Laboratório de Farmacologia
Normas para utilização do Espectrômetro de Massas
Agência de Fomento: FAPESP (Processo 2017/12725-0) – Equipamento Multi-usuário (EMU)
Coordenadora: Dra. Adriana Maria Calvo
Email: dricalvo@usp.br
Fone: (14) 3226-6105/3235-8276
Departamento de Ciências Biológicas
Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo
Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla 9-75 Bauru/SP
Pesquisador Associado: Prof. Dr. Carlos Ferreira dos Santos (Departamento de Ciências Biológicas – FOB/USP)
Apoio Técnico: Thiago José Dionísio (USP 4305995)
E-mail:thiagoj@usp.br
Fone: (14) 3226-6105
Localização: Laboratório de Farmacologia e Genética
Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo
Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla 9-75 Bauru-SP 17012-901
A Comissão de Usuários é formada independente dos gestores e fará parte da mesma os seguintes professores da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo:
– Prof. Dr. Leonardo R. Bonjardim (número USP 7763985)– Departamento de Ciências Biológicas, Disciplina de Fisiologia.
– Profa. Dra. Ivy K. Trindade-Suedam (número USP 2249363)– Departamento de Ciências Biológicas, Disciplina de Fisiologia.
– Profa. Dra. Lucimara Teixeira das Neves (número USP 1088831)– Departamento de Ciências Biológicas, Disciplina de Genética.
– Prof. Dr. Flávio Augusto Cardoso de Faria (número USP 88944)- Departamento de Ciências Biológicas, Disciplina de Farmacologia.
Serão feitas reuniões semestrais da Comissão de Usuários. Os eventuais usuários nos últimos 12 meses, mesmo que não sejam participantes da proposta inicial, serão convidados para as reuniões. Caberá à Comissão de Usuários: 1) verificar os registros de uso dos equipamentos e fazer sugestões que julgar pertinentes à Comissão Gestora; 2) Fazer a avaliação contínua do estado dos equipamentos e discutir a coerência e precisão dos resultados; e 3) Discutir e apresentar ao à Comissão de Gestão as diretrizes para horários e uso dos equipamentos.
Espectrofotometria de massas
A espectrometria de massa é uma técnica analítica física para detectar e identificar moléculas de interesse por meio da medição da sua massa e da caracterização de sua estrutura química. O princípio físico básico de um espectrômetro de massa consiste em criar íons de compostos orgânicos por um método adequado, separá-los de acordo com a sua taxa de massa/carga (m/z) e, por conseguinte, detectá-los qualitativa e quantitativamente por sua respectiva taxa m/z e abundância.
Equipamento Disponível:
Espectrômetro de massas com interface EletroSray (ESI) modelo LCMS-8040 (Shimadzu), equipado com um analisador quadrupolo e opera na faixa de peso molecular entre 10 a 2000 u.m.a (m/z). Espectrômetro este acoplado a um UPLC (Shimazu), cujo é projetado para separações prévias em colunas a fim de obter a mais alta resolução cromatográfica, sensibilidade e reprodutibilidade.
Normas de Funcionamento
Os equipamentos estão disponíveis para os pesquisadores da FOB-USP, bem como para pesquisadores de outras instituições.
Para formalizar a utilização do aparelho, os usuários deverão preencher o seu cadastro, bem como cadastrar o projeto online e fornecer informações precisas em relação ao andamento do projeto, as quais serão utilizadas pela Comissão de Usuários no planejamento de utilização do equipamento. O usuário também deverá encaminhar o termo de compromisso assinado e digitalizado ao especialista Thiago José Dionísio, por e-mail (thiagoj@usp.br).
O usuário receberá um treinamento específico para o preparo das amostras, que será fornecido individualmente por um especialista em laboratório.
O material de consumo necessário para realizar o preparo das amostras não será fornecido para os pesquisadores, podendo estes entrar em contato com o pessoal técnico para obter informações a respeito do material necessário.
Custos
O custo será de R$100,00 (cem reais) por hora e mais R$50,00 (cinquenta reais) por cada hora adicional.
Protocolos
Contatar o especialista em laboratório Thiago José Dionísio (thiagoj@usp.br / 14 3226-6105).
Material necessário, mas não fornecido
Ponteiras de micropipetas, tubos de microcentrífugas, placas de 96 poços, padrões, acetonitrila ou metanol e coluna para HPLC.
Copyright © 2024 Faculdade de Odontologia de Bauru | Produzido por SCS - Mídias Online