Fale conoscoFacebookFlickr

Equipamentos Multiusuários

fapesp-fob2

 

CENTRAL MULTIUSUÁRIO DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU – FOB-USP

O Centro Integrado de Pesquisas – FOB/USP (CIP) é um núcleo composto por dois prédios que agregam equipamentos com característica multiusuária, frutos de esforços coletivos de diversos pesquisadores que ao longo dos anos obtiveram verbas para pesquisa científica a partir de órgãos de fomento estaduais e federais, além de verbas advindas do orçamento da FOB/USP. Os equipamentos estão alocados nos Laboratórios de Cultivo Celular; Laboratórios de Cultura Microbiológica; Laboratório de Materiais e Preparo de Amostras; Laboratório de Preparo de Fitoextratos; Laboratório de Ensaios Mecânicos; Laboratório de Materiais Odontológicos; Laboratório de Microscopia; Laboratório de Microscopia Confocal; Laboratório do Scanner de Lâminas; Laboratório de Criogenia (ultrafreezers e nitrogênio); Laboratório de Esterilização de Materiais; Laboratório de Citometria de Fluxo e Laboratório de Biologia Molecular, nos prédios chamados CIP I e II. Além disso, conta com o suporte de três técnicos especializados, sob a coordenação de dois docentes credenciados na pós-graduação da FOB/USP. A FOB conta com laboratórios de pesquisa nas áreas de histologia (scanner de lâminas), bioquímica (absorção atômica, análise flúor, microradiografia transversal) fisiologia (analisador genético de DNA, PCR, espectrômetro de massas, CAD CAM), endodontia (microscópio eletrônico de varredura, microtomógrafo).

LINK ACESSO PLATAFORMA USP Multi: https://uspmulti.prp.usp.br/

 

TUTORIAL RESERVA DE EQUIPAMENTOS:

https://www.youtube.com/watch?v=qWE_PUYIfhs

 

REGIMENTO – CENTRAL MULTIUSUÁRIO FOB-USP (CIP)

 

RELAÇÃO DE EQUIPAMENTOS INSTALADOS:

EQUIPAMENTO ORIGEM APLICAÇÃO
Analisador genético de DNA FAPESP (2008/08927-8) Sequenciamento tanto de DNA quanto de RNA por meio da eletroforese capilar.
Aparelho de PCR em tempo real FAPESP (2009/53848-1 1) identificação e quantificação de microorganismos, 2) genotipagem e 3) caracterização de vias inflamatórias, metabólicas, por meio de amplificação de cDNA após transcrição do RNA mensageiro, sendo compatível com  todos  Ensaios  TaqMan®
Axio Zoom V.16 FAPESP – JP 2012/19078- Visualizações de lâminas, análise fractográfica de espécimes de materiais restauradores sob luz polarizada.
Citômetro de fluxo FAPESP -2015/12894-1 As medidas da luz fluorescente emitidas pelos marcadores permitem que vários parâmetros ou constituintes celulares possam ser mensurados simultaneamente, utilizando-se vários lasers e diferentes fluorocromos. O BD FACSAria™ Fusion possui 4 lasers (Azul 488nm, Vermelho 640nm, Violeta 405nm  e Near UV 375nm) (5B/2R/3NUV) com capacidade para análise simultânea de até 12 parâmetros (10 cores, FSC e SSC). Dentre esses parâmetros, incluem-se características físicas das células, como tamanho, volume, granularidade ou complexidade celular, além de análise do conteúdo de DNA e RNA, estudos de viabilidade, proliferação e ciclo celular, atividades enzimáticas, apoptose, quantificação de antígenos de superfície celular (imunofenotipagem) e intracelulares (fatores de transcrição e citocinas), fosforilação de enzimas, citotoxicidade, entre outros.
Durômetros Shore FAPESP – 10/07932-8 Medições em série, o que garante uma perfeita uniformidade nos ensaios e ainda dispõe de um timer de contagem de tempo de penetração
ElectroPuls E3000 Linear-Torsion

 

 

FAPESP 12/19078-7 A partir da determinação dos perfis de carga denominados leve, moderado e agressivo, conforme o número de ciclos necessários para atingir uma carga, deve haver precisão absoluta na quantidade de valor de carga aplicada não excedendo ± 5% da carga máxima (de acordo com a ISO 7500-1 e ISO 4965), para que o tratamento estatístico reflita o material em teste. A possibilidade de controle do número de ciclos e quantidade de carga amplia o uso do equipamento para outras metodologias envolvendo fadiga, onde o controle destas variáveis também é pré-requisito, como o método staircase ou a determinação do tempo de vida útil à fadiga.
Equipamento para a aquisição e análise de imagens FAPESP 15/03965-2 Aquisição de imagens de géis de agarose ou acrililamida corados com brometo de etídeo ou outros fluoróforos. É possível ainda obter imagens de membranas de nitrocelulose de experimentos de Western Blot
Escaneador de Lâminas Aperio Scanscope CS FAPESP 17/24984-0 Escaneador de lâminas histológicas Aperio Scanscope CS.
Espectrofotômetro FAPESP –  10/07932-8 Aplicações incluindo comprimento de onda fixo, varredura de comprimento de onda, cinética ao longo do tempo, análise de componente único, análise de ensaio de proteína, análise de ácido nucleico, incorporação de corante e ferramentas de DNA / proteína. Podem ser criados e armazenados até 50 protocolos de usuário, recuperados e aplicados rapidamente.
Espectrometro de Massas Xevo G2 QTof FAPESP – 2009/53852-9 Na espectrometria de massas os analitos são ionizados e ejetados para dentro de um espectrômetro de massas, que consiste em uma fonte de íons, um analisador de massas, que mede a razão massa/carga (m/z) de um analito ionizado, e um detector que registra o número de íons em cada valor de m/z.
Espectrômetro de Massas (LC MS/MS) FAPESP 17/12725-0 Separações prévias em colunas a fim de obter a mais alta resolução cromatográfica, sensibilidade e reprodutibilidade.
Espectrômetro de massas FAPESP-09/53852-9 Separações em escala nano, capilares e de pequeno diâmetro para obter a mais alta resolução cromatográfica, sensibilidade e reprodutibilidades
Flodec FAPESP 07/07729-5 Equipamento de bancada que permite mensurar a permeabilidade, taxa de movimentação de fluido de dentina.
Fresadora de bancada FAPESP 11/18061-0 Manufatura subtrativa para produção de  formas anatômicas dentárias, bem como geométricas para pesquisas científicas.
FTIR- Espectofotômetro Infra-Vermelho por transformada de Fourier FAPESP 12/13160-3 Permite análise de grau de conversão de monômeros/polímeros e perfis moleculares
Incubadora com agitação FAPESP Temático 15/03965-2 Formação de biofilmes em cultura microbiológica.
Leitora de microplacas FAPESP 09/14152-1 Leitora de absorbância, fluorescência e quimiluminescência da BioTek fornece flexibilidade total para muitas aplicações. Desde ensaios ELISA básicos até detecção de alto rendimento.
Liofilizador FAPESP – 15/03965-2 Liofilização de amostras, indicado para cargas de amostras aquosas leves
Máquina de Teste Universal- INSTRON modelo 3342 FAPESP 09/14986-0 Funcionalidade variável e ampla dos principais testes mecânicos, como teste de cisalhamento, tração, compressão, com ajustes particularizados.
Máquina para Teste de Fadiga FAPESP 9/14762-4   e 14/22412-1 Ciclagens que simulam as condições  bucais térmicas e mecânicas.
Microbalança de cristal de quartzo com monitoramento de dissipação FAPESP 2021/03389-2 Medidas de espessura, viscosidade, razão entre tensão de cisalhamento e deformação, cinética, rigidez entre outros caracterísiticos das ciências dos materiais.
Microdurômetro Digital Micromet 6030 FAPESP 12/16295-7 Indicação digital do valor da dureza na escala Knoop; Indicação digital em mícron do comprimento das diagonais; Valor da conversão da microdureza para todas as escalas Vickers, Knoop, HR, HS, HBS, TS; Tela de alto teste onde é possível inserir valores máximos e mínimos para controle de qualidade, quando o valor da microdureza esta fora dos limites máximos e mínimo a tela LCD pisca; Processamento estatístico dos dados, valores máximo, mínimo, média, desvio padrão.
Microdurômetro Micromet 5114 Auxilio Regular FAPESP Microdureza Knoop de amostras dentárias e de materiais dentários
Microdurômetro- Buheler FAPESP 12/13160-3 Análise de microdureza de superfícies com as pontas Knoop e Vickers em estruturas dentárias e em materiais odontológicos.
Microscópio Confocal Leica TCS SPE FAPESP 04/15267-3 Imagens de amostras vivas ou fixadas de células, tecidos e micro-organismos, com marcadores fluorescentes. Imagens de superfícies opacas, por reflexão. Reconstruções 3D. Aquisições temporais para células vivas. Análises Espectrais.
Microscópio Eletrônico de Varredura FAPESP Análise de superfície com e sem metalização
Microscópio invertido PROAP Observação de células vivas ou organismos em garrafas ou placas de cultura.
Microtomógrafo FAPESP Escaneamento de dentes, para ossos para ser realizar estudos imaginológicos de anatomia, arquitetura de tecidos ósseos, procedimentos in vitro em odontologia, alterações volumétricas de materiais.
Moinho de Facas FAPESP Temático 15/03965-2 Triturar plantas, parte de plantas e frutos secos para confecção de extratos.
Rotaevaporador FAPESP Temático 15/03965-2 Separar substâncias por evaporação e condensação.
Rugosímetro FAPESP – 10/07932-8 Testador de rugosidade portátil com LCD colorido e poderosa capacidade de medição
Scanner de Mesa com acessórios + computador FAPESP 11/18061-0 Escaneamento de modelos tridimensionais em bancada e desenhos de projetos que são salvos em formato STL
Sistema para microradiografia transversal FAPESP 09/53849-8 Avaliar perda mineral de amostras dentárias e ósseas.

O cadastro de novos equipamentos de pesquisa na Central Multiusuário da FOB, deverá ser realizada pelo pesquisador responsável via Formulário – Cadastro de equipamentos.

 

IMPORTANTE:

  1. A comunidade deve realizar o agendamento dos equipamentos no sistema, mesmo quando for a comunidade interna e não tiver pagamento, para proporcionar um levantamento completo do uso, que é necessário para a elaboração anual de relatório. É importante salientar que este relatório de uso pode ser usado futuramente na requisição de auxílio à manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos aos editais das diferentes agências de fomento.  
  2. Os responsáveis pelos equipamentos e gerenciamento das reservas devem acompanhar e finalizar todas as solicitações de reservas de serviço na Plataforma, para constar nos relatórios anuais. Quando a solicitação não é finalizada, ela permanece em aberto no sistema.