Prezados orientadores e alunos do sistema unificado de bolsa na vertente pesquisa:
– apesar do PUB ser cadastrado automaticamente no sistema Atena existem algumas diferenças gerenciais em relação ao PIBIc:
1) o cadastro de frequência é feito no JUNO e não no Atena;
2) antes do envio do relatório parcial será necessária a complementação de dados.
Entre no Atena, clique em -Programas, depois –Iniciação, depois –Projetos. Selecione o projeto PUB e clique (canto inferior esquerdo) em – complemento de dados. Insira os dados solicitados;
3) a seguir faça a inserção do relatório parcial como de costume;
4) quando do envio do relatório o sistema diz que a partir do envio não poderá ser efetuada alteração na frequência. Este comando é usual do Atena e significa que a frequência após o envio do relatório não poderá mais ser inserida ou modificada;
5) infelizmente essa migração automática ocorreu e existem algumas informações no edital PIBIc, o qual é utilizado pelo sistema Atena, que não consta no edital do PUB, como por exemplo relatório parcial, participação no SIICUSP e necessidade de aceite do CEP ou CEUA (quando necessário) no relatório parcial.
Por favor fiquem atentos a todas essas mudanças.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA – FOB-USP
A iniciação científica (IC) é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação sob a orientação de um professor universitário. É uma oportunidade para o aluno, desde o início do curso, entrar em contato com o meio científico, através de uma introdução sistemática à atividade de pesquisa. A participação do aluno de graduação na pesquisa permite que ele desfrute de um ambiente de trabalho em equipe, e aprenda a adquirir um senso crítico científico e, sobretudo, uma postura profissional pautada em responsabilidade e comprometimento com a ciência e a sociedade.
O estudante que se torna também pesquisador aprende a organizar e valorizar suas observações ou experiências adquiridas durante a pesquisa, assim como a sistematizar ideias, elaborar relatórios, apresentar resultados em eventos científicos e, até mesmo, a redigir artigos científicos sob o olhar experiente do seu orientador. Desta forma, o aluno participa de quase todas as atividades que envolvem uma carreira de pesquisa, enriquecendo o seu aprendizado e maturidade.
Ao participar de um programa de IC, o aluno complementa sua formação acadêmica, muitas vezes aliando a prática ao conhecimento teórico adquirido, agregando a este um maior valor, por compreender os seus desdobramentos e repercussões positivas para populações ou para a natureza. Além disso, o aluno pode participar da produção, reavaliação e, até mesmo, recriação do conhecimento nas suas diferentes áreas. Por fim, o estudante adquire experiência complementar para o sucesso de sua carreira futura, o que poderá proporcionar melhores oportunidades no mercado de trabalho. Em resumo, podemos dizer que a iniciação científica tem um papel fundamental no aprimoramento do ensino e da ciência brasileira.
A FOB oferece a seus alunos muitas oportunidades de IC em diversas áreas de conhecimento, cujos projetos e resultados obtidos são apresentados anualmente no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Universidade de São Paulo, que permite também a participação de estudantes de outras Faculdades, resultando em interação com outros projetos de IC.
A PRP coordena o Programa de Iniciação Científica/ USP, destinado aos alunos de graduação. O programa tem por objetivo promover desenvolvimento da Pesquisa na Instituição, mediante o encaminhamento de alunos de graduação para a descoberta científica, e convivência com o procedimento e a metodologia adotada em ciência e em tecnologia. No Programa, os alunos têm a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorando seu conhecimento e preparo para a vida profissional. Entende-se por projeto de Iniciação Científica o que envolve pesquisa básica ou pesquisa aplicada, utilizando o método científico para produzir conhecimento, com ou sem objetivo prático.
A PRP coordena o Programa de Iniciação Científica e de Inicação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação/ USP, destinado aos alunos de graduação. O programa tem por objetivo promover o desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas ou modelo de negócios, preferencialmente de caráter multidisciplinar.
NORMAS:
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E RELATÓRIOS PARCIAL E FINAL
VÍDEO – Como fazer um PROJETO e RELATÓRIO DE PESQUISA
Informações e-mail: cpq@fob.usp.br (Verificação da questão de Comissão de Ética é imprescindível)
Orientações aos Orientadores e alunos:
Prezados Orientadores e alunos contemplados com bolsa PIBIC-PIBIT 24/25, Em caso de desistência do estudante, o orientador deverá solicitar imediatamente a Comissão de Pesquisa a substituição de bolsista ou cancelamento do projeto, se não houver substituto, para que a bolsa possa ser realocada em tempo hábil. Os bolsistas devem ser orientados a atualizar o Lattes (mesmo sem alterações > salvar e enviar) e abrir conta corrente no Banco do Brasil em seu nome. Alunos USP devem cadastrar o número da conta no sistema Júpiter em Acompanhamentos>Dados Pessoais > Alterar conta bancária. O CNPq efetua o pagamento somente em conta corrente do Banco do Brasil devidamente ativa e de titularidade do bolsista. Os pagamentos não serão efetivados em conta corrente em nome de terceiros, conta poupança, conta salário, conta conjunta, conta vinculada etc. O CNPq enviará um e-mail aos bolsistas (para o e-mail cadastrado no Currículo Lattes) que eles deverão responder para aceitar a bolsa e cadastrar os dados da conta bancária. ATENÇÃO: O estudante somente terá sua bolsa ativada quando responder ao “Termo de Aceite” enviado pelo CNPq para o e-mail cadastrado no Currículo Lattes.
|
IMPORTANTE:
Projetos de Pesquisa financiados por outros órgãos de fomento ou não, devem ser cadastros no https://portalservicos.usp.br/ > Pesquisa > Programa > Iniciação > Projeto > Incluir novo projeto. O projeto será encaminhado para avaliação de parecerista e apreciado pela Comissão de Pesquisa – CPq. Após a aprovação da CPq, o projeto será ativado no Portal. As regras para gerenciamento do projeto no Portal seguem as descritas acima e Resolução CoPq 7236-2017. Dúvidas para cadastro e gerenciamento dos projetos poderão ser verificadas no https://portalservicos.usp.br/ > Pesquisa > Programa > Iniciação > Ajuda
|
Copyright © 2024 Faculdade de Odontologia de Bauru | Produzido por SCS - Mídias Online