Fale conoscoFacebookFlickr

CPC – Centro de Pesquisa Clínica

 

CPC – Centro de Pesquisa Clínica
Centro de Pesquisa Clínica

O Centro de Pesquisa Clínica da FOB USP atua em duas grandes frentes primordiais, visando oferecer atendimento odontológico de forma integrada e de qualidade diferenciada para a sociedade, conciliando atividades de ensino, pesquisa e extensão. O serviço é gratuito ao paciente.

O Centro de Pesquisa Clínica da FOB USP, criado em 2015, atua em duas grandes frentes primordiais, visando oferecer atendimento odontológico de forma integrada e de qualidade diferenciada para a sociedade, conciliando atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em 2022, dois novos grupos foram integrados com ações específicas, somando a prestação de serviço à comunidade de forma integrada, o Centro de Pesquisa em Dor Orofacial (CPDOF) e o Centro Avançado Translacional do Obeso (CATO). Todo serviço oferecido no centro é gratuito ao paciente.

Por meio da Clínica de atendimentos a Pacientes Especiais, uma equipe multi e interdisciplinar presta assistência integrada com foco nas necessidades odontológicas a pacientes oncológicos, transplantados de órgãos e tecidos e pacientes com doenças reumatológicas autoimunes, referenciados pelos centros de atendimento dos respectivos tratamentos médicos. Simultaneamente, contribui na formação dos alunos de pós-graduação e graduação quanto ao manejo odontológico especial a estes pacientes e cria a acessibilidade à população oncológica a terapêuticas antes não existentes na cidade e região de Bauru. Ao integrar profissionais da área de fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e áreas afins, oferece abordagem integrativa.

Ainda nesse espaço, funciona o Centro de Pesquisa Clínica, onde todas as áreas da Odontologia e afins desenvolvem projetos eticamente aprovados que possam acompanhar particularidades dos pacientes odontológicos e gerando simultaneamente benefícios diretos e indiretos. Nesses projetos, equipes de alunos de pós-graduação e graduação, sob a orientação de um pesquisador docente responsável conta com o apoio de equipe técnica e de infraestrutura no seu desenvolvimento.

O Centro de Pesquisa em Dor Orofacial (CPDOF) é um centro de pesquisa lotado nas dependências do Centro de Pesquisa Clínica (CPC) da FOB-USP, com caráter de pesquisa, ensino e extensão, apropriado para a realização de pesquisas em seres humanos sobre Dor Orofacial com objetivo de contribuir com a ciência e com assistência a saúde, contando com organização de agendamento, centralização dos dados e de equipamentos.

O Centro Avançado Translacional do Obeso (CATO)é um centro destinado à pesquisa, ao ensino e à extensão em prática clínica, para oportunizar o treino de habilidades e competências para o cumprimento de metas estabelecidas para as atividades de solidariedade e internacionalização, resguardando a essência do compromisso acadêmico da FOB e das metas estabelecidas pela Organização Pan Americana de Saúde, para assegurar o cuidado ao paciente obeso.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Horário de funcionamento:

Segunda à sexta-feira, das 08:00h-11:30 e 14:00-17:30h

Agendamento do espaço: os pesquisadores e profissionais devem pré reservar mediante agendamento na recepção previamente. Em caso de desistência, devem comunicar imediatamente a recepção via email ou no ramal.

Email geral de contato: cpc@fob.usp.br

Equipe

Coordenador Geral – Vice-diretor da FOB – Prof. Dr. Carlos Ferreira dos Santos

Coordenadora de Pesquisas Clínicas – Profa. Dra. Linda Wang

Coordenador de Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais – Prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva Santos

Centro de Pesquisa em Dor Orofacial (CPDOF) Prof. Dr. Paulo César Rodrigues Conti

Centro Avançado Translacional do Obeso (CATO) – Profa. Dra. Silvia Helena de Carvalho Sales Peres

 

Anderson Prestes – Técnico Administrativo – 14 3235 8229 – ramal 358229 – anderprestes@fob.usp.br

Luciana Viti Betti – Cirurgiã-Dentista – lucianavb@fob.usp.br

Marcelo Junior Zanda – Cirurgião-Dentista – marcelozanda@fob.usp.br

Poliane Simalha de Araújo Losila – Técnica de Laboratório – 14 3226 6132 – ramal 266132 – polianearaujo@usp.br

Sueli Ribeiro Rangel da Silva – Auxiliar de Laboratório – 14 3226 6132 – ramal 266132 – suelirrs@fob.usp.br

Walderez Pereira Alves – Assistente Social – 14 3235 8302 – ramal 358302 – walderez@fob.usp.br

Normas/ Formulários para Desenvolvimento de Pesquisas Clínicas

Os formulários a seguir referem-se aos documentos a serem lidos com a apresentação de regulamentação interna vigente, cadastro de equipe e dados principais do projeto de pesquisa clínica a ser desenvolvido.

Essa documentação completa preenchida e assinada deve ser entregue em horário de funcionamento na recepção do setor. Após análise, a equipe será informada e autorizada a utilizar nos termos vigentes.

A responsabilidade de cada pesquisador e do setor é apresentada de acordo com a dinâmica de funcionamento institucional, seguindo cuidados éticos e de biossegurança necessários para propor o melhor benefício aos indivíduos participantes.

Formulários:

01- Cadastro interno
02- Check List / Regulamento interno
03- Termo de responsabilidade
04- Consort+2010+Checklist
05- Consort+2010+Flow Diagram

Estrutura

O prédio do Centro de Pesquisa Clínica é térreo e de fácil acesso, contando com estrutura para a recepção de pacientes com necessidades especiais, com limitações de deslocamento.

Sala de recepção: Conta com uma estrutura climatizada com capacidade para 20 pessoas e equipada com televisor.

 

Clínicas I e II:Com dois espaços climatizados distintos, com 7 e 2 cadeiras odontológicas completas, o serviço clínico atende de forma agendada exclusivamente pela administração local e planejada entre as suas atividades principais. Além das equipes específicas de atendimento, conta com dois profissionais cirurgiões-dentistas em escalas para o atendimento de suporte dessas frentes. Apresenta moderna estrutura de sistema de informatização de dados vinculado ao sistema geral da universidade. As radiografias também contam com estrutura digitalizada, proporcionando maior qualidade de diagnóstico e acompanhamento odontológico. A composição tecnológica está sendo ampliada por equipamentos de laser e de escaneamento intra-oral.

Sala de Laserterapia: Especialmente os pacientes oncológicos em tratamento ou pós tratamento sofrem de mucosite, sendo a laserterapia um procedimento que oferece alívio. Para as aplicações, há a necessidade de cuidados particulares para a segurança de aplicação que é realizada em sala reservada.

 


Sala de aula:
Os casos clínicos são constantemente estudados e compartilhados com base em evidências científicas. Esse anfiteatro comporta 20 participantes sendo equipado com um aparelho televisor que permite debates entre os pesquisadores, compartilhamento de experiências e reuniões que enriqueçam as atividades fins.

 

Consultórios multidisciplinares: Pelo caráter integrativo, há um espaço para que profissionais da área de fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, enfermagem, medicina, psicologia e outras frentes possam intensificar o atendimento humanizado e holístico.

 

Salas de suporte: Para um funcionamento mais efetivo, o centro também apresenta um expurgo para limpeza dos instrumentos, uma sala de revelação para melhor processamento das radiografias e análise, bem como uma sala de apoio de material e equipamento.

Para falar conosco

Centro  de Pesquisa Clínica – CPC
Faculdade de Odontologia de Bauru – USP
Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75
Bauru-SP
CEP 17012-901
Tel.: 14-3235-8229

 

ou use o formulário abaixo