\ Universidade de São Paulo - Sites > Universidade de São Paulo == > Notícias > 36º COB discutiu a Odontologia do século XXI

36º COB discutiu a Odontologia do século XXI

Com o tema “Odontologia do século XXI: Inovação sustentável e bem-estar social” aconteceu presencialmente, de 17 a 20 de maio o “36º Congresso Odontológico de Bauru” (COB).

O 36º COB foi realizado na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), e neste ano homenageou Estevam Augusto Bonfante, professor associado do Departamento de Prótese e Periodontia.

Participaram do evento em torno de 800 congressistas, procedentes de vários estados do Brasil e estrangeiros em especial dos países da América Latina.

Sobre o tema, Bonfante afirma que “a primeira preocupação com o futuro da odontologia é seguir na formação de novos profissionais que mantenham o foco sempre no bem-estar e melhora da qualidade de vida dos pacientes. Atualmente, há uma fonte inesgotável de formação profissional norteada somente na apresentação de novas técnicas, uso de tecnologias e materiais e o paciente nem sempre é o foco deste processo de formação. O congresso tem palestrantes de grande renome e representação mundial para abordar estes tópicos”.

O professor que nomeia o 36º COB, afirma que a sustentabilidade dos tratamentos tem sido alvo de muitas inovações que avançam a cada dia. O desperdício de materiais tem sido contido por novas tecnologias, que incluem a possibilidade de escaneamento intra-oral ao invés da tradicional moldagem na maioria dos casos. A impressão 3D substituindo modelos de gesso até a fabricação de próteses totais (dentaduras), em curtíssimo tempo é tema de palestras durante o 36º COB.

Jornalista Marianne Ramalho (MTb.15.744)