\ Universidade de São Paulo - Sites > Universidade de São Paulo == > Notícias > Com 20 anos aconteceu a 41ª expedição FOB-USP em Rondônia

Com 20 anos aconteceu a 41ª expedição FOB-USP em Rondônia

Com 20 anos de atuação foi realizada a 41ª expedição do Projeto FOB-USP em Rondônia, que partiu do campus da USP de Bauru no dia 14 de julho e retornou em 29 de julho.

A professora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, Magali de Lourdes Caldana, que é a coordenadora do projeto FOB-USP em Rondônia informa que a equipe da expedição foi integrada por 58 pessoas, dos quais 33 alunos de graduação dos cursos de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina, além de professores e funcionários.

A equipe viajou em ônibus da USP com destino a cidade de Monte Negro no Estado de Rondônia (RO), e os atendimentos nas áreas de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina foram realizados na cidade e na zona rural.

Segundo a professora Magali os atendimentos consistiram na promoção de saúde, educação em saúde e ações reabilitadoras.

Na área de Odontologia foram realizadas adaptações de próteses, na área de Fonoaudiologia adaptações de aparelhos auditivos e avaliações de linguagem, e na área de Medicina foram realizadas cirurgias de pequeno porte.

Na área de ginecologia foram doados 130 DIUS que foram inseridos na população feminina. O DIU é um dispositivo intrauterino, consistindo num pequeno objeto de plástico em formato de T e inserido no útero para atuar como contraceptivo.

“O projeto nestes 20 anos vem proporcionando aos alunos de graduação e pós-graduação, uma experiência acadêmica e de vida que impacta na formação de um profissional humanizado” enfatizou a coordenadora do projeto FOB-USP em Rondônia.

Foto: Atendimento odontológico realizado na Zona Rural

Crédito: Divulgação