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INICIAÇÃO CIENTIFICA – IC

Prezados orientadores e alunos do sistema unificado de bolsa na vertente pesquisa:

– apesar do PUB ser cadastrado automaticamente no sistema Atena existem algumas diferenças gerenciais em relação ao PIBIc:

1) o cadastro de frequência é feito no JUNO e não no Atena;

2) antes do envio do relatório parcial será necessária a complementação de dados.

Entre no Atena, clique em -Programas, depois –Iniciação, depois –Projetos. Selecione o projeto PUB e clique (canto inferior esquerdo) em – complemento de dados. Insira os dados solicitados;


3) a seguir faça a inserção do relatório parcial como de costume;

4) quando do envio do relatório o sistema diz que a partir do envio não poderá ser efetuada alteração na frequência. Este comando é usual do Atena e significa que a frequência após o envio do relatório não poderá mais ser inserida ou modificada;

5) infelizmente essa migração automática ocorreu e existem algumas informações no edital PIBIc, o qual é utilizado pelo sistema Atena, que não consta no edital do PUB, como por exemplo relatório parcial, participação no SIICUSP e necessidade de aceite do CEP ou CEUA (quando necessário) no relatório parcial.

Por favor fiquem atentos a todas essas mudanças.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA – FOB-USP

A iniciação científica (IC) é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação sob a orientação de um professor universitário. É uma oportunidade para o aluno, desde o início do curso, entrar em contato com o meio científico, através de uma introdução sistemática à atividade de pesquisa. A participação do aluno de graduação na pesquisa permite que ele desfrute de um ambiente de trabalho em equipe, e aprenda a adquirir um senso crítico científico e, sobretudo, uma postura profissional pautada em responsabilidade e comprometimento com a ciência e a sociedade.

O estudante que se torna também pesquisador aprende a organizar e valorizar suas observações ou experiências adquiridas durante a pesquisa, assim como a sistematizar ideias, elaborar relatórios, apresentar resultados em eventos científicos e, até mesmo, a redigir artigos científicos sob o olhar experiente do seu orientador. Desta forma, o aluno participa de quase todas as atividades que envolvem uma carreira de pesquisa, enriquecendo o seu aprendizado e maturidade.

Ao participar de um programa de IC, o aluno complementa sua formação acadêmica, muitas vezes aliando a prática ao conhecimento teórico adquirido, agregando a este um maior valor, por compreender os seus desdobramentos e repercussões positivas para populações ou para a natureza. Além disso, o aluno pode participar da produção, reavaliação e, até mesmo, recriação do conhecimento nas suas diferentes áreas. Por fim, o estudante adquire experiência complementar para o sucesso de sua carreira futura, o que poderá proporcionar melhores oportunidades no mercado de trabalho. Em resumo, podemos dizer que a iniciação científica tem um papel fundamental no aprimoramento do ensino e da ciência brasileira.

A FOB oferece a seus alunos muitas oportunidades de IC em diversas áreas de conhecimento, cujos projetos e resultados obtidos são apresentados anualmente no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Universidade de São Paulo, que permite também a participação de estudantes de outras Faculdades, resultando em interação com outros projetos de IC.

PIBIC

A PRP coordena o Programa de Iniciação Científica/ USP, destinado aos alunos de graduação. O programa tem por objetivo promover desenvolvimento da Pesquisa na Instituição, mediante o encaminhamento de alunos de graduação para a descoberta científica, e convivência com o procedimento e a metodologia adotada em ciência e em tecnologia. No Programa, os alunos têm a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorando seu conhecimento e preparo para a vida profissional. Entende-se por projeto de Iniciação Científica o que envolve pesquisa básica ou pesquisa aplicada, utilizando o método científico para produzir conhecimento, com ou sem objetivo prático.

PIBITI

A PRP coordena o Programa de Iniciação Científica e de Inicação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação/ USP, destinado aos alunos de graduação. O programa tem por objetivo promover o desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas ou modelo de negócios, preferencialmente de caráter multidisciplinar.

 

NORMAS:

 

DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E RELATÓRIOS PARCIAL E FINAL

VÍDEO – Como fazer  um PROJETO e RELATÓRIO DE PESQUISA

 EDITAL PIBIC 2024-2025

 EDITAL PIBITI 2024-2025 –

EDITAL PIBIC-EM 2024-2025 –

Informações e-mail: cpq@fob.usp.br (Verificação da questão de Comissão de Ética é imprescindível)

 

Orientações aos Orientadores e alunos:

Prezados Orientadores e alunos contemplados com bolsa PIBIC-PIBIT 24/25,

Em caso de desistência do estudante, o orientador deverá solicitar imediatamente a Comissão de Pesquisa a substituição de bolsista ou cancelamento do projeto, se não houver substituto, para que a bolsa possa ser realocada em tempo hábil.  

Os bolsistas devem ser orientados a atualizar o Lattes (mesmo sem alterações > salvar e enviar) e abrir conta corrente no Banco do Brasil em seu nome.  Alunos USP devem cadastrar o número da conta no sistema Júpiter em Acompanhamentos>Dados Pessoais > Alterar conta bancária.  

O CNPq efetua o pagamento somente em conta corrente do Banco do Brasil devidamente ativa e de titularidade do bolsista.  Os pagamentos não serão efetivados em conta corrente em nome de terceiros, conta poupança, conta salário, conta conjunta, conta vinculada etc.  

O CNPq enviará um e-mail aos bolsistas (para o e-mail cadastrado no Currículo Lattes) que eles deverão responder para aceitar a bolsa e cadastrar os dados da conta bancária. 

ATENÇÃO: O estudante somente terá sua bolsa ativada quando responder ao “Termo de Aceite” enviado pelo CNPq para o e-mail cadastrado no Currículo Lattes. 

 

RELATÓRIO SEMESTRAL1 (Parcial)
  • Instruções para Upload do Relatório Semestral 

O Relatório Semestral 1 (Parcial) deverá ser carregado no Portal Serviços USP pelo Orientador.

O período para o upload será no início do mês de fevereiro.

Conforme o § 4º do Artigo 5º – Quando da entrega do primeiro relatório semestral, o estudante deverá apresentar a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética competente, quando aplicável: acesse: https://portalservicos.usp.br/ Pesquisa > Programas > Iniciação > Projetos – aba “Comitê de Ética

Para Inclusão de Relatório (Semestral 1), acesse: https://portalservicos.usp.br/ > Pesquisa > Programas > Iniciação > Gerenciamento > Relatório Semestral, faça a busca do projeto com o código ou ano do projeto e selecione o projeto desejado com um clique duplo.

  • No campo “Tipo Relatório”, selecione “Relatório 1” para o Relatório Semestral. Digite as considerações sobre o desempenho do aluno, confira a frequência nas atividades realizadas e clique no botão “Escolher arquivo” para inserir o arquivo do relatório (pdf). Para concluir a inserção, clique em “Inserir”

Compromisso do Bolsista: 5.2 – III – Relatório Parcial

Instruções para elaboração:

Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão Parcial, Cronograma Previsto para a próxima etapa, Outras Atividades Acadêmicas.

(Sugestão de formatação: a critério do Orientador ou norma ABNT, no máximo 4mb, em pdf)

 

SISTEMA ATENA – Visualização dos pareceres do Projeto e Relatórios de IC (visualização liberada para alunos e orientadores).

O link para visualização do parecer do projeto foi adicionado: PortalServiçosUSP > Pesquisa > Programa > Iniciação> Projetos > Busca do Cadastro >  Na linha Situação do Projeto clicar  no icone 

O link do parecer do relatório foi adicionado: PortalServiçosUSP > Pesquisa > Programa > Iniciação> Projetos > Busca do Cadastro >  Na parte inferior da tela aparece:

Relatório Semestral:

Semestral 1

Semestral 2 (Final)

 

RELATÓRIO SEMESTRAL2 (Final)
  • Instruções para Upload do Relatório Final pelo Orientador

O Relatório Final das pesquisas de IC deverá ser carregado (upload) no Portal de Serviços USP pelo Orientador no início do mês de setembro.

Lembramos que após esse período, haverá distribuição dos relatórios para avaliação de Pareceristas. Relatórios indeferidos terão o prazo de 15 dias corridos a partir da data do indeferimento para correção/adequação e nova inserção no Portal de Serviços USP.

Para Inclusão de Relatório (Semestral 2), acesse: https://portalservicos.usp.br/ > Pesquisa > Programas > Iniciação > Gerenciamento > Relatório Semestral, faça a busca do projeto com o código ou ano do projeto e selecione o projeto desejado com um clique duplo.

  • No campo “Tipo Relatório”, selecione “Relatório 2” para o Relatório Semestral. Digite as considerações sobre o desempenho do aluno, confira a frequência nas atividades realizadas, carga horária total de atividades deve ser de no mínimo 480 horas e clique no botão “Escolher arquivo” para inserir o arquivo do relatório (pdf). Para concluir a inserção, clique em “Inserir”

Compromisso do Bolsista: 5.2 – III – Relatório Final:

Instruções para elaboração:

Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão 

(Sugestão de formatação: a critério do Orientador ou norma ABNT, no máximo 4mb, em pdf). 

 

SISTEMA ATENA – Visualização dos pareceres do Projeto e Relatórios de IC (visualização liberada para alunos e orientadores).

O link para visualização do parecer do PROJETO foi adicionado: PortalServiçosUSP > Pesquisa > Programa > Iniciação> Projetos > Busca do Cadastro >  Na linha Situação do Projeto clicar  no icone 

O link do parecer do RELATÓRIO foi adicionado: PortalServiçosUSP > Pesquisa > Programa > Iniciação> Projetos > Busca do Cadastro >  Na parte inferior da tela aparece:

Relatório Semestral:

Semestral 1

Semestral 2 (Final)

IMPORTANTE:

Projetos de Pesquisa financiados por outros órgãos de fomento ou não, devem ser cadastros no https://portalservicos.usp.br/ > Pesquisa > Programa > Iniciação > Projeto > Incluir novo projeto.

O projeto será encaminhado para avaliação de parecerista e apreciado pela Comissão de Pesquisa – CPq.  Após a aprovação da CPq, o projeto será ativado no Portal.

As regras para gerenciamento do projeto no Portal seguem as descritas acima e Resolução CoPq 7236-2017.

Dúvidas para cadastro e gerenciamento dos projetos poderão ser verificadas no

https://portalservicos.usp.br/ > Pesquisa > Programa > Iniciação > Ajuda