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Aquisição de Equipamentos ou programas

RascunhoNorma para aquisição de equipamentos e programas de computadores


1. Introdução

Nesta norma estão definidas as diretrizes e procedimentos que devem ser observadas na aquisição de equipamentos computacionais, reposição de peças ou programas de computadores.

Por equipamentos computacionais entende-se computadores, monitores, dispositivos periféricos, suprimentos, ativos e passivos de redes de computadores e outros dispositivos que formam a parte física de um sistema computacional.

Por programas de computadores ou “software” entende-se por um conjunto de programas, processos, regras que formam a parte lógica de um sistema computacional.


2. Objetivos

Este documento tem como objetivo principal estabelecer diretrizes e procedimentos para solicitação de novos equipamentos e softwares e reposição de peças para equipamentos existentes.


3. Abrangência

Esta norma tem abrangência de toda a Faculdade de Odontologia de Bauru.


4. Equipamentos computacionais

 

4.1. Equipamento novo

Para aquisição de novos equipamentos listados abaixo deverão ser solicitados  via Ofício endereçado à Diretoria:

  • Computadores
  • Monitores
  • Impressoras e Multifuncionais
  • Suprimentos de impressoras
  • Nobreaks
  • Projetor de multimídia
  • Dispositivos auxiliares (Access Point, Digitalizador, …)

Equipamentos para fins administrativos deverá seguir um modelo padrão previamente definido pela Universidade. Equipamentos para outros fins dependerão das especificações necessárias.

4.1.1 Responsabilidade

A Chefia do departamento/setor  é o responsável pela solicitação de aquisição de equipamento.

4.1.2. Procedimento para solicitação

  1. O solicitante faz um Ofício endereçado à Diretoria solicitando novo equipamento, com a devida justificativa.
  2. A Diretoria analisa o Ofício e autoriza ou não, devolvendo ao solicitante um parecer. Em caso de dúvida, a Diretoria pode solicitar auxílio aos órgãos competentes para sanar questionamentos técnicos.
  3. Se AUTORIZADO, o solicitante faz uma Nova Requisição de Compra para a Assistência Financeira.

 

4.1.2.1 Papel da STI

  • O solicitante pode solicitar auxílio da STI para especificação do equipamento via chamado técnico.
  • A Diretoria ou a Assistência Financeira pode solicitar auxílio da STI para a especificação e eventuais dúvidas técnicas.
  • A STI auxiliará na definição das especificações, respeitando todas as definições descritas nesta norma.

 

4.2. Reposição de Peças

Para aquisição de peças defeituosas ou expansão, o usuário deverá abrir um chamado técnico no sistema de Service Desk da STI e solicitar a averiguação da(s) mesma(s).

  • Memória
  • Disco rígido de armazenamento
  • Placa de vídeo
  • Placa de rede
  • Fonte de alimentação
  • Mouse
  • Teclado
  • Bateria ou pilha

 

4.2.1 Papel da STI

  • A equipe técnica da STI, ao realizar o atendimento de um chamado técnico, identificará a necessidade de reposição ou expansão.
  • A STI solicitará a peça para a Assistência Financeira através de uma Requisição de Compra.

5. Programas de computador

 

5.1 Complementar à norma

Esta norma é complementar à Resolução Nº 4.754, de 10.05.2000.

5.2. Sistema operacional

Programa de computador básico.

5.2.1. Computador novo

 

5.2.2. Computador existente

Para atualização do sistema operacional.

5.2.2.1. Direitos

Tem direito de atualização do sistema operacional os seguintes computadores, desde que exista comprovação legal:

  • Computador registrado e identificado com número de patrimônio da Universidade.

 

5.2.2.2. Deveres

  • O usuário deve solicitar a análise da atualização do programa Sistema Operacional via chamado técnico.
  • A STI deve analisar o equipamento para averiguar a viabilidade técnica da atualização do Sistema Operacional.
  • A STI solicitará a licença para a Assistência Financeira através de uma Requisição de Compra.

 

5.3. Ferramenta de escritório: Microsoft Office

 

5.3.1. Direitos

Tem direito de solicitação do programa Microsoft Office os seguintes computadores, desde que exista comprovação legal:

  • Computador registrado e identificado com número de patrimônio da Universidade.

 

5.3.2. Equipamento novo

  • Todo equipamento novo, para fins administrativos, poderá adquirir uma licença do pacote de escritório Microsoft Office, desde que seja justificado seu uso pelo solicitante.
  • Equipamentos para outros fins, caso necessite do pacote de escritório Microsoft Office, deve providenciar a licença junto com a compra do equipamento.
  • A licença a ser fornecida pela Unidade é a Microsoft Office Standard (Word, Excel, PowerPoint)
  • O solicitante faz um Ofício endereçado à Diretoria solicitando a aquisição da licença.

 

5.3.3. Atualização de versão

A atualização de versão do pacote Microsoft Office deve ser feita através de aquisição de uma nova licença.

5.4. Formatação e reinstalação

No caso da necessidade de formatação de um equipamento que contém uma licença fornecida pela Universidade, deve-se observar as seguintes questões:

  • Deve-se ter cuidado para que a reinstalação não seja considerada, pela Microsoft, uma nova licença para não gerar custo.
  • Antes da formatação, o técnico deve entrar em contato com a Microsoft pelo telefone informando a situação.

 

5.5. Outras ferramentas

 

5.5.1. Licença institucional

A Universidade possui contratos para licenças institucionais de vários aplicativos científicos, que são distribuídas, dentro do limite especificado, para todos os interessados na Universidade.

Os aplicativos contratados estão disponíveis apenas para instalações em equipamentos da Universidade.

Para consulta da lista dos aplicativos disponíveis, bem como orientação da forma de obtenção, acesse o seguinte endereço: http://www.sti.usp.br/atendimento/faq/licenciamento-de-programas/licenca-institucional/

5.5.1.1. Licenças de programas para uso doméstico

Algumas das licenças institucionais estão disponíveis para uso em equipamentos domésticos dos usuários.

Para consulta da lista dos aplicativos disponíveis, bem como orientação da forma de obtenção, acesse o seguinte endereço: http://www.sti.usp.br/atendimento/faq/licenciamento-de-programas/licenca-institucional/

5.5.2. Licenciamento de programas educacionais

A Universidade tem programas que possibilita a aquisição de licenças de uso de produtos Microsoft, Adobe e Macromedia, com descontos significativos. Estas licenças são para instalações em equipamentos da Universidade e devem ser usadas exclusivamente para o exercício das atividades educacionais.

Para consulta da lista dos aplicativos disponíveis, bem como orientação da forma de obtenção, acesse o seguinte endereço: http://www.sti.usp.br/atendimento/faq/licenciamento-de-programas/licenciamento-de-programas-educacional/

5.5.2.1. Direitos

Tem direito de solicitação dos programas educacionais os seguintes computadores desde que exista comprovação legal:

  • Computador registrado e identificado com número de patrimônio da Universidade.

 

5.5.2.2. Deveres

  • O usuário deve solicitar a aquisição do programa, via chamado técnico, com a devida justificativa.
  • A STI deve analisar o equipamento para averiguar a viabilidade técnica
  • A STI solicitará a licença para a Assistência Financeira, através de uma Requisição de Compra

 

5.5.3. Outras licenças

Programas que não são disponíveis nos itens anteriores devem ser adquiridas, com as devidas licenças de direito de uso.

 

5.6. Gerenciamento e guarda das licenças e mídias

O solicitante é responsável pelo gerenciamento e guarda das licenças, tão quanto, toda a documentação comprobatória da aquisição e direito de uso (e-mail, nota fiscal, etiquetas de chave e autenticidade, entre outros).