Fale conoscoFacebookFlickr
\ Universidade de São Paulo - Sites > Universidade de São Paulo == > Notícias > USP Bauru promove campanha contra desperdício de alimentos

USP Bauru promove campanha contra desperdício de alimentos

Os resultados obtidos servirão de subsídios para o aperfeiçoamento do cardápio alimentar e, por outro lado, poderão ampliar a conscientização para um consumo racional. Foram avaliadas refeições de 392 alunos usuários do restaurante do campus. Na foto (Divulgação), membros do USP Recicla fazem pesagem dos alimentos. 

Com objetivo de conscientizar os alunos usuários do Restaurante Universitário por meio de processo educativo para a redução do desperdício de alimentos, o campus USP de Bauru promoveu a campanha Diga NÃO ao Desperdício!

Organizada pelos programas USP Recicla da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), a campanha também almejou a diminuição do uso de produtos descartáveis e demais recursos disponíveis ao público que se alimenta no local.

Como parte das ações, foram pesadas as sobras das bandejas para quantificação do perfil do descarte. Durante a intervenção, que aconteceu no horário de almoço do dia 07/12, foram analisadas as refeições de 392 alunos. 71% deles devolveram as bandejas limpas, ou seja, sem sobras. As 112 bandejas que apresentaram sobras somaram 10 Kg, representando um desperdício de alimento deste grupo igual a aproximadamente 90g/aluno.

Aperfeiçoamento do cardápio e consumo racional

Ao final da atividade, a equipe do USP Recicla abordou os alunos para uma conversa sobre a finalidade da ação, a importância da minimização do desperdício e, ainda, o uso do copo sustentável (permanente) nos espaços da Universidade.

Os resultados obtidos foram apresentados à direção da PUSP-B e poderão contribuir para o aperfeiçoamento do cardápio oferecido pelo Restaurante Universitário, melhor identificado ao paladar dos alunos, e, por outro lado, ampliar a conscientização para um consumo racional dos alimentos (colocar no prato apenas a porção que irão comer), entre outros benefícios.

Tais ações integram um processo educativo, contínuo, desenvolvido pelo USP Recicla, programa institucional e permanente da Universidade de São Paulo, consoantes às propostas da Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável.

Mundo sustentável

Por ano, segundo a ONU, aproximadamente um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo não é consumido pela população, sendo perdido em alguma etapa da cadeia de produção ou desperdiçado no elo final, em restaurantes e residências.

A cadeia de produção e distribuição de alimentos necessita de água, terra, adubos minerais, pesticidas, energia elétrica e combustíveis fósseis. O alimento que vai para o lixo enterra junto com ele todos esses recursos que foram consumidos durante o seu processo de produção e causa impactos ambientais na atmosfera e na biodiversidade.

Para a comissão organizadora da campanha Diga NÃO ao Desperdício!, “conscientizar o aluno da importância de não deixar sobras de alimentos para serem jogadas no lixo e o uso de copos permanentes em detrimento aos descartáveis, são  maneiras de contribuir para a minimização de resíduos, de conservação do meio ambiente e de melhoria da qualidade de vida, mostrando, ainda,  que ele, o aluno, pode ajudar para que a USP seja um exemplo de consumo responsável e de destinação adequada dos resíduos em busca de uma sociedade mais sustentável”.

Luís Victorelli (MTb 21.656)