Fale conoscoFacebookFlickr

Biblioteca – Bases de dados

Menu: Horário | Acervo | Acervo – Livros Eletrônicos (e-volution) | Catálogo (Dedalus) | Bases de dados | Revistas Eletrônicas | Serviços | Empréstimo Unificado | Novas Aquisições | SetoresFale Conosco

ÁREA DA SAÚDE 

Os usuários das Bibliotecas da USP têm acesso às principais bases de dados, nas mais diversas áreas do conhecimento, podendo ser de acesso aberto ou restrito.

Para utilizar as bases de acesso restrito, fora do ambiente da Universidade, é preciso o uso do VPN.



Para uma lista completa das bases disponíveis, clique aqui.

Acesso Público

PubMed/MEDLINE
http://www.pubmed.gov

PubMed é uma plataforma de busca da National Library of Medicine (NLM), que reúne registros da base de dados MEDLINE e registros únicos PubMed:

MEDLINE é a principal base de dados da National Library of Medicine (NLM), que abrange as áreas de medicina, enfermagem, odontologia, veterinária, sistemas de saúde, saúde pública e ciências pré-clínicas. Reúne referências de artigos de periódicos, a maioria com resumos e grande parte com links para os textos eletrônicos. As referências são indexadas conforme o vocabulário MeSH (Medical Subject Headings). Abrange mais de 5.200 periódicos biomédicos, em 60 idiomas. Seu principal período de cobertura é a partir de 1966, mas referências anteriores a este período (a partir da década de 40, incluindo alguns registros do século XIX) são acrescentadas anualmente à base.
PubMed: nos últimos anos, o serviço de busca PubMed disponibiliza outros tipos registros além do MEDLINE, ainda que em menor proporção, sendo:

* registros de artigos encaminhados pelos editores e que, portanto ainda não foram indexados, isto é, não foram conferidos e inseridos descritores MeSH;

* registros que estão sendo processados; os registros de periódicos indexados na base de dados MEDLINE receberão o descritor MeSH.

* registros de artigos de periódicos da coleção do PubMed Central e que não pertencem à seleção de periódicos da base MEDLINE. Neste caso, estes registros não serão indexados com os descritores MeSH, mas constarão as palavras-chave (keywords) dos autores.

* artigos/manuscritos de autores que receberam financiamento de agências americanas. Estes artigos podem ter sido publicados em revistas que não estão indexadas no MEDLINE.

Observações sobre a busca no PubMed:

  • A busca limitada aos descritores, no campo MeSH, recupera apenas registros MEDLINE. Os registros dos artigos recentes, sem indexação, não serão recuperados.


Tutoriais

 



LILACS
 – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
http://lilacs.bvsalud.org/

Base de dados em ciências da saúde, desenvolvida pelos Centros Cooperantes do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME). Disponibiliza registros a partir de 1982, de mais de 900 títulos de revistas de 19 países de América Latina e Caribe. Inclui também outros tipos de publicações, como teses, monografias, livros e capítulos de livros, trabalhos apresentados em congressos ou conferências, relatórios, publicações governamentais e de organismos internacionais regionais. A base de dados LILACS pode ser consultada a partir do Portal LILACS e também faz parte das fontes consultadas no Portal Regional da BVS e demais sites das BVS Regionais.

Fonte:
Portal Regional BVS – Produtos e Serviços
https://bvsalud.org/produtos-e-servicos

Tutoriais
Como pesquisar
http://lilacs.bvsalud.org/blog/2010/10/08/searching-lilacs/

Tutorial de Pesquisa LILACS
http://wiki.bireme.org/pt/index.php/Tutorial_de_pesquisa_LILACS


Portal Regional da BVS
http://bvsalud.org/


Tutoriais

Pesquisa na BVS  (vídeos tutoriais)
https://www.youtube.com/playlist?list=PLZkQ-JIKvi_0SryJBDy5pv0cDaCeQb0NV

Tutorial de Pesquisa
http://wiki.bireme.org/pt/index.php/Tutorial_de_pesquisa


SciELO.br
http://www.scielo.br


Tutoriais

SciELO – Saiba mais
https://www.scielo.org/pt/sobre-o-scielo

Usando o SciELO com ajuda do Google
http://odentistaeomundodotrabalho.blogspot.com/2009/10/tutorial-usando-o-scielo-com-ajuda-do.html


Acesso restrito aos usuários USP, a partir do site SIBiNet

Para utilizar as bases de acesso restrito fora do ambiente da USP, é preciso efetuar cadastro e configurar o computador para uso do VPN.

EMBASE (assinatura USP)
http://www.embase.com

A Embase é uma base de dados da empresa Elsevier, que tem como base a publicação Excerpta Medica Abstract Journal. Como base de dados, iniciou o serviço em 1974.Abrange a área da biomedicina e farmacologia, com mais de 32 milhões de registros, cobrindo mais de 8.500 periódicos, com data de publicação a partir de 1947. Em sua plataforma, oferece busca simultânea à base de dados MEDLINE, no entanto, distingue-se por reunir mais de 6 milhões de registros e mais de 2.900 periódicos exclusivos e pela inclusão de trabalhos de eventos, sendo mais de 2,3 milhões de resumos de eventos, referentes a mais de 7.000 eventos, itens não disponíveis no MEDLINE. Utiliza o vocabulário controlado Emtree, que se diferencia do MeSH pelo maior  número de descritores e sinônimos, especialmente na área de drogas e equipamentos médicos.

Fontes:
Briggs K, Crowlesmith I. EMBASE – the Excerpta Medica Database: quick and comprehensive drug information. Publishing Research Quarterly 1995 Sept; 11(3):51-60. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2FBF02680446.pdf

Embase
https://www.elsevier.com/pt-br/solutions/embase-biomedical-research

Embase Content
https://www.elsevier.com/solutions/embase-biomedical-research/embase-coverage-and-content

A Comparison of Emtree® and MeSH®
http://supportcontent.elsevier.com/Support%20Hub/Embase/Files%20&%20Attachements/4685-Embase_White%20Paper_Comparison%20of%20Emtree%20and%20MeSH_July%202015.pdf

Embase Indexing Guide
https://www.elsevier.com/__data/assets/pdf_file/0016/92104/Embase-Indexing-Guide.pdf

Tutorial
Embase Support Center
https://service.elsevier.com/app/home/supporthub/embase/

 


Web of Science (assinatura Capes)
https://www.webofknowledge.com/

Base de dados multidisciplinar que permite verificar para cada artigo quais as citações recebidas e quais as referências utilizadas. Permite ainda verificar o índice H de um autor.

Tutorial
Principal Coleção da Web of Science – Ajuda

https://images.webofknowledge.com//WOKRS532MR24/help/pt_BR/WOS/hp_search.html

 


 

Incites Journal Citation Reports (assinatura Capes)
https://jcr.clarivate.com/

Reúne diferentes análises e métricas sobre os periódicos indexados na Web of Science, dentre estes, o Fator de Impacto.

Tutorial
Incites Journal Citation Reports Help

https://help.incites.clarivate.com/incitesLiveJCR/overviewGroup/overviewJCR.html


 

Scopus (assinatura Capes)
http://www.scopus.com

Base de dados multidisciplinar que permite verificar para cada artigo quais as citações recebidas e quais as referências utilizadas.

Tutoriais
Scopus e Web of Science – Comparação
http://blogs.ua.pt/bibliotecainforma/?p=1859

Sobre a Scopus
https://www.elsevier.com/pt-br/solutions/scopus

Scopus – Guia de Referência Rápida (Português)
https://www.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Scopus_Guia%20de%20refer%C3%AAncia%20r%C3%A1pida_10.08.2016.pdf

Scopus Tutorials (Inglês)
https://service.elsevier.com/app/answers/detail/a_id/14799/c/10545/supporthub/scopus/

How do I search for a document?
https://service.elsevier.com/app/answers/detail/a_id/11213/c/10545/supporthub/scopus/related/1/


Atualizado em: 27/06/19