Programa Prática Profissionalizante em Odontologia Para Pacientes Sistematicamente Comprometidos – 2020

Período de realização: 02/03/2020 a 04/12/2020

INSCRIÇÕES:

• Online:  13/01/2020 a 07/02/2020

Procedimento de Inscrição: acessar o link abaixo e fazer o preenchimento da ficha de inscrição. https://uspdigital.usp.br/apolo

• Número de vagas:06 (seis) – Carga horária total: 244 horas
  • Frequência: 12 horas semanais, divididas em 3 períodos, sendo: 3ª-feira (tarde), 6ª-feira (manhã) e mais um período entre segunda à sexta-feira a ser combinado com a Coordenação do Curso.

SELEÇÃO:

• Prova Escrita, Entrevista e Avaliação do Currículo Lattes – 14/02/2020, 6ª-feira, 14:00 horas
    Local da Prova e Entrevista: Centro de Pesquisas Clínicas da FOB

Obs.: No dia da prova o candidato deverá apresentar os documentos pessoais (RG e CPF) e trazer o Histórico Escolar e o Currículo Lattes impressos para avaliação.

MATRÍCULA DOS APROVADOS:

Os aprovados deverão comparecer dia 27/02/20, na Secretaria do Departamento de Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia, das 08:00 às 12:00 ou das 13:30 às 16:00 para realização da Matrícula no Programa, com a seguinte documentação:

• Cópia do Diploma, ou, na sua ausência, atestado/declaração de conclusão do curso de Graduação da Instituição de Ensino Superior;
  • Cópia do RG e CPF (não pode ser CNH)
  • Cópia do CRO-SP (OBRIGATÓRIO)
  • Estrangeiros: além da documentação acima, entregar também: Cópia do Passaporte com visto de estudante (temporário), Cópia do CRO–SP (temporário) (OBRIGATÓRIO), termo de compromisso atestando estar inscrito em um único curso de Pós-Graduação latu sensu (Modelo CCEx)
  • atenção: a matrícula somente será efetivada com a entrega de toda a documentação acima.

Informações:

Secretaria do Departamento de Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia
Contato: Luciana    Telefone (14)3235-8258    E-mail: luciana@fob.usp.br

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Conteúdo:
1. Pacientes oncohematológicos
2. Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas
3. Complicações bucais da terapia antineoplásica
4. Manejo odontológico de pacientes com distúrbios de coagulação
5. Biossegurança
6. Uso do laser terapêutico em oncologia
7. Prática no Centro de Pesquisas Clínicas da FOB – Ambulatório de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Bibliografia:

1. Tomasi, AF. Diagnóstico em Patologia bucal. 3ªed. São Paulo: Pancast Editorial, 2014.
2. Greenberg, MS; Glick, M. Medicina Oral de Burket – Diagnóstico e Tratamento. Edição: 10ª / 2008.
3. Santos, PSS; Soares Jr., LAV. Medicina Bucal – A Prática Na Odontologia Hospitalar – Editora Santos (Grupo GEN) – 1ª edição/2012.
4. James W. Little… [et al.]. Manejo odontológico do paciente clinicamente comprometido sistemicamente – Rio de Janeiro: Elsevier, 7ª edição/2008.
5. Regezi, Sciubba, Jordan. Patologia Oral – correlações clínicopatológicas –, Elsevier, 5ª edição/2008
6. Neville, Damm, Allen, Bouquot Patologia Oral e Maxilofacial – Elsevier, 4ªedição/ 2014.
7. Haddad et al. Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais – Editora Santos, 1ª edição/2007.
8. Garcez, Ribeiro, Nuñez. Laser de baixa potência: Princípios básicos e aplicações clínicas na Odontologia – Elsevier, 1ª edição/2012.
9. Santos PSS, Mello WR, Coracin FL, Baldan RCF. Odontologia em transplante de órgãos e tecidos. 1ª ed. Editora CRV, 2018.
10. Picciani BLS, Santos PSS, Soares Jr. LAV, Santos BM. Diretrizes para atendimento odontológico de pacientes sistemicamente comprometidos. 1ª ed. Editora Quintessence, 2019.

Forma de avaliação: Avaliação do desempenho em clínica; apresentação de seminários.

Professores Responsáveis:
Prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva Santos