Fale conoscoFacebookFlickr

CATO – CENTRO AVANÇADO TRANSLACIONAL DO OBESO

 

 

 

CATO/USP – CENTRO AVANÇADO TRANSLACIONAL DO OBESO.

Slogan- Centro Avançado Translacional do Obeso – USP: Saúde no Presente, Inovação no Futuro e respaldados pela Ciência e Ética.

O CATO é um centro avançado destinado à pesquisa, ao ensino e à extensão em prática clínica, para oportunizar o treino de habilidades e competências para o cumprimento de metas estabelecidas para as atividades de solidariedade e internacionalização, resguardando a essência do compromisso acadêmico da FOB e das metas estabelecidas pela Organização Pan Americana de Saúde, para assegurar o cuidado ao paciente que se preocupa em prevenir e/ou tratar desde o sobrepeso até a obesidade. Em adição, a Educação Continuada para sociedade em geral, no sentido de esclarecer tópicos de “fato e fake” sobre o risco da obesidade durante o ciclo vital, manuais instrutivos sobre cuidados e orientações que podem ser adotados como parte da promoção de saúde, complementando a atenção integral do indivíduo.

Qual a história?

Dedicado a expandir o conhecimento sobre a obesidade e suas complicações, o Centro Avançado Translacional do Obeso (CATO-USP) tem como missão principal desenvolver novas estratégias para prevenção, diagnóstico e tratamento dessa doença. Com foco na prática clínica avançada e no cuidado abrangente e centrado no paciente, o CATO também promove o treinamento de habilidades específicas para o alcance de metas de saúde pública. Inaugurado em 12 de setembro de 2022, na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), com regularização por meio da Portaria DG/046-2022/FOB de 14 de julho de 2022, o CATO-USP segue as orientações da Organização Pan-Americana de Saúde e se dedica à pesquisa, ensino e extensão, sob a liderança da Prof. Dra. Silvia Helena de Carvalho Sales Peres.

Equipe

Equipe: Apresentação dos profissionais que compõem o centro, suas qualificações e áreas de atuação.

  • Coordenadora: Dra. Silvia Helena de Carvalho Sales Peres
  • Vice coordenador: Dr. Eduardo Sanches Gonçales

Equipe é composta por graduandos, pós-graduandos e pós-doutorandos, ligados à área de Odontologia e de Medicina. A equipe multiprofissional voltada à atenção integral para prevenir a obesidade, que conta com as áreas de nutrição, enfermagem, psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia, direito e ciência da computação.

 



Equipe

Graduação:

Lucca Augusto Ribeiro Foggiato (Setembro/2024 -atual)

Maria Julia Pereira Euzebio (PIBIC-EM 2022 a 2023) e (Março/2024 – atual)

Brian Otavio de Melo (Agosto/2023 – atual)

João Gabriel Bortoloto (Agosto/2022 a Dezembro/2024)

Tainah Aiko Hayashi Vitorio (Agosto/2021 a Dezembro/2024)

Bruna Carraro (Agosto/2022 a Setembro/2024)

Maria Júlia Servilha Hasegawa (Agosto/2024 a Dezembro/2024)

Pós-graduação

Mestrados: Carlos Eduarde Pascoal ; Leonardo de Aguiar Trench

Doutorandos: Gabriela de Figueiredo Meira; Rharessa Gabrielly Mendes; Marcelo Salmazo Castro

Pós-doutorandas:

Ana Virgínia S. S. Castilho

 

Parcerias: Colaborações com outras instituições, empresas ou organizações:

FAPESP

CNPQ

CAPES

PUB-USP

PRCEU

UFRGS

UFPEL

AAhus

King´s College London

 

Quais produtos/serviços oferece?
  • Oferecer um atendimento integral de atenção à saúde do indivíduo com sobrepeso ou obesidade, durante o ciclo vital. São realizadas diversas atividades, incluindo: a) palestras sobre nutrição, bons hábitos alimentares e atividade física, com a participação dos atores envolvidos e da sociedade; b) ações concentradas na prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade em crianças e adolescentes; c) avaliação antropométrica dos indivíduos, incluindo os parâmetros de peso, altura e circunferência abdominal; e d) capacitação dos profissionais e familiares a respeito do bullying decorrente da imagem corporal.
  • Desenvolver e avaliar de habilidades e competências de graduandos, pós-graduandos, além de pós-doutores dos cursos da FOB e de outras instituições nacionais e internacionais;
  • Desenvolver pesquisas relacionadas a métodos translacionais, estudos in vitro, in situ e estudos clínicos, com ênfase na prática clínica, segurança do paciente e uso de tecnologias científicas e educacionais;
  • Capacitar profissionais da área da saúde e áreas afins, para qualificação da assistência à saúde do indivíduo obeso.
  • Orientar o obeso a respeito de ter garantidos os seus direitos fundamentais, como a livre locomoção (inciso XV, Artigo V, Constituição Federal), em veículos do transporte público. A mobilidade reduzida, na lei nº 13.146 (2015), além do acesso à educação, à saúde, ao lazer, ao trabalho. Outra questão é o estigma social sobre a obesidade, que segrega essas pessoas nos mais diversos ambientes, causando o bullying, a gordofobia, a estigmatização nos esportes e nas artes e a padronização de corpos para determinados tipos de trabalho. O Poder Público e a sociedade devem assegurar à pessoa com obesidade a liberdade, o respeito e a dignidade, garantindo-lhe o exercício dos direitos civis, políticos, individuais, sociais e da dignidade da pessoa humana.
Qual o público atendido:

Pessoas desde gestantes, bebê, crianças, adolescentes, adultos idosos e bariátricos, que procuram o CATO/USP, são avaliadas por uma equipe multiprofissional, sempre considerando a necessidade e seguindo a lista de espera.

Qual a missão, visão e valores do Centro Avançado Translacional do Obeso - USP?

Missão: Oferecer avanços científicos e terapêuticos para o tratamento da obesidade e sua relação com as condições bucais, atuando com soluções inovadoras, tecnológicas e eficientes.

Visão: Ser referência global no ensino, na pesquisa e no tratamento da obesidade e das condições bucais, promovendo um futuro onde a saúde e o bem-estar sejam acessíveis a todos.

Valores: Compromisso com a ciência e a ética, sempre buscando a excelência, a inovação e a integridade em todas as ações e decisões.

Equipe de trabalho?

Histórico: Informações sobre a fundação do centro, seus marcos e conquistas.
O CATO-USP foi fundado em agosto de 2022, durante a gestão da Profa. Dra. Marília Afonso Rabelo Buzalaf e do Prof. Dr. Carlos Ferreira dos Santos, diretora e vice-diretor, respectivamente.

Objetivo do Site

Captar novos pacientes, educar sobre a obesidade e tratamentos
Difundir os novos conhecimentos científicos sobre a obesidade e suas consequências para comunidade acadêmica e para público geral
Divulgar os resultados de projetos desenvolvidos pela equipe
Divulgar as menções e premiações recebidas em eventos nacionais e internacionais

Informar: Este objetivo é essencial para que todas as partes interessadas, incluindo pacientes, familiares, pesquisadores, profissionais de saúde e a comunidade em geral, compreendam o que o Centro Avançado Translacional do Obeso faz. Ele envolve comunicar claramente a missão do centro, que é realizar avanços científicos, tecnológicos e terapêuticos no tratamento da obesidade e das condições bucais. Também abrange a visão, que representa o futuro desejado do centro, e os valores, que são os princípios éticos e profissionais que guiam suas ações e decisões.
Adicionalmente, este objetivo busca aumentar o letramento em saúde da população obesa e de seus familiares. Isso significa fornecer informações claras, acessíveis e educativas que ajudem essas pessoas a entender melhor a obesidade, seus impactos na saúde, além das opções de prevenção e de tratamento disponíveis. A ideia é que todos, independentemente do seu nível de conhecimento prévio, possam compreender as informações fornecidas e usá-las para tomar decisões sobre sua saúde.
Atualizar: Manter o público sempre dentro das novidades e inovações. Publicações recentes, estudos em andamento, conquistas, eventos e qualquer outra informação relevante sobre a luta contra a obesidade. Atuar como uma fonte confiável e constante de informações.
Conectar: Criar um espaço onde visitantes possam facilmente entrar em contato com os especialistas do CATO, seja para tirar dúvidas, marcar consultas, ou iniciar colaborações. Isso pode ser feito através de formulários de contato, informações de e-mail, e até chat ao vivo, se possível.
Engajar: Atrair e envolver a comunidade acadêmica e profissional. Isso inclui a divulgação de oportunidades de pesquisa, estágios, eventos, seminários e qualquer outra atividade que possa interessar a estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde. Um blog ou fórum de discussão também pode ser útil para fomentar a troca de ideias e experiências.
Apoiar: Oferecer suporte significa proporcionar recursos úteis para pacientes e suas famílias. Isso pode incluir guias de promoção de saúde, prevenção de doenças e tratamento, dicas de nutrição, histórias de sucesso de pacientes, e links para grupos de apoio. Assim, criar um ambiente acolhedor e informativo para aqueles que estão procurando ajuda.

Público-Alvo

Quem são as principais audiências do site?

  • Pacientes que buscam prevenção e controle da obesidade e suas comorbidades
  • Profissionais de saúde
  • Graduandos e Pós-graduandos
  • Pesquisadores nacionais e internacionais
  • Gestores
Serviços Oferecidos

– Para pacientes:

Atenção integral do obeso, realizada por equipe multiprofissional, contando com dentistas, médicos, nutricionistas, fonoaudióloga e enfermeira.

– Para Estudantes e Profissionais:

Disciplina de Graduação

Disciplina de Pós-graduação

Curso de Aperfeiçoamento na atenção integral do obeso.

Capacitações por meio de tecnologia e inteligência artificial

Pesquisas:

– Sobrepeso e Obesidade no ciclo vital (gestantes, bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos e bariátricos), do laboratório aos estudos clínicos.

Diferenciais do Centro

O CATO se diferencia de outras clínicas por várias razões:

  1. Parcerias Institucionais: Colaborações com renomadas instituições internacionais, como a Queen Mary University of London e a Aarhus University, e nacionais, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Pelotas.
  2. Interdisciplinaridade: Abordagem integrada que combina avanços científicos, tecnológicos e terapêuticos, abrangendo diferentes áreas de conhecimento.
  3. Foco na Educação e Prevenção: Compromisso com o aumento do letramento em saúde e a promoção de informações acessíveis e educativas para a população.
  4. Tecnologia de Ponta: Uso de inteligência artificial e outras tecnologias avançadas para desenvolver e validar modelos preditivos, contribuindo para o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz da obesidade e das condições bucais.

Esses pontos fortes posicionam o CATO como um líder no campo da pesquisa e tratamento da obesidade, oferecendo um serviço diferenciado e de alta qualidade.

Estrutura Física

Descrever a estrutura do centro (ex.: laboratórios, salas de cirurgia, consultórios, etc.) e onde ele está localizado.

R: O CATO-USP está sediado dentro do Centro de Pesquisa Clínico (CPC) na Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo.

 

Serious game Educacional- acesso gratuito Temamián

TEMAMIÁN – Jogo sério

Quem criou
Profa. Dra. Silvia Helena de Carvalho Sales Peres. Docente na Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, FOB/USP e sua equipe.

O que criou
Criação de um jogo sério para colaborar com o aprendizado de crianças, visto que desde março de 2020 passaram a ter acesso à informação por meio digital, com aulas on-line. A baixa adesão ao sistema educacional no modelo em EaD e a necessidade de continuarmos estimulando nossas crianças ao aprendizado em contextos de educação, saúde, segurança de seu cotidiano e meio-ambiente, fizeram com que novas estratégias de ensino fossem desenvolvidas no jogo Temamián.

Qual o objetivo
O Temamián objetivou desenvolver um aplicativo de serious game (jogo sério), para estabelecer relações entre níveis de motivação, em contextos variados e desafios propostos como estratégias na promoção de saúde. O conteúdo envolveu estratégias educacionais, narrativas, estéticas, mecânicas, tecnológicas e prototipagem das rotinas diárias saudáveis, sob avaliação de especialistas em computação e saúde. A montagem do jogo teve várias etapas: 1. Desenvolvimento dos personagens e suas características; 2. Divisão de conteúdos; 3. Criação de conteúdo para cada tema; 4. Discussão semanal para finalização dos temas, cenários e dinâmicas a serem atribuídas; 5. Criação e montagem dos cenários; 6. Desenvolvimento de trilhas musicais para ambientação; 7.  Elaboração do software; 8. Teste para uso em diferentes plataformas; 9. Aprovação e disponibilização do game educacional para as crianças.

Público-alvo
O jogo promove o acesso da criança e do adolescente à informação por meio do jogo sério, favorecendo o aprendizado e motivando o desenvolvimento de atividades físicas diárias, durante a pandemia. Pode-se relacionar algumas delas, tais como atividades educacionais sobre cuidados de higiene geral, higiene bucal, atividades físicas, convívio em sociedade, sustentabilidade, trabalho em equipe, além de despertar o empreendedorismo social.

Custo
O grande diferencial do Temamián é o fato do mesmo ser um recurso educacional de acesso aberto, isto é gratuito. Pode ser baixado em celular do tipo Android pelo link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.Temamian.Temamian

Dessa forma, a utilização da inovação tecnológica em didática para sociedade se pauta na possibilidade de aprendizado em saúde geral e bucal no esquema de serious game, estimulando o jogador a realizar atividades diárias de forma saudável e contribuindo para o bem-estar de toda sociedade.

TEMAMIÁN – Jogo sério

Coordenadora do Projeto: Profa. Dra. Silvia Helena de Carvalho Sales Peres. Docente na Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, FOB/USP.

Equipe de desenvolvimento:

  1. Me. Vinicius Santos Andrade – Docente no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO /Bauru) e doutorando no HRAC – USP/Bauru (2020).
  2. Marcos Vinícius Figueiredo Silva Rodrigues- Área de Tecnologia de Informação.
  3. Murilo Cabral Nascimento
  4. Luís Filipe Grael Tinós

 

ANEXOS

Figura 1 –Metodologia da Arte do jogo Temamián
Fonte: elaborado pelos autores, 2021.

 

Figura 2 – Caracterização do cirurgião-dentista.
Fonte: elaborado pelos autores, 2021.

 

Figura 3- Tela do jogo com a criança finalizando os cuidados de higiene bucal.
Fonte: elaborado pelos autores, 2021.