\ Universidade de São Paulo - Sites > Universidade de São Paulo == > Notícias > Pesquisa seleciona voluntários com disfunção no sistema mastigatório

Pesquisa seleciona voluntários com disfunção no sistema mastigatório

A FOB-USP, por intermédio do Bauru Orofacial Pain Group, convida pessoas voluntárias, entre 18 e 50 anos, que possuam hipermobilidade da articulação temporomandibular (ATM) e/ou disfunção temporomandibular (DTM) para participar de um estudo científico.

Uma pré-triagem será realizada com o preenchimento de um formulário disponível no link:

Em seguida, os pesquisadores entrarão em contato, pelo aplicativo WhatsApp, com os indivíduos que se encaixam nos critérios para agendamento da primeira consulta.

Os voluntários com dor selecionados serão acompanhados no Centro de Pesquisa Clínica (CPC) da FOB-USP. Os que tiverem dor, mas não forem incluídos na pesquisa, serão encaminhados para um centro de referência para tratamento.

Esta pesquisa, intitulada “Influência da hipermobilidade articular da ATM e seu controle nos parâmetros clínicos, somatossensoriais e psicossociais relacionados à disfunção do sistema mastigatório: um estudo clínico randomizado controlado”, conta com a orientação acadêmica do professor Paulo César Rodrigues Conti, do Departamento de Prótese e Periodontia da FOB.

O objetivo é avaliar a influência da hipermobilidade articular da ATM nos parâmetros clínicos, somatossensoriais e psicossociais relacionados à disfunção do sistema mastigatório, além do impacto da prática de exercícios mandibulares de fortalecimento nos parâmetros clínicos, psicossociais e de modulação da dor.

O estudo clínico envolverá 90 participantes que serão avaliados inicialmente e posteriormente após 1 e 3 meses.

Mais informações podem ser obtidas com a pesquisadora responsável Samilla Braga no e-mail samillabraga@usp.br ou no telefone (WhatsApp) (88) 99976-7752.

Jornalista Luís Victorelli (MTb. 21.656)