PROGRAMA DE PRÁTICA PROFISSIONALIZANTE – ATENÇÃO INTERDISCIPLINAR AO INDIVÍDUO SISTEMICAMENTE COMPROMETIDO

Período de realização do curso: 16/08/2024 a 13/12/2024

Período de inscrições (Sistema Apolo): 24/6/2024 a 14/7/2024 (apenas online – orientações abaixo)

Número de vagas: 13 (treze), sendo:

8 (oito) vagas para Cirurgiões-dentistas;

2 (duas) vagas para Fonoaudiólogos(as);

1 (uma) vaga para Fisioterapeuta;

1 (uma) vaga para Nutricionista;

1 (uma) vaga para Psicólogo(a)

Carga horária total: 68 horas

Frequência: 1x/semana –  todas às sextas-feiras (exceto feriados e recessos) – 08:00 às 12:00 (Presencial)

IMPORTANTE: O CERTIFICADO SERÁ EMITIDO AOS ALUNOS QUE TIVEREM PELO MENOS 85% DE FREQUÊNCIA NO CURSO

INSCRIÇÕES:  Apenas Online: 24/6/2024 a 14/7/2024

Procedimento de Inscrição:

Acessar o link https://uspdigital.usp.br/apolo, preencher a ficha de inscrição e fazer upload de TODOS os documentos exigidos (OBRIGATÓRIOS):

***A falta de UPLOAD de QUALQUER documento, dos exigidos abaixo, acarretará a invalidação da inscrição***

O candidato deverá seguir rigorosamente as instruções contidas no sistema (é importante ressaltar que nenhum campo deve ficar sem o anexo do documento):

Candidatos Brasileiros:
a) Currículo Lattes (não precisa ser documentado);
b) Histórico Escolar (Graduação);
c) Diploma de Graduação (frente e verso) ou, na sua ausência, atestado/declaração de conclusão do curso da Instituição de Ensino Superior;
d) Registro no Conselho da Profissão – (em caso de registro temporário, a validade do mesmo deve estar compreendida dentro do período de realização do curso. Caso ainda não tenha o Registro, o candidato deverá anexar o protocolo de solicitação emitido pelo Conselho)
e) RG e CPF;

Candidatos Estrangeiros:
a) Currículo Lattes (não precisa ser documentado);
b) Histórico Escolar (Graduação);
d) Registro no Conselho Regional da Profissão (Brasil) – (Se for registro temporário, anexar a Cópia do Registro temporário COM VALIDADE DENTRO DO PERÍODO DE REALIZAÇAO DO CURSO);
e) CPF;
f) No documento de identificação, favor ANEXAR ARQUÍVO ÚNICO COM:
1- RNE ou Protocolo do RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) ou RNM ou Protocolo do RNM (Registro Nacional Migratório) com validade dentro do período do curso;
2- Passaporte: contendo páginas do visto de estudante (temporário ou Mercosul) e da folha da identificação com foto.

A confirmação da inscrição será efetuada após a inscrição online e o upload dos documentos. O Sistema Apolo enviará um e-mail de aprovação da inscrição para o endereço eletrônico cadastrado (é importante informar o e-mail corretamente).

ATENÇÃO: A INSCRIÇÃO SOMENTE SERÁ EFETIVADA APÓS CONFERÊNCIA DE TODA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA.

SELEÇÃO:

Prova Escrita, Entrevista e Avaliação do Currículo Lattes e Histórico Escolar:

• 12/08/2024, segunda-feira, às 14h30min, no Centro de Pesquisas Clínicas – CPC – FOB

Obs: No dia da seleção o candidato deverá trazer histórico e currículo lattes impressos para avaliação.

O resultado preliminar e convocação para matrícula será divulgado aos inscritos através do e-mail informado na inscrição.

MATRÍCULA DOS APROVADOS: 14/8/2024 (através de e-mail)

=>**ESTRANGEIROS**: Em caso de aprovação na seleção, para a efetivação da matrícula, o aluno deverá assinar Termo de Compromisso, na Secretaria do Departamento, atestando estar inscrito em um único curso de Pós-Graduação latu sensu (Modelo CCEx).

Informações: Secretaria do Departamento de Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia

Contato: Luciana    Telefone (14)3235-8258    E-mail: luciana@fob.usp.br

Bibliografia:

1. Tomasi, AF. Diagnóstico em Patologia bucal. 3ªed. São Paulo: Pancast Editorial, 2014.
  2. Greenberg, MS; Glick, M. Medicina Oral de Burket – Diagnóstico e Tratamento. Edição: 10ª / 2008.
  3. Santos, PSS; Soares Jr., LAV. Medicina Bucal – A Prática Na Odontologia Hospitalar – Editora Santos (Grupo GEN) – 2ª edição/2022.
  4. James W. Little… [et al.]. Manejo odontológico do paciente clinicamente comprometido sistemicamente – Rio de Janeiro: Elsevier, 7ª edição/2008.
  5. Regezi, Sciubba, Jordan. Patologia Oral – correlações clínicopatológicas –, Elsevier, 7ª edição/2017
  6. Marega, Gonçalves, Romagnolo. Odontologia Especial, 1[Ed. Editora Quintessence, 2018.
  7. Nuñez, Garcez, Ribeiro. Aplicações Clínicas do Laser na Odontologia, 1ª Ed. Editora Manole, 2021.
  8. Santos PSS, Mello WR, Coracin FL, Baldan RCF. Odontologia em transplante de órgãos e tecidos. 1ª ed. Editora CRV, 2018.
  9. Picciani BLS, Santos PSS, Soares Jr. LAV, Santos BM. Diretrizes para atendimento odontológico de pacientes sistemicamente comprometidos. 2ª ed. Editora Quintessence, 2023.
  10. Veit MT. Transdiciplinaridade em Oncologia: Caminhos para um atendimento integrado, 1ª Ed., Editora Abrale, 2009.
  11. SILVA, T. D. ; FOGER, D. ; SANTOS, P. S. S. . Despersonalização do paciente oncológico hospitalizado: uma revisão integrativa. PSICOLOGIA, SAÚDE & DOENÇAS, v. 20, p. 651-658, 2019.
  12. SILVA, T. D. ; FOGER, D. ; PIZATO, E. C. G. ; SANTOS, P. S. S. . Transmissão do diagnóstico de câncer sob a perspectiva da observação psicológica. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, v. 8, p. 448-450, 2019.
  13. CARVALHO, M. I. ; GATTI, M. ; GUEDES, R. L. V. ; FROES, R. C. F. ; COSTA, D. R. ; VITOR, J. S. ; SANTOS, P. S. S. ; BERRETIN-FELIX, G. . Swallowing, nutritional status, and salivary flow in patients after head and neck cancer treatment, a pilot study. Scientific Reports, v. 11, p. 20233, 2021.