Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos

Descrição

DENTÍSTICA – Especialidade da Odontologia que estuda e aplica de forma integrada o conjunto de procedimentos semiológicos, operatórios, preventivos, terapêuticos e educativos, com o objetivo de preservar e devolver ao dente, órgão do sistema estomatognático, sua integridade estrutural, funcional e estética.

ENDODONTIA – Especialidade que ensina a realização de tratamento de canal e cirurgia na região apical da raiz.

MATERIAIS ODONTOLÓGICOS – Especialidade que visa dar ao aluno condições técnicas e humanísticas para conhecer os materiais odontológicos (exceto medicamentos e aqueles ligados à radiologia) utilizados no laboratório e na clínica, em relação às propriedades físico-químicas e à compatibilidade biológica, desenvolvendo seu senso crítico de indicação e aplicação. Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de: identificar os materiais, com suas indicações, limitações e técnicas de manipulação, inter-relacionando a atividade laboratorial com a clínica através de várias disciplinas; assumir sua responsabilidade profissional, na indicação e manuseio dos materiais, durante o relacionamento com o paciente, técnicos de laboratório, colegas e demais membros da comunidade; manipular corretamente os materiais, segundo técnicas e princípios atualmente conhecidos, executando tarefas laboratoriais e clínicas (estas últimas de modo simulado)

.

Chefe de Departamento