\ Universidade de São Paulo - Sites > Universidade de São Paulo == > Destaques > Gestão e Assistência em Saúde no Sistema Único de Saúde

Gestão e Assistência em Saúde no Sistema Único de Saúde

O projeto “Formação Acadêmica em Cenários de Gestão e Assistência em Saúde no Sistema Único de Saúde” foi classificado na sexta posição dentre 142 projetos aprovados pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde).

O programa de abrangência nacional é do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, conduzido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que visa à qualificação da integração do ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde.

O PROJETO

Roosevelt Silva Bastos, professor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador geral do projeto informa que o mesmo contemplou uma parceria entre a FOB e a Unisagrado (Bauru-SP) para que mais profissões da área da saúde fossem contempladas, contando com a participação de alunos e professores dos cursos de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina da FOB, e de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da Unisagrado.

Com essa classificação serão oferecidas pelo Ministério da Saúde para o projeto da FOB-USP 61 bolsas para professores na função (um coordenador geral), 5 coordenadores de eixo e 5 tutores. Do serviço público terão 10 preceptores e 40 bolsistas de graduação.

Os cenários de práticas serão realizados em Unidades de Saúde da Família de Boraceia em Atenção Primária à Saúde.

Em Bauru serão realizadas atividades em cenários de prática de atenção secundária e terciária ligadas à Diretoria Regional de Saúde de Bauru (DRS-6), tais como o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST) e os hospitais Estadual e Manoel de Abreu.

O projeto está dividido em cinco eixos: Gestão do Trabalho em Saúde; Saúde do Trabalhador, Atenção Primária à Saúde, Atenção ao Paciente com Diabetes Mellitus e Atenção Hospitalar Interprofissional.

Os professores envolvidos com a proposta são: Márcia Gatti (Enfermagem/Unisagrado), Cássia Senger (Medicina/USP), Sérgio Trindade (Medicina/USP), Andrea Lopes (Fonoaudiologia/USP), Aline Aceituno (Fonoaudiologia/USP), Alessandra Mazzo (Enfermagem/USP), Bruno Martinelli (Fisioterapia/USP/Unisagrado), Rafael Casali (Medicina/USP), Paulo Santos (Odontologia/USP), Carlos Negrato (Medicina/USP) e Rodrigo Cardoso (Odontologia/USP).

“Estar entre as seis mais bem classificadas propostas reforça que estamos no caminho certo para a formação de recursos humanos em saúde de forma criteriosa na área da saúde coletiva, assim como ocorre nas áreas básicas e clínicas da FOB-USP” acrescenta o professor Roosevelt Silva Bastos.

O professor informa que o processo seletivo para participação como bolsista e colaborador do PET Saúde: Gestão e Assistência será realizado no mês de junho de 2022 e terá a vigência de 12 meses a partir de 27 de junho de 2022.

Foto: Tratamento odontológico (Divulgação)