Para utilização das dependências do CIP, é necessário o preenchimento do formulário Clique Aqui
Centro Integrado de Pesquisas (CIP)
O Centro Integrado de Pesquisas (CIP) é um núcleo composto por dois prédios que agregam equipamentos com característica multiusuária, frutos de esforços coletivos de diversos pesquisadores que ao longo dos anos obtiveram verbas para pesquisa científica a partir de órgãos de fomento estaduais e federais, além de verbas advindas do orçamento da FOB/USP. Os equipamentos estão alocados nos Laboratórios de Cultivo Celular; Laboratórios de Cultura Microbiológica; Laboratório de Materiais e Preparo de Amostras; Laboratório de Preparo de Fitoextratos; Laboratório de Ensaios Mecânicos; Laboratório de Materiais Odontológicos; Laboratório de Microscopia; Laboratório de Microscopia Confocal; Laboratório do Scanner de Lâminas; Laboratório de Criogenia (ultrafreezers e nitrogênio); Laboratório de Esterilização de Materiais; Laboratório de Citometria de Fluxo e Laboratório de Biologia Molecular, nos prédios chamados CIP I e II. Além disso, conta com o suporte de três técnicos especializados, sob a coordenação de dois docentes credenciados na pós-graduação da FOB/USP. O agendamento pode ser solicitado pelo e-mail cip@fob.usp.br.
Coordenadora: Profa. Dra. Ana Carolina Magalhães
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Daniela Rios Honório
Técnica em Laboratório: Dra. Rafaela Alves da Silva
Especialista em Laboratório: Dra. Márcia Sirlene Zardin Graeff
Técnico em Laboratório: Esp. Marcelo Milanda Ribeiro Lopes
Especialista em Laboratório: Dr. Narciso Almeida Vieira
REGRAS DE UTILIZAÇÃO DO CIP
Para os demais equipamentos, como fluxos laminares, o agendamento é realizado diretamente com os técnicos do setor ou através do e-mail cip@fob.usp.br
Nas infrações destas normas, os usuários serão inicialmente orientados pelos funcionários e, na reincidência, serão advertidos por escrito, com cópia ao orientador responsável.
LABORATÓRIOS DE CRIOGENIA
1. Freezer -80ºC
Utilizados para conservação e armazenamento de células, microrganismos e reagentes de forma segura e mantendo a estabilidade por mais tempo.
Possuímos 3 equipamentos:
2. Freezer -20ºC
Para congelamento e estocagem de materiais que não necessitam ficar muito tempo estocado.
3. Refrigeradores:
Para estocagem e conservação de materiais de uso diário, que não necessitem ficarem congelados.
4. Máquina de gelo marca Metalnox (Cip)
Para produção de gelo picado utilizado para conservação de amostras e reagentes durante o trabalho nos fluxos e bancada.
5. Tambores de Nitrogênio
Para armazenamento e conservação de células de mamíferos por longos períodos.
LABORATÓRIOS DE CULTURA DE CÉLULAS DE MAMÍFEROS
1. Centrífugas refrigeradas
Utilizadas para separação rápida de elementos líquidos e sólidos, com precisão e rapidez, permitindo um controle de temperatura. Possuímos uma centrifuga para microtubos e 2 centrifugas para tubos e placas de cultura.
2. Spin de microtubos
A centrífuga para spin de microtubos é uma mini centrífuga pessoal que ocupa pouco espaço na bancada. Ideal para centrifugar microtubos e tubos de PCR.
Dispomos dos seguintes modelos:
3. Contador de células marca Invitrogen modelo Countess II
O contador automatizado de células Countess ™ II é uma plataforma de análise de bancada equipada com ótica de ponta, foco automático completo e software de análise de imagem para avaliação rápida da viabilidade de células de mamíferos em suspensão (Prof. Marcos Antônio Húngaro Duarte – Endodontia – alocado no Cip).
4. Agitador de Tubos marca Kasvi modelo K40-10208 (Processo Fapesp Temático Prof. Carlos F. dos Santos e Profa. Vanessa S. Lara 2015/03965-2 – alocado no CIP)
O Agitador Multiplataformas é utilizado para homogeneização de soluções em microplacas e tubos de diferentes tamanhos.
5. Agitadores magnéticos
Ideal para agitar soluções ou líquidos além de possuir opção de aquecimento que permite manter a temperatura das amostras que devem ser misturadas ou dissolvidas.
Dispomos dos seguintes modelos:
6. Plataforma incubadora de placas e tubos marca Eppendorf modelo Thermomixer C (Processo Fapesp Temático Prof. Carlos F. dos Santos e Profa. Vanessa S. Lara 2015/03965-2 – alocado no CIP)
O Eppendorf ThermoMixer C é para aquecimento, refrigeração e agitação de quase todos os tubos do seu laboratório. Evitar de forma confiável a formação de condensação em tubos pequenos.
7. Estufas de CO2
Especialmente desenvolvida para realização de trabalhos envolvendo pesquisas de cultura celular. Com injeção automática de CO2 para simulação dos parâmetros fisiológicos naturais para proporcionar o desenvolvimento ou crescimento das culturas de células.
Dispomos das seguintes estufas:
8. Banho Maria
O banho maria tem a finalidade de fornecer aquecimento de maneira uniforme e controlada a meios de cultura e outras soluções.
Dispomos dos seguintes equipamentos:
9. Agitador de Tubos marca Phoenix Luterco, modelo AP56 (Profa. Camila Rodini – Histologia – alocado no CIP)
Utilizado para agitação de diferentes materiais e indicado para apoio laboratorial em geral. Permite melhores condições de trabalho com grande economia de tempo e boa qualidade nas diluições realizadas.
10. Cabines de segurança biológica
Para aplicações em laboratórios que operam sob os maiores requisitos de segurança. Proporciona ambientes de trabalho seguros, livres de bactérias e pó, para trabalhos com cultivos celulares em geral, assim como agentes patogênicos Classe I e II e projetos associados à produção de medicamentos, entre outras aplicações de investigação científica. Proporciona proteção para contaminação biológica ao operador, ao ambiente do laboratório onde se instale e às amostras manipuladas no interior da cabine.
Possuímos os seguintes equipamentos:
11. Microscópio óptico comum marca Leica, com objetivas de 4x, 10x, 40x e 100x óleo (Prof. Dra. Vanessa Soares Lara – Patologia – Projeto Fapesp 2010/15271-1)
Instrumento óptico, que faz uso da refração da luz oriunda de uma série de lentes, dotadas, ou não, de filtros multicoloridos, para ampliar e regular estruturas invisíveis.
12. Microscópios invertidos
É um microscópio com a sua fonte de luz e um condensador na parte superior, acima da fase que aponta para baixo, enquanto as objetivas e torre estão abaixo da fase apontando para cima. Microscópios invertidos são úteis para a observação de células vivas ou organismos em garrafas e placas de cultura, sob condições mais naturais do que numa lâmina de vidro, como é o caso com um microscópio convencional.
Possuímos os seguintes equipamentos:
13. Leitora de microplacas multifuncional marca BioTek, modelo Synergy MX (Profa. Vanessa S. Lara – Patologia – Processo Fapesp 2009/14152-1 – alocado no Cip)
A leitora de absorbância, florescência e quimiluminescência da BioTek fornece flexibilidade total para muitas aplicações. Desde ensaios ELISA básicos até detecção de alto rendimento. Os equipamentos com monocromador oferecem detecção UV-VIS enquanto os sistemas com filtros oferecem excelente desempenho.
14. Bomba à vácuo
A Bomba à Vácuo foi projetada para produzir vácuo dentro de um frasco coletor que está ligado, para filtragem de meios.
Bombas à vácuo associadas com microaspiradores além da filtragem realizam aspiração, através de um frasco coletor ligado à uma cânula de aspiração.
A substância aspirada fica retida dentro do frasco coletor eliminando o perigo de contaminação. Bomba de aspiração a vácuo leve e de fácil manejo. Para realizar trocas de meio de cultura de maneira rápida e segura.
Dispomos dos seguintes modelos:
LABORATÓRIO DE ESTERILIZAÇÃO
1. Estufas de secagem e esterilização
Utilizadas para secagem de materiais após a esterilização.
2. Lavador de pipetas marca Permution modelo LP0200 (Prof. Carlos F. dos Santos e Profa. Vanessa S. Lara – Processo Fapesp Temático 2015/03965-2 – alocado no CIP)
Para correta lavagem de pipetas de vidro.
3. Autoclave
Para esterilização de materiais utilizados nas pesquisas e também para correto descarte de materiais contaminados. O item (a) é destinado a esterilização de materiais utilizado em cultura de células, limpo e não contaminado. O item (b) é destinado a esterilização de material utilizado em microbiologia e contaminado ou reutilizável.
4. Seladora marca Everest, modelo XNG35
Para fechamento e embalagem dos materiais em grau cirúrgico (Cip).
LABORATÓRIO DE FITOQUÍMICA
1. Liofilizador Freezone PL 2 5LBT PTFE FD208V (Prof. Carlos F. dos Santos e Profa. Vanessa S. Lara – Processo Fapesp Temático 2015/03965-2 – alocado no CIP)
Para liofilização de amostras. FreeZone Freeze Dry System é projetado para cargas de amostras aquosas leves ou uso pessoal. Este modelo não é para uso com amostras contendo acetonitrilo. O design compacto com pequenas dimensões cabe em espaços apertados. Exterior em aço revestido a pó. A bobina do coletor de aço inoxidável vertical remove um máximo de 1 litro de água em 24 horas e mantém 1 litro de gelo antes do degelo ser necessário.* Possui sistema de refrigeração de 1/4 hp; LCD para exibição dos parâmetros de configuração e operação e número total de horas desde que a refrigeração e o vácuo foram mantidos; um botão de refrigeração automática e partida a vácuo com substituições manuais; mangueira de drenagem do coletor; interruptor de energia; porta de acessório de 3″ de diâmetro; pés de borracha; 3′ de 3/4″ ID mangueira de vácuo e 2 garras.
2. Moinho de Facas MA340 AGITEC (Prof. Carlos F. dos Santos e Profa. Vanessa S. Lara – Processo Fapesp Temático 2015/03965-2 – alocado no CIP)
Para trituração de plantas ou parte de plantas, assim como partes de frutos já secos, para posterior confecção de extratos.
3. Rotaevaporador Heidolph (Prof. Carlos F. dos Santos e Profa. Vanessa S. Lara – Processo Fapesp Temático 2015/03965-2 – alocado no CIP)
Equipamento usado para separação de substâncias através da evaporação e condensação. Remove solventes de uma solução través da destilação em pressão reduzida.
4. Estufa de secagem com circulação de ar para secagem de material vegetal (Prof. Carlos F. dos Santos e Profa. Vanessa S. Lara – Processo Fapesp Temático 2015/03965-2 – alocado no CIP)
Para retirada de água de materiais vegetais para que posteriormente possam ser triturados.
Capela de Exaustão de gases marca Hipperquimica (verba institucional FAPESP).
Para manipulação de produtos químicos voláteis.
5. Banho maria Histológico marca Fisotom modelo 550 (CIP).
Para manutenção de meio e outros reagentes em temperatura constante.
LABORATORIO DE MATERIAIS ODONTOLÓGICOS
1. Agitador Orbital modelo HS501 digital, marca Exact
2. Máquina de corte a disco
Cortadora metalográfica de precisão com sistema de corte pendular por gravidade, para seccionamento de amostras proporcionando baixa deformação plastica da amostra utilizando discos de corte diamantados.
3. Ultrassom modelo USC 700, marca Unique 110V
4. Politriz / Lixadeira
Para polimento e lixar corpos de prova de diferentes materiais.
5. Máquina de corte de fita marca Exact (patrimônio 025.009904)
Para corte de materiais duros, como ossos, com fita diamantada.
6. Banho maria de polimerização marca Solab
Para polimerização de corpos de prova de resina termopolimerizável (Prof. Vinicius C. Porto – Prótese – alocado no Cip).
7. Refrigeradores
Para armazenamento de reagentes e materiais de pesquisa.
8. Bombas à vácuo.
9. Estufa incubadora
Para manter dentes e outros corpos de prova em temperatura constante e controlada.
10. Prensa Hidráulica
Para confecção dos corpos de prova de resina, mantendo uma pressão forte e constante nas muflas.
11. Dessecador a vácuo
Para manutenção de amostras em pressão constante e sem umidade.
12. Vibrador de Gesso marca Essence Dental, modelo Vibramaxx (Profa. Karin Neppelenbroek – Projeto Fapesp 2012/11074-2 Prótese – alocado no CIP)
Utilizado para eliminar as bolhas de ar, com efeitos vibratórios nos materiais de moldagem e revestimento de gesso.
13. Micrótomo marca Leica, modelo RM2045
Para cortes histológicos de peças incluídas em parafina e também para tecidos mais duros.
LABORATÓRIOS DE MICROBIOLOGIA
1. Estufas de CO2
Especialmente desenvolvida para realização de trabalhos envolvendo pesquisas de cultura celular e microbiológica. Com injeção automática de CO2 para simulação dos parâmetros fisiológicos naturais para proporcionar o desenvolvimento ou crescimento das culturas de células.
Dispomos de 2 estufas:
2. Cabines de segurança biológica
Para aplicações em laboratórios que operam sob os maiores requisitos de segurança. Proporciona ambientes de trabalho seguros, livres de bactérias e pó, para trabalhos com cultivos de agentes patogênicos Classe I e II. Proporciona proteção para contaminação biológica ao operador, ao ambiente do laboratório onde se instale e às amostras manipuladas no interior da cabina.
Possuímos os seguintes equipamentos:
3. Estufas de cultura bacteriológica
Equipamento adequado para acondicionamento de meios de culturas proporcionando crescimento de micro-organismos em temperaturas controladas e uniformes.
Dispomos das seguintes estufas:
4. Incubadora com agitação marca Amerex Instruments, modelo Gyromax 727 ( Carlos F. dos Santos e Profa. Vanessa S. Lara – Processo FAPESP Temático 2015/03965-2 – alocado no CIP)
Utilizada em incubações que requerem agitação (rpm) e temperatura (30º até 70ºC). Estas incubadoras são utilizadas para formação de biofilmes em cultura microbiológica.
5. Microscópio óptico marca Olympus, modelo CH-2 (Patrimônio 009258)
Instrumento óptico, que faz uso da refração da luz oriunda de uma série de lentes, dotadas, ou não, de filtros multicoloridos, para ampliar e regular estruturas invisíveis.
6. Contadores de colônias
Indicado para contagem rápida de colônias de bactérias ou fungos em placas de Petri de até 120 mm de diâmetro, apresentando ótimas condições de iluminação e visibilidade.
Dispomos dos equipamentos:
7. Espectrofotômetro de tubos marca Beckamm Counter, modelo DU730 (Prof. Dra. Karin Neppelenbroek – Prótese – Processo Fapesp 2010/07932-8)
Medir e comparar a quantidade de luz (energia radiante) absorvida por uma determinada solução. Ou seja, ele é usado para medir (identificar e determinar) a concentração de substâncias, que absorvem energia radiante, em um solvente. Este aparelho possui uma gama de aplicações e está presente em várias áreas, tais como em química, física, bioquímica e biologia molecular.
8. Desruptor de células Ultrassônico marca Unique (Prof. Thiago Cruvinel da Silva – Odontopediatria – alocado no CIP)
A cavitação/ implosão de microbolhas no sonificador causa o rompimento das células ou a homogeneização de líquidos não compatíveis (óleo e água). Ao transformar energia elétrica em energia mecânica (através do transdutor) obtém-se ciclos de tensão e compressão dentro do líquido causando a formação de bolhas microscópicas trocando pressões locais na ordem de milhares de atmosferas. A potência desta energia mecânica causa o rompimento das células de enzimas, fermentos, Streptococos, esporos, etc.
1. Microscópio Confocal Leica TCS SPE
Possibilita a aquisição de imagens em vários planos focais, eliminando a luz fora de foco. Para amostras fluorescentes, ou materiais reflexivos pra estudos de superfície. Lasers 405 nm, 488nm, 532nm, 647nm. Objetivas de 5x,10x, 40x, 63x e 100x, com possibilidade de zoom. Resolução: 200nm. Aquisições temporais para células vivas. Análises Espectrais. Reconstruções 3D.
2. Work Station para análise de imagens 2D e 3D, com software Leica LAS AX.
3. Microscópio Invertido Leica DM IRBE
Para estudos em campo claro, contraste de interferência (DIC), luz polarizada e fluorescência. Dispõe de câmera digital para captura de imagens. Objetivas 1.6x, 5x, 10x, 20x, 40x óleo.
4. Computador marca Elite para captura de imagens do Microscópio Invertido Leica DM IRBE.
5. Stereomicroscópio Leica MZ6 com aumentos contínuos de 0.63x a 4x, com iluminador do tipo prescoço de ganso Leica, modelo CLS150D.
6. Microscópio Olympus modelo CH-2.
7.Lupa Meiji, modelo EMT.
LABORATÓRIO DE PREPARO DE SOLUÇÕES
1. Balanças de Precisão
2. Ultrassom marca Cristofoli (Odontopediatria – alocado no CIP)
3. Agitador de tubos marca Phoenix Luterco modelo AP56 (Odontopediatria – alocado no CIP)
O Agitador é utilizado para homogeneização de soluções em tubos de diferentes tamanhos.
4. pHmetro
Para medição e controle do pH de soluções utilizadas nas pesquisas.
Para aquecimento e dissolução de soluções.
5. Equipamento de osmose reversa modelo OS50 LX marca Gehaka (Profa. Karin Neppelenbroek – Prótese – projeto Fapesp 2010/07932-8 – alocada no CIP)
Para produção de água destilada e deionizada.
6. Equipamento de água ultrapura (Milliq -Thermo) (Prof. Carlos F. dos Santos e Profa. Vanessa S. Lara – Processo Fapesp Temático 2015/03965-2 – alocado no CIP)
Para produção de água ultrapura.
VEJA O FLUXOGRAMA ABAIXO PARA CADASTRO DE EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS
LINK PARA SOLICITAÇÃO DE CADASTRO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfjMBLDmI9xDhfgGpa1JKmA6FiSkg-kofiUeNLXPkB2krWw5Q/viewform
LINK PARA ACESSO AO SITE MULTIUSUÁRIO: https://uspmulti.prp.usp.br/
SIGA O FLUXOGRAMA ABAIXO PARA AGENDAMENTO DE EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS
LINK PARA ACESSO: https://uspmulti.prp.usp.br/
LINK PARA ABRIR O CHAMADO: https://chamados.bauru.usp.br/
LINK PARA ACOMPANHAR O PAGAMENTO DO BOLETO: https://uspdigital.usp.br/mercurioweb/
Centro Integrado de Pesquisas 1 – CIP 1
Faculdade de Odontologia de Bauru – USP
Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75
Bauru-SP
CEP 17012-901
Tel.: 14-3235-8479 ou 3235-8378
E-mail: cip@fob.usp.br
Copyright © 2024 Faculdade de Odontologia de Bauru | Produzido por SCS - Mídias Online