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Perguntas frequentes

Como foi construído o servidor de impressão?

  • Utilizamos um software chamado PaperCut, onde ele fornece toda a interface Web para gerar relatórios, controles de usuários e afins. A base de usuários é a do SAD, já consolidada em nosso parque de informática.

O sistema armazena o quê do usuário?

  • Data e hora da impressão, quantidade de páginas e nome do documento.

O usuário pode verificar o que ele imprimiu, qual a contagem dele, etc?

O que são os custos que aparecem na tela quando eu entro no PaperCut para verificar a minha contagem de impressão?

  • É uma funcionalidade nativa do PaperCut para controle financeiro em ambientes que convém cobrar por impressão e afins. Pode ser ignorado, pois não se aplica ao nosso ambiente.

Pode ser gerado relatório por seção, por usuário, por impressão, por impressora, etc?

  • Pode.

Quem terá acesso aos relatórios?

  • Somente a diretoria e chefes de departamento, setores e seções. Permissão para a secretária está sendo discutida com a diretoria.

Haverá impressoras para que possamos imprimir sem ser contabilizado?

  • Não. A proposta da diretoria é justamente ter o relatório para controle e poder mensurar os gastos com papel e toner.

Posso fazer cópia? Usar o recurso xerox?

  • Não. Não é possível fazer o controle de usuário dessa forma. Se há necessidade de xerox, essa necessidade deve ser discutida diretamente com a diretoria.

A nomenclatura da impressora é essa mesmo? “\\sad.dominio….”?

  • Sim. Por limitações técnicas do sistema de impressão não foi possível trabalhar com um nome mais amigável. Dependendo de como é compartilhado, o protocolo SMB/CIFS necessita do caminho completo e único.
    Os usuários devem se orientar no final do nome, onde constam o setor/departamento abreviado e o modelo da impressora.

Vai haver algum tipo de bloqueio, de impressões máximas, total de páginas por mês para que cada usuário possa imprimir?

  • Até o presente momento não. A intenção principal é ter um relatório mensal de gastos de papel, bem como mensurar qual setor/departamento que gasta mais e quais as necessidades que devem ser redefinidas.

É possível imprimir de outra forma sem ser autenticado?

  • Não. A proposta é justamente ter todas as informações relacionadas às páginas gastas para que possa ser feito um relatório apontando a economia de materiais (toner e papel)

Posso imprimir em outras impressoras que não sejam do meu departamento?

  • É possível, mas é um recurso que não está liberado a pedido da diretoria para não gerar confusão entre departamentos/setores. A intenção é que seja liberado.

Existe a possibilidade de impressão confidencial?

  • Existe, mas estamos estudando ainda e vendo se é viável personalizar para cada necessidade.

Posso entrar num computador qualquer, autenticar com a minha senha e imprimir?

  • Pode, desde que o computador não esteja com a sessão anterior ativa e que esteja com alguma impressora do servidor.

Posso imprimir de outros computadores compartilhados ou dispositivos móveis na(s) impressora(s) do meu setor?

  • Sim. Para isso é possível imprimir através da página da sua conta onde você acessa as suas informações referentes às impressões.

É possível gerar o documento digitalizado em PDF e outros formatos?

  • Sim. Por padrão é mantido o formato PDF. Se houver necessidade de alternar os formatos e afins, instruções serão passadas ao departamento/setor para que isso seja possível.

O recurso de digitalização tem algum monitoramento?

  • Não. Mas todos do departamento/setor podem acessar o arquivo digitalizado, se o setor/departamento optou pelo modo compartilhado.

Quero digitalizar um documento confidencial e não gostaria que fosse para a pasta pública, o que faço?

  • Pode utilizar a opção *Digitalizar para USB*, levando consigo um pendrive formatado no sistema de arquivo FAT32.