Fale conoscoFacebookFlickr

Videoconferência

O que é videoconferência?

O objetivo da videoconferência é colocar em contato, através de um sistema de vídeo e áudio, duas ou mais pessoas ou instituições separadas geograficamente.


Quais os tipos de conexão:

Quando a conexão envolve dois locais, é denominada “ponto-a-ponto”.

A conexão de mais de dois pontos (uma reunião com representantes de todos os campi da USP, por exemplo), é chamada de “multiponto”. Para conexões multiponto é necessário um equipamento chamado Multipoint Control Unit (MCU). A USP possui um equipamento destes no campus Butantã e que atende a todas as Unidades.


Quais as formas de videoconferência?

Videoconferência propriamente dita é aquela realizada com equipamento específico para este fim instalado em todos os locais envolvidos. Este equipamento possui câmera de alta definição, microfones profissionais uni ou multidirecionais, e possui um protocolo de comunicação que torna a qualidade e confiabilidade da transmissão bem parecidos com a qualidade de imagem e som transmitidos por um canal de televisão. É altamente recomendada a utilização deste tipo de videoconferência para reuniões oficiais, defesas de tese e eventos de maior porte.

Webconferência é uma videoconferência mais simples e informal, que envolve apenas a conexão entre computadores, via internet, que pode ser realizada utilizando-se um notebook comum, que possua webcam integrada ou externa, conectada via usb, e softwares simples como Skype, Hangouts, Adobe Connect, WebEx etc.


Quais as possibilidades de videoconferência disponibilizadas pela Seção Técnica de Informática?

A STI-FOB dispõe de uma Sala de Videoconferência com capacidade para 20 pessoas equipada com equipamento profissional ligado a duas TVs de 55 polegadas ou a um projetor multimídia, um notebook e webcam externa.

Para eventos maiores, em outras salas de aula ou no Teatro Universitário, é possível montar um equipamento de videoconferência ligado a um projetor multimídia, utilizando o sistema de som da sala.

Para webconferências utilizando Skype ou outro software, a STI-FOB presta a assessoria necessária para conexão e ligação com projetor e sistema de som. Neste caso, notebook, webcam externa e quaisquer outros acessórios devem ser providenciados pelo solicitante.


Como solicitar a assistência da STI-FOB para vídeo/webconferências?

ATENÇÃO:

  • as solicitações de videoconferências deverão ser realizadas com, no mínimo, três dias úteis de antecedência ao evento;
  • só cadastre o chamado no helpdesk quando tiver todos os dados solicitados no formulário. Chamados abertos com o formulário incompleto serão automaticamente encerrados;
  • não serão realizadas pré-reservas da Sala de Videoconferências;
  • todos os eventos que tiverem previsão de público para até 20 pessoas deverão ser prioritariamente realizados na Sala de Videoconferências da STI-FOB. Caso a conexão tenha que ser realizada em outro local, verifique a disponibilidade da sala desejada com o respectivo responsável e, se for utilizar equipamento de videoconferência, ligue nos ramais 35-8236 ou 35-8696 para verificar a disponibilidade do equipamento móvel para o período desejado.

Cadastre um chamado técnico no helpdesk da STI, no endereço: https://chamados.bauru.usp.br/

Clique em “Abrir chamado” e faça a autenticação utilizando seu e-mail USP e a senha única.

Dentro do sistema clique em “Chamados”, no canto superior esquerdo, e depois clique em “Novo chamado”. Siga o preenchimento de todos os campos colocando em “*Para:” Informática FOB e, em “Serviço:” Videoconferência e, abaixo, “Agendamentos”.

Automaticamente será carregado um formulário específico para este tipo de solicitação.