\ Universidade de São Paulo - Sites > Universidade de São Paulo == > Eventos > Ortodontia precoce é tema de Julho Laranja

Ortodontia precoce é tema de Julho Laranja

A campanha Julho Laranja está sendo realizada nesse mês, e foi lançada em 2019 numa iniciativa da cirurgiã-dentista de Brasília, Dra. Cibele Albergaria, baseada em uma série de postagens nas redes sociais da cirurgiã-dentista Daniela Garib, chamando a atenção para a importância e benefícios do tratamento ortodôntico precoce.

Daniela Garib é professora associada de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da Universidade de São Paulo (USP).

A professora tem divulgado a campanha e fomentado argumentos da importância da prevenção como a maior expressão de bem-estar que o ser humano pode experimentar na área da saúde.

Colaboram com a campanha a Dra. Patricia Freitas de Brasília, e o conselheiro do Conselho Regional de Odontologia (CRO) do Distrito Federal (DF) Dr. Ricardo Paulin.

Cibele Albergaria escolheu a cor laranja por ser vibrante, e a professora Daniela Garib escolheu o mês de julho por ser um mês de férias de inverno em que a família pode dedicar-se à prevenção em saúde.

Desdobramentos da campanha

A campanha tem repercutido positivamente em todo o Brasil e na América do Sul. Em 2020, o Palácio do Planalto acendeu as luzes laranjas em apoio à campanha. Esse ano, além do Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Ministério da Saúde estão iluminados com a cor laranja durante o mês de julho.

No Campus da USP de Bauru, os alunos de graduação em Odontologia são orientados para que a primeira consulta deve ocorrer dos 5 aos 7 anos de idade, por volta da exfoliação dentária (quando ocorre a queda do primeiro dente de leite).

Quando a criança tem acesso à ortodontia antecipadamente à adolescência, o ortodontista pode monitorar o crescimento facial e o desenvolvimento da dentição, prevenindo complicações e simplificando as intervenções.

Segundo a professora Daniela Garib, essa campanha visa educar as famílias bem como os cirurgiões-dentistas clínicos gerais de que o primeiro exame ortodôntico da criança, tanto em nível de saúde pública como em clínicas privadas, deve ocorrer cedo, dos 5 aos 7 anos de idade.

Com isso, a campanha objetiva corrigir o conceito equivocado de que a ortodontia só pode ser realizada nos jovens com todos os dentes permanentes na boca.

Há irregularidades dentofaciais, que apresentam resolução muito mais simples quando abordadas na criança em comparação ao adolescente ou adulto.

Existe um conjunto de evidências dos benefícios do monitoramento e intervenções ortodônticas e ortopédicas precoces para simplificação do tratamento, aumento da autoestima, incremento da qualidade de vida, melhora do status psicossocial, e ganhos funcionais em atividades vitais como a boa qualidade da respiração e do sono.

É durante a infância, que a criança deve ser educada para desenvolver o hábito de boa higiene oral ao longo de toda a vida. Um dos slogans da campanha é “Cuidados precoce, sorriso para toda a vida”.

Os pais devem sempre seguir as instruções profissionais e motivar as crianças para a disciplina dos bons hábitos de higiene, incluindo nesse caso a higiene oral.

Foto: Congresso Nacional iluminado com a cor laranja