Fale conoscoFacebookFlickr
\ Univ… > Univ… == > Notí… > “Jul…

“Julho Laranja” discute importância dos cuidados ortodônticos

Neste mês acontece a campanha “Julho Laranja”, que tem a finalidade de sensibilizar e informar a sociedade sobre a importância dos cuidados ortodônticos precoces e a prevenção de problemas de oclusão dentária (posição dos dentes e dos maxilares).

No campus da USP de Bauru, durante o mês, a Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e a Divisão de Odontologia do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) promovem atividades educativas e de conscientização, e as equipes estão usando fitas de cor laranja nos aventais.

No país a campanha tem apoio do grupo Ortodontia Brasil e de conselhos de classe da área de odontologia.

De acordo com a professora Daniela Garib, da Disciplina de Ortodontia da FOB-USP e do Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP, “esta é uma campanha social para divulgar que a fase mais oportuna para a primeira avaliação ortodôntica inicia-se a partir dos seis anos de idade”.

“Algumas más oclusões apresentam elevada complexidade terapêutica e instabilidade quando se perde a janela de oportunidade para tratamento na dentição mista. Muitas famílias e profissionais acreditam que uma criança deve iniciar terapia ortodôntica somente quando todos os dentes de leite esfoliam, o que nem sempre é adequado”, salienta a professora.

Ainda segundo Daniela Garib, “no HRAC-Centrinho, o tratamento ortodôntico é iniciado na criança por volta dos oito ou nove anos, e não apenas aos 12 anos. Afinal, a prevenção é o mais alto nível de bem-estar que o ser humano pode experimentar na área da saúde”.

(Texto: Jornalista Tiago Rodella, Assessor de Imprensa do HRAC-USP)