\ Universidade de São Paulo - Sites > Faculdade de Odontologia de Bauru == > Notícias > Aconteceu a colação de grau da primeira turma do Curso de Medicina da FOB-USP

Aconteceu a colação de grau da primeira turma do Curso de Medicina da FOB-USP

No dia 10 de novembro, às 18h, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) foi realizada a sessão solene de colação de grau da primeira turma do Curso de Medicina da FOB-USP.

A solenidade contou com a presença de Marília Afonso Rabelo Buzalaf, diretora da FOB-USP; Aluisio Augusto Cotrim Segurado, pró-reitor de Graduação; Rodrigo do Tocantins Calado de Saloma Rodrigues, pró-reitor de Pós-Graduação; Marcos Gracia Neira, pró-reitor adjunto de Graduação e professor doutor Tales Rubens de Nadai, coordenador do Curso de Medicina, dentre outras autoridades da USP, professores, funcionários, formandos, familiares e convidados.

Carlos Antonio Negrato, professor doutor do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da FOB-USP é o patrono; Rodrigo Cardoso de Oliveira, professor titular do Departamento de Ciências Biológicas da FOB-USP é o paraninfo e Luiz Fernando Ferraz da Silva, professor doutor do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP é o nome desta primeira turma do Curso de Medicina.

A primeira turma do Curso de Medicina da FOB-USP graduou 52 formandos procedentes de diversos estados do Brasil e até do exterior.

BREVE HISTÓRICO

A diretora da FOB-USP, Marília Buzalaf, faz um breve relato da implantação do Curso de Medicina no Campus da USP de Bauru.

“A criação de um curso de Medicina na nossa cidade, com a grife USP, sempre foi um grande anseio da comunidade de Bauru e região e também do nosso campus.

Este anseio começou a se materializar em 4 de julho de 2017, quando o Conselho Universitário aprovou a criação do curso de Medicina no campus de Bauru, que teve sua aula inaugural para uma turma de 60 alunos em fevereiro de 2018, iniciando o seu funcionamento sob a égide da FOB.

O curso foi criado como parte de uma parceria entre a USP e o governo do Estado de São Paulo, envolvendo a implementação do Hospital das Clínicas de Bauru (HC Bauru) como hospital-escola.

Trata-se de um curso com um currículo totalmente alinhado com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para cursos de medicina, estabelecidas em 2014, por meio das quais o processo ensino-aprendizagem está centrado no estudante e em metodologias ativas de ensino, além de contemplar uma inserção precoce dos mesmos nos sistemas públicos de saúde e ter uma abordagem integral da inovação e gestão em saúde.

Foram muitos os desafios enfrentados até a graduação desta primeira turma, incluindo uma pandemia.

Mas, também, foram imensas as conquistas e o aprendizado. Os formandos e formandas não apenas concluíram a grade curricular necessária para a sua graduação, tendo apresentado um ótimo desempenho nos testes de progresso, como também participaram de projetos de pesquisa e extensão, foram coautores de artigos científicos, receberam premiações em congressos científicos e muitos tiveram a oportunidade de fazer estágio em renomados centros no Brasil e no exterior. Estão prontos para exercer a Medicina e ter um impacto significativo na saúde e no bem-estar da nossa sociedade”.

Foto: Formandos da primeira turma de Medicina e o professor Luiz Fernando Ferraz da Silva (Nome de Turma)

Crédito da foto: Divulgação/HC Bauru.