Pesquisa da Medicina premiada em Simpósio Internacional da USP
O trabalho “Estudo dos efeitos da diapocinina em células de diferentes cânceres“ de Matheus Menão Mochetti, aluno do 2º ano do Curso de Medicina da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) foi premiado com o 1º lugar no Flash Talks em Ciências da Saúde pelo júri da Etapa Internacional do 29º SIICUSP – Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.
O trabalho de Iniciação Científica teve como orientador Rodrigo Cardoso de Oliveira, chefe do Departamento de Ciências Biológicas e vice-coordenador do Curso de Medicina da FOB-USP.
“É uma grande honra e alegria ter nosso trabalho reconhecido nesse importante evento! Gratidão a todos envolvidos: nossa equipe de alunos, servidores e colaboradores. Muito obrigado ao apoio da nossa querida FOB!” ressalta o vice-coordenador do Curso de Medicina.
O aluno Matheus Menão Mochetti expõe o significado dessa premiação. “Fico muito honrado pela oportunidade de participar do grupo de pesquisa e de poder conhecer um pouco mais desse apaixonante mundo que é a ciência. Meu muito obrigado a todos que colaboraram com o projeto, em especial ao professor Rodrigo, aos colegas de laboratório, à FOB e ao CNPq!”
O Simpósio é um evento realizado anualmente, com o objetivo de divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes de graduação da USP e de outras instituições nacionais e estrangeiras, bem como contribuir para a formação dos participantes.
Os Flash Talks são vídeos produzidos pelos participantes da Etapa Internacional do 29º SIICUSP, com o objetivo de explicar com linguagem acessível, para o público leigo, os trabalhos de Iniciação Científica realizados.
O SIICUSP é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.
A PESQUISA
No vídeo Matheus Menão Mochetti esclarece que o câncer está em segundo lugar dentre as principais causas de morte no mundo, sendo que uma a cada cinco pessoas desenvolve a doença em algum momento da vida.
Em vista disso, a pesquisa analisou uma substância chamada diapocinina, que é feita em laboratório a partir das raízes de uma planta nativa do Sudeste Asiático.
Durante o trabalho de pesquisa foram tratadas células de alguns tipos de câncer com essa substância, e segundo o pesquisador os resultados obtidos foram interessantes.
“Fizemos diferentes experimentos com diferentes técnicas, e os resultados mostraram que as células de câncer morreram ou foram bem afetadas das mais variadas formas pela diapocinina”, afirma o estudante de Medicina da FOB-USP.
No caso do câncer de osso e de mama, a pesquisa evidenciou que com o tratamento da diapocinina as células cancerígenas diminuíram expressivamente.
A pesquisa de Iniciação Científica foi realizada com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com o Laboratório de Bioquímica da FOB-USP.
Assista ao vídeo premiado no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=uZAfS32_0lA&list=PLgxFaJapgYyVYgNNe1JRIRDNCfW5U_g81&index=3
Jornalista Marianne Ramalho (MTb. 17.544)
Foto: O aluno Matheus Menão Mochetti e o professor Rodrigo Cardoso de Oliveira (Divulgação)