Programa Prática Profissionalizante em Radiologia Odontológica e Imaginologia – 2018

PROGRAMA DE PRÁTICA PROFISSIONALIZANTE EM RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA
Período de realização do curso: 07/05/2018 a 14/12/2018

INSCRIÇÕES:

Online: 26/03/18 a 20/04/18

Procedimento de Inscrição:  acessar o link abaixo e fazer o preenchimento da ficha de inscrição. https://uspdigital.usp.br/apolo

. Número de vagas: 02 (duas)

. Seleção: Prova Escrita e Avaliação do Currículo Lattes para os inscritos-  24/04/2018, terça-feira, 14:30, na Sala de Interpretação Radiográfica

Obs.: No dia da prova o candidato deverá apresentar os documentos pessoais (RG e CPF) e trazer o Histórico Escolar e o Currículo Lattes impressos para avaliação.

. Matrícula dos aprovados: Os aprovados deverão comparecer dia 03/05/2018, na Secretaria do Departamento de Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia, das 08:00 às 12:00 ou das 13:30 às 16:30 para realização da Matrícula no Programa, com a seguinte documentação OBRIGATÓRIA:

* Cópia do Diploma, ou, na sua ausência, atestado/declaração de conclusão do curso de Graduação da Instituição de Ensino Superior;
      * Cópia do RG e CPF (não pode ser CNH)
      * Cópia do CRO-SP
      * Estrangeiros: além da documentação acima, entregar também: Cópia do Passaporte com visto de estudante (temporário), Cópia do CRO-SP (temporário), termo de compromisso atestando estar inscrito em um único curso de Pós-Graduação latu sensu (Modelo CCEx – Solicitar na Secretaria)

. OBS: A MATRÍCULA SOMENTE SERÁ EFETIVADA COM A ENTREGA DE TODA A DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA ACIMA.

Objetivo:
Oferecer aos cirurgiões-dentistas já formados a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos na área de Radiologia e Imaginologia. Na pratica profissionalizante, os alunos aprenderão os métodos e técnicas convencionais, bem como as novidades da Radiologia Odontológica e Imaginologia.

Atividades Práticas:
Participar das atividades na Clínica de radiologia da FOB-USP, laudos radiográficos das imagens extra-orais, intra-orais e tomográficas e realizar exame clínico se necessario.
Estudo de interpretação radiográfica e seminários de literatura sobre os temas abordados em aulas teóricas.
Reconhecer os sinais radiográficos das lesões do complexo maxilofacial, de caráter benignas e malignas, tanto os de origem local como repercussão de doenças sistêmicas.
Ser capaz de diagnosticar ou suspeitar das afecções dos dentes e dos maxilares, bem como de todo o sistema estomatognático.

Informações:
Secretaria do Departamento de Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia
Contato: Luciana    Telefone (14)3235-8258    E-mail: luciana@fob.usp.br

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Conteúdo:

1. Fundamentos físicos da Radiologia
2. Histórico dos raios X e Produção dos Raios X
3. Aparelhos de raios X odontológicos
4. Princípios de formação da imagem radiográfica
5. Filmes radiográficos e Processamento Radiografico
6. Fatores que interferem na Imagem Radiografica
7. Efeitos biológicos dos Raios X e proteção
8. Técnicas radiográficas intraorais
9. Técnicas radiográficas extraorais
10. Metodos recentes de diagnóstico por imagem
11. Tomografia Computadorizada Feixe Conico
12. Estudo radiográfico das lesões dentárias e do complexo maxilo-mandibular
13. Estudo radiográfico das anomalias dentárias e do complexo maxilo-mandib ular
14. Estudo radiográfico dos cistos dentários e do complexo maxilo-mandibular
15. Estudo radiográfico dos processos não neoplásicos do complexo maxilo-mandibular
16. Estudo radiográfico dos tumores do complexo maxilo-mandibular

Bibliografia:
1- CAPELOZZA, A.L.A.; CARVALHO, I.M .; FREITAS, J.A.S.; ALVARES, L.C. Anatomia radiográfica em Odontologia. Bauru, 1999. HRAC-USP/FUNCRAF. |CD Rom didático|.
2- CASATI ALVARES, L.; TAVANO, O. Curso de radiologia em odontologia. 5ed. São Paulo, Ed. Santos, 2009
3 – FREITAS, A.; SOUZA, I.F.; SOUSA, I.F. Radiologia odontológica. 6ed. São Paulo, Artes Médicas, 2004.
4 – HIGASHI, T.; SHIBA, J.K.C.; IKUTA, H. Atlas de diagnóstico oral por imagens. 2ed. São Paulo, Ed. San tos, 1999.
5- LANGLAIS, R.P.; LANGLAND, O.E.; NORTJÉ, C.J. Diagnostic imaging of the jaws. Philadelphia, Williams & Wilkins, 1995.
6 –  MANSON HING, L.R. Fundamentals of dental radiography. 3ed. Philadelphia, Lea & Febiger, 1990.
7- NEVILLE, B.W ., DAMM, D. D., ALLEN, C.M., Patologia Oral e Maxilofacial, 4 ed. Elsevier, Rio de Janeiro, 2016.
8- GOAZ, P.W.; WHITE, S.C. Oral Radiology : principles and interpretation. 7ed. St. Louis, Elsevier, 2014.
9- PA SLER, F.A. Atlas de radiología odontológica. Barcelona, Masson-Salvat, 1992.
10- PASLER, F.A. Color atlas of dental medicine radiology. New York, Thieme, 1993.
11- PASLER, F.A. Radiologia odontológica. 3ed. Rio de Janeiro, Editora Médica e Científica, 1999. 457p.
12 – Shear,Mervyn , M. Speight,Paul. Cistos da região bucomaxilofacial. 4ed. São Paulo , Ed. Santos, 2011 .
34- VOGL, T.J.; JÖRN, B.; MARTINMACK, W.S. Diagnóstico diferencial por imagem da Cabeça e pescoço. Rio de
Janeiro, Livraria e Editora Revinter Ltda, 2003.
35- WANDER, P.; GORDON, P. Dental photogra phy. London, William Cloves, 1987.
36- WHAITES, E. Princípios de radiologia odontológica. 3ed. Porto Alegre, ARTMED, 2003.
37- WHITE, S.C.; PHAROAH, M.J. Oral Radiology: Principles and Interpretation, 5ed., Mosb y, St. Louis, 2004.
38- WUEHRMANN, A.H.; MANSON HING, L.R. Radiologia dentária. Rio de Janeiro, Koogan, 1985.

Professores Responsáveis:
Profa. Dra. Cassia Maria Fischer Rubira (Coordenadora)
Profa. Dra. Izabel Regina Fischer Rubira de Bullen (Vice-Coordenadora)