1º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa e 25 Anos do CEP FOB-USP
O 1º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa, da cidade de Bauru, e 25 Anos do CEP FOB-USP (1998-2023) será realizado no dia 22 de novembro.
O evento vai acontecer no Teatro Universitário “Prof. Dr. Dioracy Fonterrada Vieira”, da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), no horário das 8h30 às 15h30.
A coordenadora do encontro, professora da FOB-USP, Cássia Maria Fischer Rubira, informa que a participação será gratuita, presencial e com direito a certificado.
As inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário no link
https://forms.gle/icGbkY2oXsTtFnxb8
Programação
22/11/2024
8h30 – Credenciamento
9 horas – Abertura: Profª. Drª. Cássia Maria Fischer Rubira, coordenadora do CEP FOB-USP. Profª. Drª. Marília Afonso Rabelo Buzalaf, diretora da FOB-USP
9h15 – Conferência de Abertura “Ética na participação de população vulnerável em pesquisa”. Prof. dr. Pedro Pulzato Peruzzo
Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-Campinas, vinculado à linha de pesquisa “Cooperação Internacional e Direitos Humanos”, onde também coordena o grupo de pesquisa CNPq “Saúde, Direitos Humanos e Vulnerabilidades”. É doutor (2015) e mestre (2011) em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2011, tem atuação como advogado popular, tendo atuado junto aos povos indígenas do Mato Grosso do Sul e de indígenas em contexto urbano nas periferias de São Paulo.
Durante o doutorado, realizou estágio em pesquisa na Faculdade de Educação da Universidade de Alcalá, Espanha, pesquisando experiências de educação inclusiva de imigrantes e ciganos. Entre 2013 e 2016, atuou como assistente técnico da Coordenação de Educação em Direitos Humanos (SMDHC) na Prefeitura de São Paulo, com funções especificamente voltadas à formação da Guarda Civil Metropolitana em direitos humanos e com educação étnico racial junto à Secretaria Municipal de Educação.
Atualmente é advogado voluntário do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), exercendo a representação da entidade junto ao Pleno do Conselho Nacional de Direitos Humanos, junto à Relatoria das Nações Unidas para o tema da Hanseníase e numa ação civil pública de âmbito nacional que tramita na justiça federal para a reparação dos filhos separados de pais com hanseníase no século XX. Além disso, atuou como consultor geral da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional São Paulo, entre 2019 e 2021.
10h15 – Intervalo
10h45 – Palestra “Reflexão sobre a Ética em pesquisa”. Prof. dr. Harnoldo Colares Coelho
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Residência médica em Infectologia pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Doutorado em Medicina (Clínica Médica) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).
Professor doutor pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e docente da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FACISB). Orientador do Mestrado Profissional de Gestão de Organizações de Saúde da FMRP-USP. Membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), vinculado ao Conselho Nacional de Saúde (CNS).
11h45 – Intervalo (Almoço)
14h – Palestra “Proteção de dados e Inteligência Artificial: Desafios em pesquisas com seres humanos”.
Alessandro Fonseca Bruno de Melo. Administrador, Especialista em Inteligência de Negócios pela SCIP, DPO certificado pela EXIN. Membro dos Comitês Avançados de Governança de Dados e de Segurança da Informação da APDADOS, e consultor especialista em Adequação à LGPD para empresas de saúde, governo e terceiro setor.
Formado em Administração de Empresas pela UFMS, possui certificações internacionais de DPO para Privacidade de Dados e Segurança da Informação pela EXIN e em Inteligência Competitiva pela SCIP, MBAs Executivos em Data Science e Business Analytics, Marketing e Gestão Estratégica.
Possui vasta experiência profissional, tento atuado por mais de 20 anos nas disciplinas de estratégia, inteligência de negócio, governança de dados e compliance em multinacionais como OI, Vivo e Telefônica, além de instituições públicas/terceiro setor como Confederação Nacional da Indústria, CNI, e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Confea.
Foi encarregado de dados e responsável pela implementação da adequação à LGPD e práticas de segurança da informação no Confea, por orientar os conselhos regionais e atualmente atua apoiando empresas e instituições do setor de saúde na jornada de adequação à LGPD e legislações complementares.
15h30 – Encerramento
O Teatro Universitário da FOB-USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, em Bauru (SP).
Luís Victorelli (MTb 21.656)