Fale conoscoFacebookFlickr
\ Univ… > Univ… == > Notí… > FOB…

FOB comemorou 57 anos junto com o 32º COB

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) comemorou 57 anos, no dia 17 de maio, com uma solenidade tradicional às 8h, na entrada principal da instituição.

A solenidade comemorativa de aniversário contou com a presença de integrantes da comunidade universitária do campus da USP de Bauru, como: dirigentes, professores, alunos e funcionários, e vai acontecer o hasteamento das bandeiras e execução do hino nacional brasileiro.

A comunidade universitária foi recepcionada por Carlos Ferreira dos Santos, diretor da FOB-USP e Guilherme Janson, vice-diretor da FOB-USP, com a presença da professora da FOB-USP, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, que é pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP.

 O diretor Carlos Ferreira dos Santos afirma que falar da FOB é motivo de orgulho por ser ex-aluno e ver a pujança da faculdade no contexto nacional e internacional.

“Mas o que mais me orgulha como gestor é ver a relação da FOB com a cidade e a comunidade que é quem nos mantém por meio do pagamento de impostos. Isso foi construído ao longo dos 57 anos de história e não há um bauruense que não conheça a sigla FOB, e ele sabe o que é a FOB e o que é a USP e respeita”.

Santos afirma que esse respeito foi conquistado junto à sociedade bauruense, principalmente do estado de São Paulo, em especial o Departamento Regional de Saúde 6 que compreende Bauru e mais 67 municípios.

“Isso ocorre em função dos benefícios que a população sente diretamente a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão indissociáveis, que por ter cursos na área da saúde com mais facilidade a população percebe essa proximidade e o benefício com tudo que é gerado em termos de conhecimento na instituição e é transferido para a população”.

O diretor afirma ainda que a instituição se mantém em evidência pelas boas ações praticadas e em formar profissionais cirurgiões-dentistas, fonoaudiólogos e agora médicos. E formar mestres, doutores e especialistas.

Para Santos isso foi possível em virtude das bases dadas pelos antecessores e os fundadores, e acredita que a atual gestão tem o dever de no mínimo manter esse nível de excelência que foi criado, mas sempre pensando em implementar as melhorias na instituição.

Histórico, Graduação e Pós-Graduação

A FOB integra o Campus USP de Bauru com o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) e a Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).

Criada em 1948, a FOB foi implantada em 1962 e conta com cursos nas áreas de Odontologia e Fonoaudiologia, e já formou 54 turmas de cirurgiões-dentistas e 26 fonoaudiólogos até 2018. Isso resultou na formação de 2.479 cirurgiões-dentistas e 699 fonoaudiólogos.

Aprovado pelo Conselho Universitário (Co) da USP em julho de 2017, foi criado o curso de Medicina no campus de Bauru, com 60 vagas, que está em sua 2ª turma.

Nos cursos de graduação em Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina a FOB tem 451 alunos matriculados.

Na pós-graduação a FOB formou 1.596 mestres e 805 doutores, que integram os quadros docentes de diversas escolas de odontologia e fonoaudiologia do Brasil e do exterior.

Na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) tem 402 alunos matriculados e aproximadamente 40 alunos de especialização.

Constituída por 6 departamentos de ensino, a FOB  conta com 110   docentes, a maioria em tempo integral e 214 servidores técnico-administrativos, operacionais e técnicos.

32º Congresso Odontológico de Bauru

Acontece até o dia 18 de maio, na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP o 32º Congresso Odontológico de Bauru (COB) “Professor Doutor Luiz Casati Alvares”.

O congresso homenageia o professor titular Luiz Casati Alvares, já falecido, que é uma referência na área de Radiologia e foi um dos fundadores da FOB e ex-diretor da instituição.

Alvares publicou diversos livros na área de Radiologia e ajudou a construir a estrutura e o pensamento da FOB, posicionando-a entre as faculdades de Odontologia de maior destaque no Brasil e no mundo.

O tema do congresso é “A prática teórico-clínica em função do bem estar do paciente”. Participam do evento em torno de 1.200 congressistas procedentes de vários estados do Brasil e de países da América Latina.

A programação científica iniciada em 16 de maio vai se estender até o dia 18 de maio, que em paralelo ao congresso acontece o Simpósio de Periodontia “Prof. Dr. Euloir Passanezi” em homenagem ao professor titular aposentado da FOB-USP.

Informações no endereço eletrônico www.32cob.com.br

Jornalista Marianne Ramalho (MTb. 15.744)

 Foto: A FOB já formou 54 turmas num total de 2.479 cirurgiões-dentistas

Crédito: Denise Guimarães/ Tecnologia Educacional FOB-USP