Prática Profissionalizante em Prótese Dentária – 2023

PROCESSO SELETIVO – 2023
PRÁTICA PROFISSIONALIZANTE EM PRÓTESE DENTÁRIA

O Departamento de Prótese e Periodontia, da Faculdade de Odontologia de Bauru-USP torna pública a abertura do processo seletivo para o Curso de Extensão de Prática Profissionalizante em PRÓTESE DENTÁRIA, a ser oferecido semanalmente, no período de 27/03/23 a 27/12/23, com um total de 240 horas de atividades teórico-práticas.

1- DOS REQUISITOS

O candidato deverá ser graduado em Odontologia.

2- PERÍODO DO CURSO

De 27/03/23 a 27/12/23, todas as semanas.

3- NÚMERO DE VAGAS

Máximo: 04 (quatro) e Mínimo: 01 (um)

4- DAS INSCRIÇÕES

Inscrição online pelo site https://uspdigital.usp.br/apolo, das 08h de 20/02/23 às 17h de 13/03/23.

O candidato deverá seguir rigorosamente as instruções contidas no sistema de inscrição e fazer o upload da seguinte documentação:

a) Currículo Lattes (não precisa ser documentado);
b) Histórico Escolar;
c) Diploma de Graduação em Odontologia (frente e verso) ou, na sua ausência, atestado/declaração de conclusão do curso da Instituição de Ensino Superior;
d) Foto 3×4;
e) Registro no Conselho Regional da Profissão – CRO (temporário, permanente ou inscrição);
f) RG e CPF;

Candidato estrangeiro:

a) Currículo Lattes (não precisa ser documentado);
b) Histórico Escolar;
d) Foto 3×4;
f) CPF (caso tenha);
g) Colocar em um único arquivo: RNE ou Protocolo do RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) ou RNM ou Protocolo do RNM (Registro Nacional Migratório) com validade na data da matrícula E Passaporte: páginas do visto de estudante (temporário) e da folha da identificação com foto.

A confirmação da inscrição será efetuada após a inscrição online e o upload dos documentos. O Sistema Apolo enviará um e-mail de aprovação da inscrição para o endereço eletrônico cadastrado.

5- DA SELEÇÃO

A seleção será realizada por meio de avaliação escrita em 17/03/23, das 08h30min às 10h30min, no Departamento de Prótese, e por meio de análise do Currículo.

No dia da seleção o candidato deverá trazer histórico e currículo lattes impressos para avaliação.

Serão aprovados os candidatos que obtiverem média final igual ou superior a 07(sete) nas avaliações escrita e curricular.

O resultado será afixado em mural no Departamento de Prótese em 21/03/23, a partir das 16h00.

6- DA MATRÍCULA

O candidato aprovado deverá realizar a matrícula no período de 22 a 24/03/23, das 08h às 12h e das 14h às 18h, na secretaria da Disciplina de Periodontia (Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, n° 9-75, Vila Universitária – CEP: 17012-901, Bauru/SP).

7- DO PROGRAMA

Plantão clínico;

Frequência nas disciplinas teóricas da graduação: Disfunção Temporomandibular, Prótese Parcial Fixa, Prótese Parcial Removível e Prótese Total.

8- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

A carga horária semanal será definida pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Pedro César Garcia de Oliviera.

A carga horária total do curso é de 240 horas e a carga horária mínima para aprovação é de 204 horas. O aluno será cadastrado no Sistema Apolo USP e deverá ter, no mínimo, 85% de frequência nas atividades para obter o certificado.

A Prática Profissionalizante em Prótese Dentária é um curso gratuito, com emissão de certificado pela FOB/USP e com duração de 09 meses. As atividades são desenvolvidas semanalmente, de segunda a sexta-feira, sem remuneração.

Os alunos estarão subordinados à Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da FOB/USP e ao coordenador do curso.

9- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Turano JC, Turano LM. 7.ed. Fundamentos de Prótese Total. Livraria Editora Santos, 2004.
  2. Telles D, Hollweg H, Castellucci L. Prótese total: convencional e sobre implantes. Livraria Editora Santos; 2009.
  3. Zarb GA; Bolender Cl. Tratamento protético para os pacientes edêntulos: próteses totais convencionais e implantossuportadas. Livraria Editora Santos, 12ª ed., 2006.
  4. PEGORARO, L.F. et al. Prótese Fixa. Artes Médicas, São Paulo, 2013.
  5. WISKOTT, H.W.A. Fixed Prosthodontics: Principles and Clinics, Quintessence International, Chicago 2011.
  6. FRADEANI M. Esthetic rehabilitation in fixed prosthodontics. Volume 1 – Esthetic Analysis: A systematic approach to prosthetic treatment. Quintessence International, Chicago 2004.
  7. FRADEANI M., BARDUCCI G. Esthetic rehabilitation in fixed prosthodontics. Volume 2: A systematic approach to esthetic, biologic, and functional integration. Quintessence International, Chicago 2008.
  8. FERENCZ J.L. et al. High-Strength Ceramics: Interdisciplinary Perspectives. Quintessence International, Chicago, 2014.
  9. KELLY, J.R. Ceramics in Dentistry: Principles and Practice. Quintessence International, Chicago, 2014
  10. HÄMMERLE C et al. Dental Ceramics: Essential aspects for clinical practice. Quintessence International, Chicago, 2008.
  11. SHILLINGBURG JR., H.T. & KESSLER, J.C. Restoration of endodontically treated tooth. Quintessence Publishing Co., 1982
  12. SHILLINGBURG JR., H.T. et al Fundamentals of Fixed Prosthodontics. Quintessence International, Chicago, 2012.
  13. SHILLINGBURG JR., H.T. et al Fundamentos dos preparos dentários para restaurações metálicas e de porcelana. Quintessence Editora, 1988.
  14. CARR A.B., BROWN D.T. McCracken Prótese Parcial Removível. 12a. ed. Elsevier Brasil.
  15. De FIORE S.R., De FIORE M.A., De FIORE A.P. Atlas de Prótese Parcial Removível – Princípios Biomecânicos e Bioprotéticos e de Oclusão. 1a Ed. Santos, 2010.
  16. BONACHELA, W; TELLES, D. Planejamento e Reabilitação oral com Prótese Removível. São Paulo: Editora Santos; 1998.
  17. ASCKAR EM, BONFANTE G, VIEIRA LF, FREITAS R, BONACHELA, W. Noções básicas de prótese parcial removível. Apostila do departamento de prótese – FOB/USP, 1995.

– OKESON, J.P. Fundamentos de Oclusão e Desordens Temporomandibulares. Ed. Artes Médicas, 2a ed.