\ Universidade de São Paulo - Sites > Faculdade de Odontologia de Bauru == > Notícias > Reitor da USP inaugura mostra imersiva de museus em Bauru, espaços de inclusão no campus e recebe homenagem legislativa pelos 90 anos da USP

Reitor é recebido pelos dirigentes das Unidades do Campus USP de Bauru

O reitor da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Gilberto Carlotti Junior, esteve em Bauru nos dias 19 e 20 de junho, em companhia do pró-reitor adjunto de Cultura e Extensão Universitária, Hussam El Dine Zaher, entre outras autoridades da Instituição, para participar de inaugurações, homenagem na Câmara Municipal e reunião com dirigentes.

Na USP de Bauru, o reitor foi recebido pela prefeita do campus, Karin Hermana Neppelenbroek; pela diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), Marília Afonso Rabelo Buzalaf, e pelo diretor da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBru) e superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), José Sebastião dos Santos.

No dia 19/06, pela manhã, participou, em ato solene realizado na Congregação da FOB, das inaugurações dos Centros de Vivência do Programa Pertencer: Área central do campus, Pós-graduação da FOB e Tutoria da FMBru; Passarela e área externa do CECs, área externa da Biblioteca da FOB e área externa do Complexo Esportivo da PUSP-B e de obras e serviços do campus em área externa da Pós-graduação da FOB e Tutoria da FMBru.

No início da tarde, inaugurou, na Galeria Municipal Angelina Waldemarin Messenberg do Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva/Teatro Municipal de Bauru, a Exposição Itinerante “USP 90 anos: uma jornada imersiva pelos nossos Museus”.

A mostra, que reúne acervos dos museus da USP -Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu de Zoologia (MZ) e o Museu Paulista (MP), que inclui o Museu do Ipiranga-, ficará aberta ao público, com visitação gratuita, até o dia 13 de julho.

No final da tarde, no plenário da Câmara Municipal de Bauru, aconteceu a solenidade de entrega da Moção de Aplauso concedida pela Casa Legislativa bauruense em homenagem aos 90 anos da USP, entregue ao reitor da Universidade, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e aos 62 anos da FOB, entregue à diretora da FOB, Marília Afonso Rabelo Buzalaf.

No dia 20 de junho, o reitor concluiu sua visita oficial ao campus USP de Bauru, participando do Workshop de Gestão sobre “Missão, Visão, Valores, Objetivos e Metas para as Pró-Reitorias e para a Gestão da USP”, ocorrido no Bloco Didático 3 do campus.

Durante sua visita ao campus de Bauru, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Jr, concedeu entrevista ao portal “Bauru.USP” e falou, com exclusividade, sobre alguns dos pontos essenciais da sua gestão.

Políticas de inclusão

“O objetivo da Universidade é sempre excelência. Então, tudo que nós estamos fazendo visa excelência em todas as atividades-fim. E dentro dessa excelência, nós precisamos qualificar também a inclusão.

Quer dizer, nós não podemos ter somente um grupo da população participando da Universidade. Nós precisamos que toda a sociedade participe da USP, por isso esse esforço de participação.

Vai melhorar a qualidade da Instituição quando você tem diferentes visões, diferentes personalidades, diferentes grupos, frequentando a Universidade e fazendo parte dessa Universidade, ajudando a resolver os problemas da sociedade”.

Aproximação com a sociedade

“Nós temos uma estrutura muito rica cultural dentro da USP. Ela não pode ficar restrita a algumas poucas pessoas ou somente ao campus de São Paulo. Então, nós estamos trazendo os museus (exposição “USP 90 anos: uma jornada imersiva pelos nossos museus”) de uma forma virtual para todos os nossos campi.

É uma exposição bastante interessante, bonita. Eu recomendo que todos participem e também se sintam estimulados a frequentar os museus fisicamente em São Paulo. Eu acho que são iniciativas que aproximam, como você disse, aproximam a USP da população, que é o objetivo final da Universidade, que só tem sentido se nós melhorarmos a qualidade de vida das pessoas”.

Qualidade na formação

A criação da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBru) foi um evento extremamente importante, não só para o campus de Bauru, mas para a cidade de Bauru. Nós tínhamos o curso de Medicina ligado à FOB, a Faculdade de Odontologia de Bauru, mas isso foi o início do curso, depois você precisa dar maior sustentabilidade para o projeto e dar maior liberdade, tanto para a Medicina, para a Odontologia e para a Fonoaudiologia.

Atrelado à Faculdade, nós temos o Hospital das Clínicas, que certamente será um dos maiores hospitais do Estado nos próximos anos. Eu acho que é vocação da USP, quando ela cria uma faculdade de Medicina, também ter um serviço de saúde ligado à sua faculdade, que é de extrema importância. Isso acontece em São Paulo, acontece em Ribeirão Preto e também vai acontecer aqui em Bauru.

E aí nós esperamos ter cursos de qualidade, alunos formados de qualidade, que nós já vimos na primeira turma. Muitos alunos entraram nos melhores programas de Residência do país e é isso que nós queremos. Aquilo que eu falei no começo, nós queremos excelência dentro da Universidade de São Paulo e em todas as suas áreas de atuação”.

Luís Victorelli (MTb 21.656)
Foto: Rubens Kazuo Kato