Fale conoscoFacebookFlickr
\ Universidade de São Paulo - Sites > Faculdade de Odontologia de Bauru == > Notícias > Mapeamento bibliométrico aponta USP como líder mundial em publicações na área de Disfunção Temporomandibular (DTM)

Mapeamento bibliométrico aponta USP como líder mundial em publicações na área de Disfunção Temporomandibular (DTM)

Os estudos foram realizados por cinco grupos internacionais de pesquisadores na área, sendo o professor Paulo César Rodrigues Conti, do Departamento de Prótese da FOB-USP, citado como centralizador do grupo de pesquisa na USP, a mais produtiva.

O periódico científico internacional Journal of Oral Rehabilitation, revista de alto impacto na área (impact factor 2.304), publicou em sua edição de maio/2021, análise bibliométrica sobre publicações mundiais na área de Disfunção Temporomandibular (DTM) nos últimos 10 anos, de 2010 a 2019. A finalidade do levantamento foi de detectar quais universidades, países e grupos de pesquisa mais publicaram e foram citadas no período.

Os resultados apresentaram a Universidade de São Paulo como a instituição que mais publicou artigos, num total de 179 pesquisas na área, correspondente a 5,7% de todos os artigos na década. Em seguida, as Universidades de Aarhus (Dinamarca), Amsterdam, Vrije Amsterdam (Holanda) e Malmo (Suécia) foram as mais produtivas.

Os estudos foram realizados por cinco grupos internacionais de pesquisadores na área, sendo o professor Paulo César Rodrigues Conti, do Departamento de Prótese da FOB-USP, citado como centralizador do grupo de pesquisa na USP, a mais produtiva. Outros pesquisadores que centralizaram as atividades em suas universidades foram Peter Svensson (Universidade de Aarhus, Dinamarca), Ricahrd Orbach (Universidade de Bufallo, EUA) , Frank  Lobbezzo (Universidade de Amsterdam, Holanda) e Mike John (Universidade de Minnesota, EUA).

Como estratégia de busca, foram utilizadas palavras-chave relacionadas à área em publicações na língua inglesa, sendo coletadas informações sobre o país da publicação, a instituição, os autores e as palavras-chave. Os métodos bibliométricos VOSviewer1.6.13 e CiteSpace 5.6.R2 foram usados nessa tarefa. Ainda foram determinados os assuntos mais estudados no período, os artigos mais citados e as colaborações entre os principais grupos.

Para o professor Conti, a inserção da USP como a mais produtiva é motivo de honra para todos os envolvidos nos grupos de pesquisa. “As DTM afetam de maneira significativa uma considerável parcela da população mundial, impactando a qualidade de vida e gerando ansiedade e depressão, entre outros. Assim, isso nos coloca em destaque numa área ainda pouco explorada, abrindo uma perspectiva muito grande para a expansão de nossas pesquisas para oferecermos cada vez mais diagnósticos mais corretos e terapias mais eficazes”.

As DTM estudam as dores e disfunções da Articulação Temporomandibular (ATM) e dos músculos da mastigação. Dores na face, cabeça, estalos e travamentos são alguns dos sintomas desses problemas.

O artigo

Título: Mapeamento das tendências de pesquisa de Disfunções Temporomandibulares de 2010 a 2019: uma análise bibliométrica

Publicação: Journal of Oral Rehabilitation – Edição Maio de 2021

Resumo

História: Devido a várias manifestações clínicas e evoluções complicadas, Distúrbios Temporomandibulares (DTM) são difíceis de tratar. O conhecimento atual sobre esta doença permanece insuficiente para um tratamento preciso após o diagnóstico.

Objetivos: O objetivo deste estudo é obter e mapear as tendências da literatura geral e palavras-chave mais citadas em pesquisas sobre DTM.

Métodos: Muitos indicadores, incluindo número anual de publicações, distribuição por país, cooperações globais, contribuições de autores, periódicos originais, referências citadas e palavras-chave foram calculados e avaliados usando VOSviewer v.1.6.13, que visualizou muitos resultados do banco de dados WoSCC.

Resultados: Um total de 3.121 artigos sobre pesquisa de DTM foram recuperados de 2010 a 2019. Os Estados Unidos produziram a maioria dos artigos publicados, mas a instituição mais produtiva foi a Universidade de São Paulo (Brasil). Pesquisadores e instituições que conduzem pesquisas de DTM mostraram uma conexão muito ampla e próxima. As DTM foram estudadas em todo o mundo por muitos centros de pesquisa. Professor Svensson P. foi o pesquisador mais publicado na pesquisa de DTM e o Journal of Oral Rehabilitation publicou a maioria dos artigos de pesquisa em DTM. As referências mais citadas principalmente envolviam critérios diagnósticos de DTM. As palavras-chave mais citadas formaram grupos: (a) Fator anatômico de DTM, (b) Sintomas de DTM e (c) RDC / TMD, os fatores de risco, fatores biopsicossociais e epidemiologia das DTM.

Conclusões: Os resultados da pesquisa fornecem dados muito valiosos para um entendimento completo da situação de pesquisa de DTM e demonstrou importante cooperação internacional.