Programa Prática Profissionalizante em Prótese Dentária – 2018

O Departamento de Prótese e Periodontia, da Faculdade de Odontologia de Bauru-USP faz saber as informações abaixo sobre o Programa de Prática Profissionalizante em Prótese Dentária.

1 – REALIZAÇÃO DO CURSO

PERÍODO: 26/02/18 a 07/12/18
A Prática Profissionalizante em Prótese Dentária é um curso oficial com emissão de certificado pela USP. O aluno será cadastrado no Sistema Apolo USP e deverá cumprir os 09 meses de curso, totalizando 85% de frequência nas atividades. O curso será gratuito, com atividades desenvolvidas de segunda a sexta-feira, sem remuneração.

2 – NÚMERO DE VAGAS

Máximo: 08 (oito) e Mínimo: 01 (um)

3 – INSCRIÇÕES

PERÍODO: 01/12/17 a 26/01/18

3.1 – INSCRIÇÕES PRESENCIAIS

Secretaria da Disciplina de Periodontia, das 08h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.
Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, 17012-901, Bauru-SP. Telefone de contato: (14) 3235 8366. E-mail: marcela@fob.usp.br
Apresentar no ato da inscrição as cópias dos seguintes documentos:
a)Currículo;
b)Histórico Escolar;
c)Diploma de Graduação em Odontologia (frente e verso) ou, na sua ausência, atestado/declaração de conclusão do curso da Instituição de Ensino Superior;
d)Registro no Conselho Regional da Profissão – CRO (temporário, permanente ou inscrição).

3.2 – INSCRIÇÕES ON-LINE

Através do site: https://uspdigital.usp.br/apolo
Os candidatos que optarem pela inscrição on-line deverão apresentar os documentos necessários para a inscrição no dia da prova de seleção.

4 – SELEÇÃO

DATA, HORÁRIO E LOCAL: 30/01/18, às 09h00, no Departamento de Prótese e Periodontia.
RESULTADO: 06/02/18
Prova escrita e avaliação curricular. Serão aprovados os candidatos que obtiverem média final igual ou superior a 07(sete). Os candidatos não selecionados deverão retirar seus documentos no prazo de 30 dias contados a partir da divulgação do resultado. Após este prazo os documentos serão destinados à reciclagem.

5 – MATRÍCULA

PERÍODO: 07/02/18 a 21/02/18
Os candidatos aprovados na seleção deverão apresentar no ato da matrícula os seguintes documentos:
a)Foto 3×4;
b)Cópia dos documentos pessoais: RG e CPF
b.1) Candidato estrangeiro: RNE; passaporte com visto de estudante (temporário) e folha da foto identificação; termo de ciência fornecido pela secretaria.

6 – PROGRAMA

Frequência nas disciplinas teóricas da graduação: Disfunção Temporomandibular; Prótese Parcial Fixa; Prótese Parcial Removível e Prótese Total. Plantão clínico.

7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1.Turano JC, Turano LM. 7.ed. Fundamentos de Prótese Total. Livraria Editora Santos, 2004.
2.Telles D, Hollweg H, Castellucci L. Prótese total: convencional e sobre implantes. Livraria Editora Santos; 2009.
3.Zarb GA; Bolender Cl. Tratamento protético para os pacientes edêntulos: próteses totais convencionais e implantossuportadas. Livraria Editora Santos, 12ª ed., 2006.
4.PEGORARO, L.F. et al. Prótese Fixa. Artes Médicas, São Paulo, 2013.
5.WISKOTT, H.W.A. Fixed Prosthodontics: Principles and Clinics, Quintessence International, Chicago 2011.
6.FRADEANI M. Esthetic rehabilitation in fixed prosthodontics. Volume 1 – Esthetic Analysis: A systematic approach to prosthetic treatment. Quintessence International, Chicago 2004.
7.FRADEANI M., BARDUCCI G. Esthetic rehabilitation in fixed prosthodontics. Volume 2: A systematic approach to esthetic, biologic, and functional integration. Quintessence International, Chicago 2008.
8.FERENCZ J.L. et al. High-Strength Ceramics: Interdisciplinary Perspectives. Quintessence International, Chicago, 2014.
9.KELLY, J.R. Ceramics in Dentistry: Principles and Practice. Quintessence International, Chicago, 2014
10.HÄMMERLE C et al. Dental Ceramics: Essential aspects for clinical practice. Quintessence International, Chicago, 2008.
11.SHILLINGBURG JR., H.T. & KESSLER, J.C. Restoration of endodontically treated tooth. Quintessence Publishing Co., 1982
12.SHILLINGBURG JR., H.T. et al Fundamentals of Fixed Prosthodontics. Quintessence International, Chicago, 2012.
13.SHILLINGBURG JR., H.T. et al Fundamentos dos preparos dentários para restaurações metálicas e de porcelana. Quintessence Editora, 1988.
14.CARR A.B., BROWN D.T. McCracken Prótese Parcial Removível. 12a. ed. Elsevier Brasil.
15.De FIORE S.R., De FIORE M.A., De FIORE A.P. Atlas de Prótese Parcial Removível – Princípios Biomecânicos e Bioprotéticos e de Oclusão. 1a ed. Ed. Santos, 2010.
16.BONACHELA, W; TELLES, D. Planejamento e Reabilitação oral com Prótese Removível. São Paulo: Editora Santos; 1998.
17.ASCKAR EM, BONFANTE G, VIEIRA LF, FREITAS R, BONACHELA, W. Noções básicas de prótese parcial removível. Apostila do departamento de prótese – FOB/USP, 1995.
– OKESON, J.P. Fundamentos de Oclusão e Desordens Temporomandibulares. Ed. Artes Médicas, 2a ed.

8 – PROFESSOR RESPONSÁVEL

Profa. Dra. Simone Soares.