Fundação Lemann premia projeto de pesquisa da FOB e colaboradores
O projeto de pesquisa “Explorando os efeitos da CaneStat, uma nova proteína híbrida, na dinâmica da composição do proteoma e microbioma oral” foi premiado na competição de 2024 do “Lemann Brazil Research Fund”.
O projeto é de autoria de Magda Feres, do Departamento de Medicina Oral, Infecção e Imunidade, Escola de Medicina Dentária de Harvard, e Marília Afonso Rabelo Buzalaf, professora de Bioquímica e Cariologia e diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), da Universidade de São Paulo (USP); com os co-investigadores Eduardo H. de Souza Oliveira (Escola de Medicina Dentária de Harvard) e Carolina Ruis Ferrari (Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB da USP) e colaboradores Adriana Campos Passanezi Sant’Ana (Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB da USP) e Flávio Henrique da Silva (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar).
O projeto está relacionado ao projeto temático da professora Marília Buzalaf FAPESP (2019/26070-1) e à bolsa de doutorado FAPESP da Carolina Ruis Ferrari (Proc. 2021/14161-2).
A cerimônia de entrega dos cinco prêmios concedidos foi realizada no dia 4 de abril, na Universidade de Harvard, na cidade de Boston, nos Estados Unidos.
“Somos gratos a todos os nossos candidatos, que demonstraram tanto a amplitude dos interesses de pesquisa da Harvard no Brasil quanto a importância de nossa colaboração contínua com acadêmicos brasileiros”, disse John Shaw, vice-reitor de Pesquisa da Universidade de Harvard, e Harry C. Dudley professor de Geologia Estrutural e Econômica e professor de Ciência e Engenharia Ambiental da Universidade de Harvard.
Mark Elliott, vice-reitor de assuntos internacionais da Universidade de Harvard, e Mark Schwartz professor de História Chinesa e Asiática Central da Universidade de Harvard, enfatizou o impacto do Fundo de Pesquisa Lemann Brasil, observando que “através do apoio de longa data da Fundação Lemann, o Fundo Lemann tem sido uma força congregadora para uma comunidade docente dedicada à pesquisa internacional inovadora.”
Estabelecido em 2016 por meio de uma generosa doação da Fundação Lemann, o Fundo de Pesquisa Lemann Brasil apoia pesquisas relacionadas ao Brasil em todas as áreas relacionadas à educação, bem como pesquisas em qualquer outra área disciplinar realizada em parceria com Universidades brasileiras.
A PESQUISA
O objetivo da pesquisa é investigar os efeitos de um enxaguatório bucal contendo uma nova proteína híbrida em sua composição. O foco é compreender como essa solução influencia as proteínas presentes na película adquirida, uma fina camada que se forma sobre os dentes. Esta análise será realizada tanto em indivíduos saudáveis quanto em pacientes com gengivite.
Além disso, pretende-se avaliar o impacto a longo prazo desse enxaguatório bucal nas bactérias presentes na biofilme, com o propósito de entender melhor seus efeitos na saúde bucal ao longo do tempo.
Outra informação relevante é que foi a primeira vez que a Odontologia de Harvard foi agraciada com este prêmio, e foi com esta pesquisa que será realizada ao longo de 2024, na FOB em parceria com a UFSCar e as análises das amostras coletadas serão na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Jornalista responsável: Marianne Ramalho (MTb. 15.744)