Revista científica “JAOS” sobe em ranking e passa a ocupar 35ª posição mundial
O periódico científico Journal of Applied Oral Science (JAOS) apresentou novo alcance significativo no fator de impacto, que saltou de 2,698 para 3,144, de acordo com a base de dados Journal Citation Reports (JCR), Science Edition, de 2021. Com isso, passa a ocupar a 35ª posição entre os 92 periódicos indexados na área da Odontologia, categoria de Cirurgia Oral e Medicina, permanecendo no segundo quartil dos periódicos da área.
Em relação à base de dados Scopus da Elsevier, a métrica CiteScore (CS) também apresentou aumento de seu índice, passando de 3,5 para 4,8, estando o JAOS classificado na 18ª posição entre os 109 da Odontologia indexados na base.
A editora-chefe da revista, professora Karin Neppelenbroek, informa que desde sua indexação, o periódico vem apresentando continuidade ou estabilidade de suas métricas, sobretudo no último triênio, no qual demonstrou significativo destaque e expressão mundial. “A publicação é vinculada à Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, (FOB-USP), que sempre contou com forte comprometimento institucional da Diretoria e com o profissionalismo de sua equipe técnica”.
Ciência Aberta
Neppelenbroek destaca que os editores associados têm exercido forte papel na renovação e atualização para atender e fortalecer os princípios propostos pela Ciência Aberta. “O apoio financeiro recebido do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem sido fundamental para os suportes digitais e técnicos do periódico”.
Nos últimos anos, além dos enfrentamentos impostos pela pandemia, “os desafios para implementação de constantes e novos direcionamentos na proposta da Ciência Aberta têm resultado notoriamente em maior disseminação, visibilidade e interesse de colaboradores e de leitores”, acrescenta a professora Linda Wang, co-editora-chefe da publicação.
“Certamente estamos passando por uma importante fase de consolidação internacional. Novos desafios continuarão, o que nos exigirá a continuidade de adequações e comprometimento”. Wang também adianta que, em breve, a atualização das normas do periódico ampliará as ferramentas e possibilidades.
“Na certeza de que podemos avançar neste espírito construtivo, agradecemos a toda a comunidade seja como editores, autores ou revisores. Agradecer as gestões anteriores é certamente necessário para atingirmos o patamar atual”, conclui a editora Karin Neppelenbroek.
Serviço
Leia aqui os artigos do periódico científico JAOS.
Siga JAOS nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/JournalJAOS
Instagram: www.instagram.com/journaljaos
Twitter: www.twitter.com/JournalJAOS