplificação e quantificação de DNA ou DNA complementar (cDNA). Este aparelho possui blocos para placas de 96 e 384 poços e também filtros para todos os fluoróforos (VIC, FAM, TAMRA, NED e ROX).

            O PCR em tempo real, Viia 7 (figura 1), dentre outras utilidades, é empregado para 1) identificação e quantificação de microorganismos, 2) genotipagem e 3) caracterização de vias inflamatórias, metabólicas, por meio de amplificação de cDNA após transcrição do RNA mensageiro, sendo compatível com  todos  Ensaios  TaqMan ®.


Figura 1: Aparelho de PCR em tempo real Viia 7.

 Interface do software é intuitiva e os ícones são facilmente identificáveis (figura 2). A interface gráfica facilita a edição dos ciclos térmicos da PCR.

 

Figura 2: Interface do software do Viia 7.

 

Com o novo recurso ReadiApp ™, é possível selecionar rapidamente protocolos de aplicações padrão. Com um clique único é possível escolher um dos seguintes protocolos constantes na figura 3.

figura 3: Janela do software do Viia 7,
onde é possível escolher com apenas um clique o experimento desejável.

Os resultados gráficos (figura 4) podem ser exportados para MS Office Power Point e os dados numéricos (figura 5) para o MS Office Excel.

figura 4: Exemplo de um resultado gráfico no sofware do Viia 7.

Por fim, a PCR em tempo real, possibilita parcerias não somente com a Odontologia, mas com todas as áreas de conhecimento em Saúde Humana e animal (Medicina, Fisioterapia, Biologia) e Universidades do Estado de São Paulo e do País.

Como agendar o uso do PCR em tempo real – Viia 7?

            Após a importação, instalação e treinamento do técnico responsável (previsão: 1º semestre de 2011), as análises serão realizadas no Laboratório de Farmacologia da FOB-USP, durante horário comercial (segunda a sexta-feira, das 8 às 18 h), sob supervisão do especialista em laboratório Thiago José Dionísio (número USP 4305995).

            Para tal, os usuários deverão fazer o cadastro de usuário e o cadastro do projeto. Estas informações serão coletadas pela Comissão de Usuários para o planejamento de uso do equipamento. O usuário também deverá encaminhar um termo de compromisso ao responsável pelo Auxílio-EMU FAPESP. O especialista responsável entrará em contato com o pesquisador para agendamento o uso do PCR em tempo real. Materiais de consumo tais como os kits e materiais plásticos serão de responsabilidade de cada pesquisador que utilizará o equipamento. Será cobrada uma taxa simbólica de R$ 100,00 para a realização das análises de cada projeto, independente do número de amostras analisadas. Esta taxa deverá ser recolhida junto à tesouraria da FOB-USP. O recolhimento da taxa deverá ser efetuado na ocasião do término das análises e a mesma será destinada à criação de um fundo de reserva para eventuais manutenções que tenham que ser realizadas no equipamento.

 de responsabilidade de cada pesquisador que utilizará o equipamento. Será cobrada uma taxa simbólica de R$ 100,00 para a realização das análises de cada projeto, independente do número de amostras analisadas. Esta taxa deverá ser recolhida junto à tesouraria da FOB-USP. O recolhimento da taxa deverá ser efetuado na ocasião do término das análises e a mesma será destinada à criação de um fundo de reserva para eventuais manutenções que tenham que ser realizadas no equipamento.