\ Universidade de São Paulo - Sites > Universidade de São Paulo == > Notícias > FOB-USP sedia encontro de grupos do Programa de Educação Tutorial da Universidade de São Paulo

O XX EPETUSP trouxe como tema central das discussões, os “Impactos da cultura digital na formação universitária técnica, política e social”. O evento foi presidido pelo pró-reitor de Graduação da USP, Aluisio Augusto Cotrim Segurado (ao centro), e pela diretora FOB-USP , Marília Afonso Rabelo Buzalaf . Foto: Camila Medina/Seção de Tecnologia Educacional.

Estiveram reunidos no campus de Bauru, representantes dos 22 grupos PET (Programa de Educação Tutorial) MEC/Sisu da Universidade de São Paulo. O encontro anual, EPETUSP, em sua 20ª edição, objetivou compartilhar e discutir as experiências, conquistas e desafios que esses programas encontram na realização de suas atividades.

O evento, que aconteceu no dia 17/09 no Teatro da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), também buscou, além de consolidar os PETs USP, melhorar a comunicação, aprimorar o programa, aprender com os trabalhos dos demais grupos, incentivar colaborações e parcerias, bem como promover a continuidade dos trabalhos discutidos nos encontros regionais e nacionais.

Para o pró-reitor de Graduação da USP, Aluisio Augusto Cotrim Segurado, que esteve presente no encontro, o EPETUSP é um “momento privilegiado para troca de experiências e discussão de propostas para o aprimoramento da educação tutorial em nossa Universidade”. Destacou também a importância de reunir discentes e docentes envolvidos nos 22 projetos de educação tutorial da USP “para discutir o papel das tecnologias digitais na disseminação do conhecimento respaldado pela ciência e o papel da USP nesse contexto”.

Além do pró-reitor Segurado, o evento contou com a participação do pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira; diretora da FOB-USP, Marília Afonso Rabelo Buzalaf; vice-diretor da FOB e superintendente do HRAC-USP, Carlos Ferreira dos Santos, e dos professores palestrantes Sérgio Amadeu da Silveira (UFABC), Chao Lung Wen (FMUSP) e Luciano Basso, presidente da Comissão Permanente de Acompanhamento do EPETUSP, entre outros.

Cultura digital

A proposta deste ano foi “possibilitar reflexões sobre o impacto da cultura digital, que ficou tão evidente durante o período de isolamento pela pandemia da covid-19, na sociedade em termos de formação acadêmica e profissional”, informou a coordenadora do PET Odontologia da FOB-USP, professora Ana Carolina Magalhães, membro da organização do XX EPETUSP juntamente com a professora Wanderléia Quinhoneiro Blasca, coordenadora do PET Fonoaudiologia.

Neste contexto de cultura digital, segundo a professora Magalhães, também foram discutidos a “disseminação e absorção de informação política e o impacto social da formação e informação adequadamente ou não disseminadas digitalmente. Favorecendo, não apenas a formação diferenciada do(a) PETiano(a), mas também a elaboração de propostas de ações conjuntas interdisciplinares entre os diferentes grupos neste tema”.

A programação deste ano contou com palestra, mesa-redonda e apresentação de 17 trabalhos dos grupos PET da USP sobre ações concluídas e/ou em andamento. Também foram organizados grupos de discussões com as abordagens: a) papel do PET em traduzir informações técnica-científicas à sociedade; b) papel do PET na disseminação da informação científica entre seus pares, c) como combater fake news e seu impacto na ciência?

Esta é a terceira vez que o evento é realizado no campus de Bauru, as edições anteriores aconteceram em 2005 e 2016.

Luís Victorelli (MTb 21.656)