\ Universidade de São Paulo - Sites > Faculdade de Odontologia de Bauru == > Destaques > FMBRU utiliza método de avaliação de habilidades clínicas nos estudantes

FMBRU utiliza método de avaliação de habilidades clínicas nos estudantes

OSCE é a sigla em inglês para um Exame Clínico Objetivo e Estruturado sendo um método de avaliação das competências, habilidades clínicas e atitudes adquiridas pelos alunos de medicina durante o processo de aprendizagem.

Segundo Marcos Marton, professor doutor da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) da Universidade de São Paulo (USP), o exame surgiu na década de 70 e hoje é adotado por muitas escolas médicas, não sendo obrigatório, mas é um bom modelo de avalição prática.

O professor Marton informa que a FMBRU-USP já adotou este modelo de avaliação, e junto com a professora doutora da FMBRU, Agnes Cruvinel organizou a avaliação e estão aplicando nos alunos da recém-criada Faculdade.

A ferramenta objetiva avaliar o estudante durante o atendimento médico ao paciente. Para isso são criados cenários de prática nas diversas áreas da medicina, onde o aluno deve realizar um atendimento simulado.

Na FMBRU todos os alunos do primeiro ao sexto ano do curso passam semestralmente por esta avaliação, sendo que do primeiro ao quarto ano são utilizados quatro cenários, e os alunos do quinto e sexto ano são submetidos a seis cenários.

Nos dias 3, 4 e 5 de julho, das 7h30 às 11h30, no Centro de Educação e Capacitação em Saúde (CECS) da USP os alunos da FMBRU foram avaliados neste exame OSCE.

Avaliar a aquisição de habilidades e competências clínicas em ambiente controlado, podendo orientar os alunos sobre fragilidades e estratégias de melhora é a importância deste método, na opinião do professor Marcos Marton.

Jornalista responsável: Marianne Ramalho (MTb. 15.744)

Foto: Parte dos integrantes que organizam e desenvolvem o OSCE (professores, preceptores, funcionários técnicos, atores e residentes)

Crédito da foto: Divulgação