\ Universidade de São Paulo - Sites > Universidade de São Paulo == > Notícias > Seminário Setembro Amarelo acontece na USP

Seminário Setembro Amarelo acontece na USP

No período de 26 a 28 de setembro será realizado no Campus da USP de Bauru, o Seminário – Setembro Amarelo: como acolher as crises e cultivar o cuidado na comunidade universitária?

O evento é uma promoção do Centro Cuidar da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Therapie de Bauru, com apoio do Centro Cultural do campus USP de Bauru e participação do Coletivo Expressão Poética.

O Centro Cuidar da FOB-USP tem como coordenadores a professora doutora Dagma Venturini Marques Abramides e o psiquiatra Rafael Casali Ribeiro.

Segundo os coordenadores, “o Setembro Amarelo é uma campanha voltada à conscientização sobre o suicídio, e por isso, o mês de setembro já se tornou uma época de eventos sobre o tema. O título do nosso evento objetiva para além de um fenômeno individual, enxergamos o suicídio em seu caráter coletivo. Assim, propusemos falas e atividades que deem bases para como a comunidade universitária pode agir diante de uma situação de risco, tentativa, ou consumação de suicídio, e de crises agudas de saúde mental, e forneça novos subsídios reflexivos e afetivos para lidar com essa temática cada vez mais presente. Entendemos que quando uma ideação, tentativa ou consumação de suicídio ocorre em nossa comunidade universitária, isso é também um indicador de que há vidas que não encontrando nela um lugar para seguir existindo, nos move a procurar entender e criar condições para que nossa comunidade seja um lugar acolhedor para todas as pessoas que a compõem”.

A inscrição é gratuita e aberta à participação da comunidade em geral e deve ser feita no formulário abaixo:

Haverá emissão de certificado de participação, e será oferecido um Plantão Psicológico gratuito para participantes do evento, que sentirem necessidade em virtude dos temas abordados, no Instituto Therapie de Bauru, em data e horário a ser divulgado durante o Seminário.

26/setembro (3ª feira) das 18h30 às 21h

“Primeiros cuidados psicológicos e posvenção em suicídio” (Psicóloga Mestra Juliana Bizeto)

“Fatores de risco e proteção de Saúde Mental em estudantes universitários” (Professora Doutora Dagma Venturini Marques Abramides)

Local: Auditório da Biblioteca da FOB-USP