Fale conoscoFacebookFlickr
\ Univ… > Univ… == > Notí… > FOB-…

FOB-USP realiza Campanha da Voz

No dia 16 de abril foi comemorado o “Dia Mundial da Voz”, cuja celebração no Brasil foi iniciada em 1999 pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).

Em vista disso, o Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) está realizando a Campanha da Voz FOB-USP 2019 com uma intensa programação.

A professora Lídia Teles, responsável pela comissão coordenadora do evento do Curso de Fonoaudiologia da FOB informa que a campanha promovida pela SBFa comemora 20 anos desta atividade no Brasil, sendo que a FOB foi uma das instituições pioneiras a comemorar a data.

O objetivo da Campanha da Voz é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, informar sobre sinais e sintomas que viabilizem o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que pode comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

No dia 26 de novembro foi publicado no Diário Oficial do Município a aprovação pela Câmara Municipal do Projeto de Lei 21.145/16, sancionado e promulgado pelo prefeito municipal de Bauru, Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça, sob a Lei nº 6.862 de 23 de novembro de 2016.

Com isso foi instituído o “Dia Municipal dos Cuidados com a Voz” comemorado em Bauru também no dia 16 de abril.

Programação

Saúde Vocal no Calçadão da Batista de Carvalho – Dia 27 de abril (sábado) das 9h às 11h30

Orientação vocal à população com entrega de flyers da campanha, com a participação dos alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Fonoaudiologia, Odontologia e Medicina. Para esta atividade foi convidada a Bateria do curso de Odontologia.

Dia da Voz no Bauru Shopping – Dia 27 de abril (sábado) das 13h às 20h.

Apresentação de corais, cantores e músicos de Bauru e região, orientação vocal com entrega de flyers da campanha, com a participação dos alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Fonoaudiologia, Odontologia e Medicina.

Caminhada da Voz na Av. Getúlio Vargas – Dia 28 de abril (domingo) das 9h às 10h

Com a participação dos alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Fonoaudiologia, Odontologia e Medicina, professores e funcionários do campus USP de Bauru e toda comunidade de Bauru e região. Para esta atividade será disponibilizada uma barraca do centro esportivo, que servirá de apoio para os alunos na entrega de maçãs, água e flyers.

Almoço Musical no Centro Cultural do campus. De 22 a 26 de abril (segunda a sexta-feira) das 12h às 14h.

Com a apresentação musical dos alunos dos cursos de Fonoaudiologia, Odontologia e Medicina e funcionários.

Celebração do Dia Mundial da Voz no campus da USP de Bauru. Durante o mês de abril.

Os alunos de graduação e pós-graduação do curso de Fonoaudiologia visitarão os setores do campus da USP (FOB, Prefeitura do Campus e Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais-HRAC) com dicas e orientações sobre saúde vocal aos funcionários e pacientes. Serão entregues maçãs e flyers da campanha.

Palestras sobre Cuidados com a Voz. Durante o mês de abril serão ministradas palestras pelos alunos de graduação e pós-gradução em empresas, igrejas, escolas públicas e particulares. Os interessados deverão enviar email para lidiatm@usp.br e agendar um horário.

Página no Facebook “Só para quem ama a voz”

https://www.facebook.com/soparaquemamavoz/

Com postagens sobre saúde vocal, mitos e verdades e os cuidados com a voz.

 Jornalista Marianne Ramalho (MTB. 15.744)