USP classificada em 1º lugar no mundo em Ortodontia no EduRank: um reflexo do trabalho coletivo e da excelência acadêmica
O EduRank classificou a área de Ortodontia da Universidade de São Paulo (USP) em primeiro lugar no mundo, e também em primeiro lugar na América Latina e no Brasil.
O ranking considerou a área de Ortodontia na USP, o que engloba a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), o HRAC do Hospital das Clínicas Bauru (HCB), a Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP (FORP).
O EduRank (https://edurank.org) é um ranking independente baseado em métricas, abrangendo 14.131 universidades de 183 países. O Ranking utiliza o maior banco de dados de artigos acadêmicos do mundo, com 115.295.786 publicações científicas e 2.964.008.315 citações, para classificar as universidades em 246 tópicos de pesquisa. Nos rankings gerais, são adicionados indicadores de relevância não acadêmica e popularidade dos ex-alunos.
Daniela Garib, professora Titular de Ortodontia da FOB-USP e diretora da Divisão de Odontologia do Hospital das Clínicas Bauru (HCB), ressalta a importância dessa classificação, “na avaliação do EduRank, um dos rankings acadêmicos mais respeitados globalmente, a USP alcançou a primeira colocação mundial na área de Ortodontia. Esse reconhecimento é de grande relevância para a projeção internacional da instituição, e reforça sua reputação como referência de classe mundial no campo da Odontologia”.
Além disso, a professora afirma que o destaque no ranking reflete o esforço conjunto de docentes-pesquisadores, servidores e estudantes da área de Ortodontia, e o importante apoio institucional oferecido pelas lideranças das 4 unidades e da Universidade.
“Essa conquista comprova o compromisso contínuo com a excelência acadêmica e científica, e posiciona o Campus de Bauru como um polo de inovação, formação de alto nível e produção de conhecimento com impacto global”, finaliza Daniela Garib.
Jornalista Marianne Ramalho/Comunicação Campus USP de Bauru (MTb.15.744)