\ Universidade de São Paulo - Sites > Universidade de São Paulo == > Destaques > Odontologia da USP (FOB, FORP e FO) é classificada em primeiro lugar mundial no Ranking SCImago

No ranking internacional SCImago Institutions Rankings (SIR), elaborado anualmente pelo laboratório de pesquisa SCImago Lab, ligado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Espanha, a USP subiu 14 posições e a área da Odontologia foi considerada a melhor. O ranking avaliou mais de 7.500 instituições em todos os continentes

A USP passou da 61ª para a 47ª posição mundial, sendo a universidade latino-americana mais bem classificada. Uma das novidades do ranking da SCImago deste ano foi a classificação em 19 diferentes áreas do conhecimento.

Nesse ranqueamento, a USP teve quatro cursos classificados entre os dez melhores do mundo – Agricultura e Ciências Biológicas, Odontologia, Farmacologia, Toxicologia e Ciências Farmacêuticas e Medicina Veterinária –, sendo a área de Odontologia considerada a melhor entre todos os cursos avaliados, ocupando a primeira posição na classificação mundial dentre as quase 700 instituições ranqueadas.

A área da Odontologia da USP é representada pelas unidades Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) e Faculdade de Odontologia (FO), em São Paulo.

O diretor da FOB-USP, Carlos Ferreira dos Santos, diz que “ver a USP tão bem classificada nesse ranking Internacional é motivo de orgulho para toda a Universidade e ver a Odontologia, com suas unidades FOB, FORP e FO, como a primeira do mundo é muito importante e reflete todo o trabalho que é feito nessas unidades em prol da pesquisa, da inovação porque esse é o nosso dia a dia. Quero dizer que essa é uma resposta importante para a população do estado de São Paulo que nos mantém aqui por meio do pagamento do ICMS”.

O dirigente lembra de outras fontes de investimentos como Fapesp (estadual) e CAPES e CNPq (federal) e colaborações com instituições internacionais que “permitem o aporte financeiro para a realização de pesquisas em parcerias com colegas do exterior. Portanto, esse ranking é o coroamento de um trabalho não apenas dessa gestão, mas de todas as as gestões da história da FOB, com seus 59 anos, e também da história das irmãs FORP e FO”.

O trabalho em equipe também foi destacado. “Esta conquista reflete o trabalho de todos dessas 3 unidades, servidores docentes, servidores técnico-administrativos que auxiliam nos trabalhos de pesquisa, os alunos de iniciação científica da graduação, os alunos de mestrado, doutorado, os pós-doutorandos e outros pesquisadores. É um momento para agradecermos a todas essas pessoas que fazem com que a USP tenha essa conquista de ter a Odontologia em primeiro lugar nesse ranking Internacional, porque são as pessoas que fazem isso acontecer, com muito esforço pessoal e também coletivo”, finaliza o diretor.

Pesquisa, Inovação e Impacto Social

O SCImago Institutions Rankings (SIR), divulgado no dia 14 de abril, avalia instituições de ensino superior e de pesquisa classificando-as por um indicador composto que combina três conjuntos diferentes de métricas com base no desempenho em pesquisa, resultados de inovação e impacto social medido por sua visibilidade na web.

Um diferencial desta classificação é que ela avalia não apenas universidades, mas também outras entidades que realizam pesquisa, como empresas, órgãos governamentais e instituições não governamentais. Nesta edição, foram avaliadas mais de 7.500 instituições do mundo todo.

No ranking latino-americano, a segunda colocação foi ocupada pelo Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas, da Argentina, seguida pela Universidade Nacional Autônoma do México, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No quesito Pesquisa, os principais critérios estão relacionados ao impacto científico, especialização temática, quantidade de publicações e colaboração internacional com redes de outras instituições. Nesse item, a USP é considerada a universidade latino-americana que mais publicou artigos científicos entre os anos de 2015 e 2019, indexados na base de dados científicos Scopus – que é produzida pela editora holandesa Elsevier e é considerada uma das maiores do mundo, englobando mais de 20 mil periódicos especializados.

Em relação à Inovação, a USP ficou na sexta colocação na América Latina. No quesito Impacto Social, que analisa a visibilidade na web, a USP obteve a 43º posição na classificação geral entre 180 instituições classificadas.

Luís Victorelli, com informações da jornalista Adriana Cruz, Assessoria de Imprensa da Reitoria da USP/Jornal da USP. Foto: Denise Guimarães.