Programa de Prática Profissionalizante em Periodontia – 2023

A Disciplina de Periodontia, do Departamento de Prótese e Periodontia, da Faculdade de Odontologia de Bauru-USP torna público o processo seletivo para o Curso de Extensão de Prática Profissionalizante em PERIODONTIA, a ser oferecido semanalmente, no período de 27/03/23 a 27/12/23, com um total de 295 horas de atividades teóricas e práticas.

1- DOS REQUISITOS

O candidato deverá ser graduado em Odontologia.

2- PERÍODO DO CURSO

De 27/03/23 a 27/12/23, todas as semanas deste período.

3- NÚMERO DE VAGAS

Máximo: 06 (seis) e Mínimo: 01 (um)

4- DAS INSCRIÇÕES

Inscrição online pelo site https://uspdigital.usp.br/apolo, das 08h de 20/02/23 às 17h de 13/03/23.

O candidato deverá seguir rigorosamente as instruções contidas no sistema de inscrição e fazer o upload da seguinte documentação:

a) Currículo Lattes (não precisa ser documentado);
b) Histórico Escolar;
c) Diploma de Graduação em Odontologia (frente e verso) ou, na sua ausência, atestado/declaração de conclusão do curso da Instituição de Ensino Superior;
d) Foto 3×4;
e) Registro no Conselho Regional da Profissão – CRO (temporário, permanente ou inscrição);
f) RG e CPF;

Candidato estrangeiro:

a) Currículo Lattes (não precisa ser documentado);
b) Histórico Escolar;
d) Foto 3×4;
f)CPF (caso tenha);
g) Colocar em um único arquivo: RNE ou Protocolo do RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) ou RNM ou Protocolo do RNM (Registro Nacional Migratório) com validade na data da matrícula E Passaporte: páginas do visto de estudante (temporário) e da folha da identificação com foto.

A confirmação da inscrição será efetuada após a inscrição online e o upload dos documentos. O Sistema Apolo enviará um e-mail de aprovação da inscrição para o endereço eletrônico cadastrado.

5- DA SELEÇÃO

A seleção será realizada por meio de avaliação escrita em 16/03/23, das 09h às 11h, na Disciplina de Periodontia, e por meio de análise do Currículo.

No dia da seleção o candidato deverá trazer histórico e currículo lattes impressos para avaliação.

Serão aprovados os candidatos que obtiverem média final igual ou superior a 07(sete) nas avaliações escrita e curricular.

O resultado será afixado em mural na Disciplina de Periodontia em 21/03/23, a partir das 11h00.

6- DA MATRÍCULA

O candidato aprovado deverá realizar a matrícula de 22 a 24/03/23, das 08h às 12h e das 14h às 18h, na secretaria da Disciplina de Periodontia (Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, n° 9-75, Vila Universitária – CEP: 17012-901, Bauru/SP).

7- DO PROGRAMA

Atividades clínicas de Periodontia – 1 período na semana;

Plantão semanal para auxílio em teses e clínicas de pós-operatório;

Frequência nas disciplinas teóricas da graduação: Periodontia Pré-Clinica, Periodontia I, Periodontia II, Periodontia III, Implante Osseointegrado.

8- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

A carga horária semanal será definida pela coordenadora do curso, Profa. Dra. Mariana Schutzer Ragghianti Zangrando.

A carga horária total do curso é de 295:00 horas e a carga horária mínima para aprovação é de 250:45 horas. O aluno será cadastrado no Sistema Apolo USP e deverá ter, no mínimo, 85% de frequência nas atividades para obter o certificado.

A Prática Profissionalizante em Periodontia é um curso gratuito, com emissão de certificado pela FOB/USP e com duração de 09 meses. As atividades são desenvolvidas semanalmente, de segunda a sexta-feira, sem remuneração.

Os alunos estarão subordinados à Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da FOB/USP e ao coordenador do curso.

9- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Lindhe J, Lang NP, Karring T. Clinical Periodontology and implant dentistry. Vol.1 e 2. 5ª ed. Oxford: Blackwell, 2008.
  2. Passanezi E, Sant’Ana ACP, Rezende MLR, Greghi SLA, Janson WA. Distâncias biológicas periodontais. São Paulo: Artes Médicas, 2011.
  3. Rose LF, Mealey B, Genco R. Periodontics: Medicine, Surgery and Implants. Mosby, 2004.
  4. Nevins M, Mellonig JT. Periodontal therapy: clinical approaches and evidence of success. Chicago: Quintessence, 1998.
  5. Carranza,F.A. & Newman,M.G.- Clinical Periodontology. 11th ed. Philadelphia, Saunders,2014.