\ Universidade de São Paulo - Sites > Universidade de São Paulo == > Notícias > Diretora da FOB comunica a aprovação da Faculdade de Medicina de Bauru

Diretora da FOB comunica a aprovação da Faculdade de Medicina de Bauru

Por 93 votos favoráveis (eram necessários 80), o Conselho Universitário (CO) aprovou nesta tarde a criação da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU). O curso de Medicina de Bauru, criado em 2017, cuja primeira turma se graduou em novembro do ano passado, passará agora a ser administrado por uma unidade acadêmica própria.

Esta aprovação é muito importante para possibilitar maior autonomia, assegurar uma gestão estruturada voltada para as necessidades integrativas acadêmicas e garantir maior facilidade do ponto de vista de priorização de investimentos, definição de regramento estrutural e operacional efetivo.

Também é fundamental para que o curso de Medicina de Bauru atinja o nível de excelência de suas coirmãs, em Ribeirão Preto e São Paulo, que é o esperado de um curso da Universidade de São Paulo.

Com a criação da nova Unidade, será possível haver uma estrutura administrativa mais flexível, com tomada de decisões e priorização de investimentos mais alinhadas com as particularidades e necessidades do curso.

Em adição, uma Unidade de Ensino nos moldes das coirmãs de São Paulo e Ribeirão Preto, com sua tradição em ensino e pesquisa de excelência, atrairá docentes e profissionais, o que permitirá o seu pleno desenvolvimento acadêmico, científico e assistencial.

Ainda, a gestão acadêmica do Hospital das Clínicas de Bauru (HCB) pela FMBRU será fundamental para assegurar o alinhamento do ensino e pesquisa com as práticas clínicas atualizadas e as necessidades da comunidade.

A FOB cumpriu o seu compromisso com a USP de abrigar e estruturar o curso de Medicina da USP em Bauru.

Tivemos o apoio inestimável de docentes da FM, FMRP, ICB, EERP, dentre outras unidades da USP, além, obviamente, do nosso Reitor e Pró-Reitor de Graduação, da gestão atual e passada, a quem agradecemos imensamente.

Com muito orgulho, graduamos a primeira turma de médicos no final do ano passado, após o curso ter sido reconhecido como excelente pelo Conselho Estadual de Educação.

Em adição, a FOB se compromete a continuar dando suporte administrativo à FMBRU tanto quanto for necessário, já que muitos serviços desta natureza serão compartilhados entre as duas Unidades.

Profa. Dra. Marília Afonso Rabelo Buzalaf

Diretora da FOB-USP

Jornalista responsável Marianne Ramalho (MTb.15.744)