Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia

Descrição

DISCIPLINA DE CIRURGIA – objetiva formar um profissional capacitado a indicar, planejar e executar as cirurgias necessárias a cada caso, considerando todos os fatores que possam interferir em cada etapa de sua realização. Traumatismos dento-alveolares, tratamento de cistos, neoplasias benignas e processos proliferativos não neoplásicos da região buco-maxilo-facial, comunicações buco-sinusais, implantes de materiais aloplásticos, remoção ou tracionamento de dentes não irrompidos, supranumerários ou que não apresentem condições de serem preservados, são exemplos de situações em que procedimentos cirúrgicos estão indicados.

DISCIPLINA DE RADIOLOGIA E ESTOMATOLOGIA – ensinam, respectivamente, os exames clínico e radiográfico dos pacientes. Capacitar o aluno para o diagnóstico das afecções bucais é o objetivo maior. Paralelamente, o aluno é habilitado a tratar das doenças bucais de competência do cirurgião-dentista. O Setor oferece também os exames radiográficos necessários a outras disciplinas da FOB-USP.

DISCIPLINA DE PATOLOGIA
Patologia Geral: nesta disciplina desenvolve-se um programa de estudo sobre os mecanismos de formação das doenças, analisadas como imposição de uma nova estrutura ou função ao organismo agredido e com alterações qualitativas de um processo biológico preexistente. Procura-se o reconhecimento das alterações estruturais e funcionais dos tecidos e dos órgãos em suas respostas às agressões, convenientemente relacionadas às manifestações clínicas das doenças sempre que possível, no âmbito da boca. Além do aprendizado técnico, tem-se como um dos objetivos principais no ensino da Patologia Geral, o desenvolvimento da capacidade analítica e crítica dos alunos, utilizando-se das doenças como instrumentos para exercitar a essência universitária.

Patologia Bucal (Odontologia): após o estudo da Patologia Geral na qual se enfocaram as causas das doenças, quais os mecanismos reacionais do organismo e sua evolução, a Patologia Bucal irá enfocar as características das doenças que ocorrem na região bucomaxilofacial, suas causas, mecanismos de instalação e evolução, procurando a aplicação deste conhecimento ao diagnóstico preciso, tratamento seguro e no estabelecimento dos prognósticos

Patologia (Fonoaudiologia):a partir de noções básicas dos processos biopatológicos, ensinar aos alunos do curso de Fonoaudiologia os mecanismos etiopatogênicos e as características básicas das doenças humanas.

Chefe do Departamento
Prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva Santos