\ Universidade de São Paulo - Sites > Universidade de São Paulo == > Destaques > USP realiza estudo sobre voz e transgeneridade

USP realiza estudo sobre voz e transgeneridade

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), ambas da USP, buscam voluntários para estudo sobre atendimento em voz e comunicação às pessoas transgênero.

Para participar, é necessário ser fonoaudiólogo, médico otorrinolaringologista ou cirurgião de cabeça e pescoço ou estudante de graduação em Fonoaudiologia ou Medicina, com ou sem experiência clínica.

Os participantes podem responder um questionário on-line neste link sobre o conhecimento em relação à transgeneridade e voz e comunicação de pessoas transgênero, que tem a duração de cinco minutos.

Após o resultado das respostas do formulário, o grupo de pesquisadores vai desenvolver materiais informativos e educativos sobre o assunto para profissionais e estudantes da área de Fonoaudiologia e Medicina.

Os Cuidados em Saúde e Comunicação de Pessoas com Incongruência de Gênero é um projeto de extensão universitária que está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e tem financiamento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.

O trabalho tem como coordenadora a professora Alcione Ghedini Brasolotto, da FOB, e vice-coordenadora a professora Aline Epiphanio Wolf, da FMRP.

Além disso, participam do projeto os professores Sérgio Henrique Kiemle Trindade e Kelly Cristina Alves Silvério, ambos da FOB, e Lucia Alves Silva Lara, da FMRP; a doutoranda Aline Oliveira Santos, da FOB, e alunos bolsistas e voluntários que cursam do segundo até o quarto ano de Fonoaudiologia ou Medicina.

Mais informações: aline.oliveira@usp.br

Fonte: Giovanna Grepi / Jornal da USP