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Boas práticas para abertura de chamados

Favor ler com atenção e com calma. Essas informações não servem somente ao sistema chamados.bauru.usp.br e sim de maneira geral.

Delimitamos aqui várias boas práticas que devem ser seguidas pelos(as) usuários(as) ao abrir um chamado, a fim de agilizar o atendimento e possíveis pré-análises, além de evitar questionamentos desnecessários. O usuário que não seguir as boas práticas terá seu chamado respondido com o link desta página e fechado logo em seguida.

O que devo colocar no assunto?

Muitas vezes essa dúvida é comum e deparamos com assuntos genéricos que acabam atrapalhando na hora de classificar o chamado e dar a devida prioridade. Procure sempre resumir o problema e/ou a solicitação no assunto.

O que devo colocar no texto (campo maior para descrição)?

Como diz o próprio campo, texto, aqui se descreve exatamente o que está ocorrendo com todos os detalhes possíveis (inclusive a própria proatividade do usuário) a fim de agilizar o processo de análise do problema. Se for uma solicitação, descreve-se objetivamente a dúvida e/ou o pedido.

Vamos exemplificar?

Imaginemos a seguinte situação: tentei ligar o computador e não consegui.

Existem enes fatores visíveis que servem para verificar o motivo do computador não ligar. Um deles é o sinal do monitor, outro é a própria luz dele, outro é o cabo de energia desconectado, etc.

Então como devo escrever no chamado?

Forma equivocada, problemática:

  • Assunto: computador não liga
  • Descrição (texto): tentei ligar e nada acontece

Forma correta:

  • Assunto: O computador não está ligando, possível problema de energia
  • Descrição (texto): Tentei ligar o computador hoje de manhã, no qual o monitor não deu sinal de vídeo nem acendeu a luz do computador. Já desconectei e reconectei os cabos de energia. O nobreak/estabilizador está ligado normalmente (acende a luz).

A forma problemática faz com que tenhamos que questionar o usuário sobre verificações triviais e corriqueiras que o próprio já poderia ter feito e, dependendo do problema, ter solucionado.

Um outro exemplo…

Forma equivocada, problemática:

  • Assunto: preciso de orientação
  • Descrição (texto): clico no atalho do google drive e nada acontece

Forma correta:

  • Assunto: Preciso de orientações sobre o Google Drive
  • Descrição (texto): Eu tenho um atalho em minha área de trabalho e, quando dou dois cliques nele, diz a seguinte mensagem: “Pasta não encontrada”. Já reiniciei várias vezes o computador e o problema persiste.

Mais uma vez, a forma problemática faz com que tenhamos de questionar o usuário sobre verificações corriqueiras que o próprio já poderia ter feito e, dependendo do problema, ter solucionado. Além disso, não fica clara a solicitação da orientação.

Mais um exemplo!

Forma equivocada, problemática:

  • Assunto: criação de site
  • Descrição (texto): preciso hospedar um site na FOB

Forma correta:

  • Assunto: Preciso de orientações sobre a criação de um site que possa ser hospedado a FOB
  • Descrição (texto): Possuo um projeto que é a criação de um site …e outros pormenores, etc. e preciso de orientações sobre como proceder em relação à hospedagem do mesmo em domínio da FOB …e outros detalhes.

Novamente, a forma problemática faz com que tenhamos de questionar o usuário sobre informações que só ele possui e que poderia ter colocado na descrição para que evitasse repetições de informações e outros pormenores. Além disso, não fica clara a solicitação no assunto.

Por fim…

O objetivo dessa página é conscientizar os indivíduos sobre as boas práticas de escrever informações completas e com proatividade, que faz com que evitemos trocas e questionamentos desnecessários. A evolução é constante.