\ Universidade de São Paulo - Sites > Universidade de São Paulo == > Destaques > Pesquisa analisa linguagem oral de bebês

Pesquisa analisa linguagem oral de bebês

“Potencial evocado auditivo cortical como preditor de alterações na aquisição e desenvolvimento da linguagem” é o nome da pesquisa de pós-doutorado de Eliene Silva Araújo.

O trabalho está sendo desenvolvido com a supervisão de Kátia de Freitas Alvarenga, professora doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

O trabalho é vinculado ao grupo de pesquisa denominado Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA) do Campus USP de Bauru, homologado pela USP e registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 1990.

A PESQUISA

A pesquisa pretende definir marcadores do desenvolvimento do córtex auditivo (parte do cérebro responsável pela audição), durante o primeiro ano de vida, como sinalizador de risco para alterações na aquisição da linguagem oral (fala).

A faixa etária a ser pesquisada será de 5 ou 6 meses de idade, ou até 8 meses para prematuros.

Foi elaborado um formulário para que a mãe ou o responsável registre o interesse em participar da pesquisa, com informações que viabilize o contato para esclarecer sobre a pesquisa e a idade do bebê.

Os interessados devem entrar em contato com a pesquisadora no formulário que pode ser acessado pelo link: https://bityli.com/acompanheseufilho  e podem responder o formulário, sendo que a pesquisadora vai entrar em contato para explicar melhor o projeto em andamento.

Ao invés de responder o formulário no Google Forms, os pais ou responsáveis que preferirem entrar em contato direto com a pesquisadora podem fazê-lo no e-mail: eliene.araujo@ufrn.br ou no WhatsApp (84) 99840-8206.