\ Universidade de São Paulo - Sites > Universidade de São Paulo == > Notícias > Sexualidade e Isolamento social discutidos em projeto

Sexualidade e Isolamento social discutidos em projeto

“Sexualidade e Isolamento Social” é o nome do projeto orientado e executado por professores e alunos da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

O projeto visa coletar e divulgar informações sobre a vivência da sexualidade dos alunos de graduação brasileiros, em meio ao isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19.

A abordagem da sexualidade objetiva ser ampla, discutindo e refletindo aspectos biopsicossociais da vivência individual de cada graduando.

Para participar, basta acessar o Instagram @sexualidade.ead, onde estão disponíveis mais informações do projeto, bem como o direcionamento para a inscrição, que deve ser feita até o final de janeiro de 2021 para a pessoa interessada em se voluntariar.

O Projeto

O nome do projeto é “Criação de canal de divulgação científica, coleta de dados e fomento de discussões acerca do tema sexualidade em um contexto de isolamento e/ou distanciamento social causado pela pandemia de COVID-19, a partir de plataformas online”. Para facilitar, o nome abreviado do projeto é “Sexualidade e Isolamento Social”.

O projeto se insere na categoria de Extensão Universitária, mas também exercerá funções do eixo de pesquisa em seu decorrer, e é financiado pelo Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio à Permanência e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP).

O objetivo do projeto é identificar aspectos relacionados à sexualidade do público universitário, em um contexto de isolamento social causado pela pandemia de COVID-19.

Em vista disso, está sendo estruturado um canal de comunicação (Instagram e grupo de Facebook) para divulgar material científico e atuar na educação em saúde, com destaque para a saúde sexual.

O grupo do Facebook será destinado aos universitários maiores de 18 anos inscritos no projeto, e o Instagram servirá para atender o público em geral, sem restrições.

Outra proposta do projeto é coletar dados sobre a vivência sexual dos universitários e sua relação com a pandemia, levando em conta as individualidades e particularidades clínicas, sociais, econômicas e culturais de cada participante.

Com isso será possível colaborar com a saúde de muitos jovens e divulgar conhecimento de forma 100% on-line, respeitando os limites impostos pela pandemia.

Etapas

O projeto foi lançado para a população no final do mês de novembro e encontra-se em fase inicial e está à procura de voluntários (universitários maiores de 18 anos) que desejam participar do canal de comunicação, o qual iniciará suas atividades em janeiro de 2021.

A partir da abertura do canal, terá início a coleta de dados dos participantes e, posteriormente, até julho de 2021 será realizada a análise desses dados para que o projeto possa ser concluído.

Orientação

Aguinaldo Nardi, médico urologista e professor do Curso de Medicina da FOB é o orientador do projeto, e os professores Alessandra Mazzo e Rodrigo Cardoso de Oliveira, ambos do curso de Medicina da FOB são os co-orientadores.

Participam do projeto cinco alunos do Curso de Medicina da FOB: Brenon Natal Martins Nogueira, Paulo Rubens Marques Júnior, Isabela Catini Bautz, Giovana Ney Quevedo e Laís Mota Furtado Sena.

No Instagram @sexualidade.ead o interessado terá acesso irrestrito a conteúdo científico e temas de educação sexual.

É importante salientar, que podem participar do grupo de Facebook somente os universitários maiores de 18 anos que se inscreverem no projeto.

As atividades realizadas nesse canal serão anônimas, respeitando a privacidade de cada um.

Se você se insere nessa população e deseja participar do projeto, siga o Instagram pois ele contém todas as informações necessárias e se inscreva no formulário abaixo para que possamos direcioná-lo ao grupo do Facebook:

Jornalista responsável: Marianne Ramalho (MTb. 15.744)